Quarenta por cento (40%) das 27 Grandes Lojas do Brasil – dentre os quais o presidente da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), Irmão José Nazareno N. Lima – estiveram presentes, por meio de seus Grão-Mestres, na Sessão Magna de Posse do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), Irmão Jurandir da Silva Vieira, e do Eminente Grão-Mestre Adjunto, Irmão Haroldo de Moraes, nesta quinta-feira (30.06.11), às 20h00, na Loja Simbólica Filhos de Hiran, em Cuiabá. Presentes ainda o Secretário Geral da CMSB, Irmão Vanderlei Valente, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Irmão José Simioni; o Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Irmão Ivo Cuiabano Scaff, o Grão-Mestre Adjunto do GOB-MT, Irmão Ivo Mathias, e o vice-governador do Estado em exercício, Irmão Francisco Daltro.

A Sessão foi prestigiada por mais de 250 obreiros. Após a cerimônia de posse, o Past Grão-Mestre da GLEMT, Irmão José Carlos de Almeida, agradeceu ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, à sua família, à sua Diretoria e a todo o povo maçônico “que soube apoiar os rumos adotados que alçaram a GLEMT a um patamar mais confortável, valorizando mais e mais a auto-estima dos obreiros”. Ele agradeceu a presença dos Grão-Mestres da Grande Loja de Minas Gerais, Irmão Janir Adir Moreira; de Rondônia, Irmão Juscelino Moraes do Amaral; do Pará, Irmão José Nazareno N. Lima, presidente da CMSB; do Ceará, Irmão Etevaldo Barcelos Fontenele; de Brasília, Irmão Juvenal Batista do Amaral; do Espírito Santo, Irmão Aídes Bertoldo da Silva; de Goiás, Irmão Ruy Rocha de Macedo; do Paraná, Irmão Iraci da Silva Borges; da Bahia, Irmão Itamar Assis Santos; de São Paulo, Irmão Francisco Gomes da Silva; do Grão-Mestre Adjunto de Campo Grande, Irmão Guilherme Francisco Santini; do Grão-Mestre do GOEMT, Irmão José Simioni; do Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Irmão Ivo Cuiabano Scaff; e do Grão-Mestre Adjunto do GOB-MT, Irmão Ivo Mathias. Agradeceu a presença do Secretário Geral da CMSB, Irmão Vanderlei Valente e dos Past Grão-Mestres e Past Grão-Mestres Adjuntos presentes, aos obreiros e a todo o povo maçônico.

O Past Grão-Mestre da GLEMT, Irmão José Carlos de Almeida, agradeceu, em especial, a presença do governador em exercício, Irmão Francisco Daltro, que na oportunidade oficializou a doação de uma área para a construção da sede dos Graus Filosóficos. Fez uma síntese das realizações da Administração José Carlos de Almeida e Marcos José da Silva, “que superam em muito as metas estabelecidas”, e resumiu:

– legalização da área do campus da GLEMT;

– projetos de engenharia da nova sede em fase de aprovação pela prefeitura;

– implantação definitiva do FEAD

– unificação do Ritual das Grandes Lojas do Centro-Oeste;

– implantação do Programa Instrucional (Aprendiz e Companheiro) da GLEMT.

O Irmão José Carlos de Almeida falou das ações sociais, destacando o convênio firmado com a Escola Municipal Onofre de OIiveira, permitindo a criação e manutenção de uma fanfarra e um coral denominado “Coral da GLEMT”. Ele lembrou que no dia 28 de junho teve uma surpresa agradável, quando a GLEMT foi homenageada pelo CONEN-MT, pelas ações de inclusão social desenvolvidas pela Instituição maçônica.

Do ponto de vista financeiro, o Irmão José Carlos de Almeida disse que entrega a administração ao Irmão Jurandir da Silva Vieira com um superávit. Fez um agradecimento especial ao Past Grão-Mestre Adjunto, Irmão Marcos José da Silva, pelo trabalho realizado, bem como a toda a equipe administrativa.

Ao receber o malhete do past Grão-Mestre, o Sereníssimo Grão-Mestre da GLEMT, Irmão Jurandir da Silva Vieira, disse que “é com grande senso de responsabilidade que recebo a incumbência de conduzir a gestão e manutenção dos princípios da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso”. Ele fez um breve histórico da Maçonaria, observando que “como qualquer história, a da Maçonaria tem se caracterizado por etapas e variações, tanto em princípios, quanto em forma, ritual e objetivo. Nunca e em nada houve bases imutáveis – landmarks – que, de século em século, tenham sido recebidos dos nossos a antecessores e assim transmitidos aos nossos sucessores“.

O Sereníssimo Grão-Mestre ratificou o plano de trabalho apresentado no período eleitoral para a Gestão 2011-2014, “que entendemos contemplar todas as áreas da GLEMT, seja no aspecto meramente administrativo formal, seja na essência maçônica”. Ele observou que parte da execução do trabalho está em andamento, “graças ao denodado esforço e à clarividência da Gestão que nos precedeu; à atuação de sua equipe dirigente, da qual tivemos a honra de participar, à dedicação dos colaboradores, que não têm medido esforços, e ao apoio dos Irmãos que não nos tem faltado”.

Ao encerrar a sua fala, o Irmão Jurandir agradeceu, em primeiro lugar, ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, aos seus pais, Alaor Vieira (in memoriam), e Domingas da Silva Vieira, “pela vida terrena, pelos ensinamentos iniciais no caminho da retidão, da fé e da verdade”; à sua esposa Oneida, aos filhos Camila, Carolina e Caio César, “pelo amor e compreensão de minhas ausências, pela força e incentivo; à sua Loja Simbólica Cidade nº 15, a Luz dos Augustos Mistérios, pela crítica, pelo apoio, pela confiança e pelos ensinamentos. “Devo a todos vocês, meus Irmãos, principalmente por estar aqui!”.

Ele fez agradecimentos especiais ao Irmão Irineu Ramazotti, pelo convite gerador da oportunidade de conhecer os mistérios da Arte Real; ao Irmão Paulo Afonso Rosignole, Venerável Mestre que conduziu sua Iniciação; ao Irmão José Carlos de Almeida, Sereníssimo Grão-Mestre, pela confiança e incentivo; ao Irmão Marcos José da Silva, Eminente Grão-Mestre Adjunto, pelos ensinamentos de lealdade justa; ao Irmão Luis Benvenutti; ao governador Silval Barbosa; e a todos os Irmãos que contribuem para a prosperidade da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso.

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.