A Maçonaria Unida Mato-grossense (Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso e Grande Oriente do Brasil Mato Grosso) reuniu 400 obreiros na 2ª Sessão da Loja Especial Concórdia, Harmonia e Paz, realizada neste dia 19 de agosto, às 20h00, no Templo do GOEMT, em comemoração ao Dia do Maçom.

O tema central foi IGUALDADE, com palestra proferida pelo professor Delarim Martins Gomes, doutor em Teologia e Teosofia. O ponto alto da sessão foi a assinatura de um Protocolo de Intenções propondo a criação do Conselho Maçônico do Estado de Mato Grosso. Houve também o lançamento do 2º selo alusivo ao evento e uma homenagem à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, representada pelo deputado Sergio Ricardo, obreiro da Loja Simbólica Noivo Milênio. A 2ª Sessão foi realizada no Rito Escocês Antigo e Aceito, presidida pelo Irmão José Simioni (Venerável Mestre); 1º Vigilante, Irmão Jurandir da Silva Vieira; 2º Vigilante, Irmão Júlio Tardin; Orador, Irmão Haroldo de Moraes; Porta Estandarte, Irmão Ivo Cuiabano Scaff; Porta Bandeira, Irmão Aluisio Metelo; Mestre de Cerimônias, Irmão Valdir Pereira de Castro; Tesoureiro, Irmão Edson Roberto do Carmo; Chanceler, Irmão Henrique Alves Ferreira Neto; e Secretário, Irmão Leopoldo Pereira dos Santos.

Para o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Irmão José Simioni, “a sessão foi gratificante, onde os três Grão-Mestres, nas suas falas, ratificaram o propósito de trabalharem unidos em torno de uma Maçonaria fraterna, unida e participativa”. Segundo ele, o professor Delarim abordou o tema IGUALDADE com uma profundidade tamanha “que nos convoca a uma reflexão muito grande, partindo do exame da desigualdade para chegar à igualdade; e foi aí que ele nos levou a refletir sobre as desigualdades existentes, desde a nossa família, o nosso trabalho, o conjunto de composição de nosso meio até a sociedade”.

O professor Delarim abordou o tema com uma profundidade tamanha “que nos convoca a uma reflexão muito grande, partindo do exame da desigualdade para chegar à igualdade”

O Irmão José Simioni disse estar extremamente satisfeito, não só pelo êxito da sessão, mas pela riqueza da palestra ministrada com maestria pelo professor Delarim. “A apresentação foi muito boa e de enorme abrangência. Esperamos que cada um dos irmãos tenha absorvido os enunciados pelo palestrante”, assinalou o Grão-Mestre do GOEMT.

O Grão-Mestre da GLEMT, Irmão Jurandir da Silva Vieira, disse que “quis o Grande Arquiteto do Universo que, irmanados nesse Templo, escrevêssemos juntos a segunda página do livro histórico da Concórdia, Harmonia e Paz, idealizado pelas três Potências maçônicas, num gesto de grandeza humana que adorna o aperfeiçoamento a partir da consciência de que podemos mudar nossos costumes e atos em prol da igualdade, da liberdade e da fraternidade”. Ele enfatizou que a 2ª Sessão Conjunta vem reforçar ainda mais os laços de amizade e de trabalho, uma vez que os princípios e fundamentos da Maçonaria são os mesmos. “Diante da grandiosidade do exemplo das três Potências e seus obreiros dado hoje aqui, só me resta convidar todos para a 3ª Sessão da Loja Especial Concórdia, Harmonia e Paz, no dia 18 de agosto de 2012, que será organizada pela Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso”, concluiu.

Na visão do Grão-Mestre do GOB-MT, Irmão Júlio Tardin, o projeto desencadeado pela Loja Especial Concórdia, Harmonia e Paz é um ato de boa vontade, onde os Grão-Mestres demonstram a preocupação com a ideia comum da Ordem, “porque, embora sejamos três Potências distintas, o fruto da Maçonaria é um só: o construtor social, ou seja, o homem livre e de bons costumes em busca do progresso da humanidade. E esse progresso, sem o apoio da sociedade organizada, dificilmente conseguirá alguma coisa. Precisamos ser repetitivos com os nossos familiares, com os vizinhos da nossa casa, da nossa rua, do nosso bairro e assim crescer como um movimento efetivo em prol da sociedade”.

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.