Brasília, a Versailles do Cerrado, viveu no último dia 20 de agosto dois momentos maçônicos e históricos de relevância transcendental. Pela manhã, uma belíssima comemoração no Senado da República homenageou condignamente o nosso dia. À noite, num evento cultural promovido pela Secretaria de Educação e Cultura do GODF assistiu-se a uma palestra magna no Templo Nobre do GODF, proferida pelo Ir∴ John Stephen Wade, membro da Grande Loja Unida da Inglaterra e Past Master da Loja de Pesquisas Quotuor Coronati de Londres, que encantou a enorme plateia com a palestra intitulada “A Maçonaria Inglesa – Dos Primórdios até a Unificação em 1813”.

Falando em inglês com tradução simultânea e exposição em PowerPoint, o palestrante conseguiu prender a atenção e despertar curiosidades ao resgatar aspectos obscuros da vida e obra de Sir Christopher Wren. A simpatia e o conhecimento maçônico do Ir∴ John Wade atendeu às expectativas de todos os presentes, tanto que no final da sua exposição foi aplaudido de pé. O Ir∴ John, em concorrida vernissage, vendeu mais de 40 livros sobre uma de suas Prestoniam Lectures e conseguiu arregimentar cerca de 20 IIr∴ para se inscreverem como membros correspondentes da Loja Quatuor Coronati de Londres.

Registraram presença cerca de 120 maçons, dentre os quais o VM da Loja de Pesquisa do Grande Oriente do Distrito Federal, o Presidente da Academia Maçônica de Letras do GODF, os VM das Lojas de Pesquisas da Região e VM das Lojas Universitárias, escritores, estudiosos e promotores da cultura maçônica no Distrito Federal e Entorno de Brasília, bem como uma plêiade de irmãos de todas as idades e lojas maçônicas.

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.