O Sup∴ Cons∴ do Brasil do Gr∴ 33 para o R∴E∴A∴A∴

MEUS CARÍSSIMOS IRMÃOS GRANDES INSPETORES GERAIS

Hoje estamos vivendo um momento ímpar em vossas trajetórias maçônica, pois nesta solenidade de Colação de Grau, ato oficial do nosso Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o R∴E∴A∴A∴, a vos está sendo outorgado o grau mais elevado do nível da maçonaria filosófica de nosso praticado Rito.

Cremos, não como concluintes do curso superior da Maçonaria Filosófica, mas como o início de um colóquio cultural com os atuais e futuros interessados no conhecimento. Vosso compromisso como o nosso é basicamente lutarmos para transformar o ser em humano, concretizado, transformado em realidade; realidade modificada para melhor, para aquilo que deve ser.

Vale a pena refletir, um pouco mais, sobre os juramentos que vocês fizeram. Valeu a pena as preocupações com as data das Elevações de Graus, das Instruções e mesmo o momento das entregas dos trabalhos e, é claro, as Sessões nas Câmaras Filosóficas do Rito.

Todos sabem, que após um dia inteiro de trabalho, é cansativo ficar sentado e prestando atenção nas Sessões e Instruções. Porém tudo isso vos serviu para extrair todos os valores a serem perseguidos em razão do conhecimento, da técnica, da capacidade de discernimento, e assim tornaram-se instruídos nos princípios e práticas maçônicas.
O nosso idealismo e a vontade de mudar o mundo não podem ser apagados pelo descrédito daqueles que riem de nós, simplesmente por sermos honestos e justos.

Somos e devemos ser a diferença no mundo, meus prezados irmãos e amigos!
Mas não se esqueçam que o que aprenderam não deverá ser somente para vós, temos o desígnio de passar o que aprendemos para aqueles que vem buscar a luz, a verdade.

Enquanto se aprende, pode também ensinar, porque a arte de ensinar consiste em começar ensinando primeiro a si mesmo, ou, dito de outro modo, enquanto de uma parte o ser aprende, aplica de outra, esse conhecimento a si mesmo e, ensinando a si mesmo, sabe depois como ensinar aos demais com eficiência.

Aprender é descobrir aquilo que já sabemos. Fazer é demonstrar o que se sabe. Ensinar é lembrar aos outros o que sabem tão bem quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores e professores.

O Irmão Pedro Acceta Erguy, escreve em seu livro intitulado “COGITO” (PENSO) edição 2013
“Somos todos MESTRES! Cada um aprende e ensina. Cada um bem sabe que sabe pouco e quer aprender. Todos, sem exceção, têm algo para ensinar e muito para aprender. Aprender é acrescentar conhecimentos e o conhecimento aperfeiçoa, leva à virtude.”

Cabe agora a vocês alimentar aos que buscam informações e procedimentos da arte real, que podem e querem dominar quanto saber orientar e preservar o desenvolvimento dos irmãos, proporcionando oportunidade de realizar suas próprias escolhas para concretizar projetos pessoais e grupais. Quem procura ter sabedoria disse Salomão, ama a vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade.

Sabemos que as aceleradas mudanças na sociedade, provocadas entre outros fatores, pelo avanço das modernas tecnologias, produzem impactos significativos no conhecimento. O estudo é a essência da sabedoria, devemos sempre encontrar um mínimo de tempo para nos aperfeiçoar, pois não há remédio para o tempo. ELE PASSA.
Com uma frase do Pensador John Piper, termino, robustecendo nossa participação para esses concelhos com o seguinte: “Uma das maiores utilidades do Twitter, Instagram, Facebook, Whatsapp e outros similares, será provar, no último dia, que a falta de conhecimento não era por falta de tempo”.

Parabéns pelo esforço, pelo tempo dedicado aos estudos e pela escolha do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o R∴E∴A∴A∴ como instituição que os acolheram – e continuará vos acolhendo – ao longo de sua vida maçônica!
“Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar”. E, não se esqueçam de onde vieram e saibam sempre para onde vão.

Sobre o Autor

Sob∴ Gr∴ Ministro de Estado do SCB - RIO DE JANEIRO – 07/11/2015.

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.