O mais antigo Departamento Social Feminino registrado no GOB está localizado no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Oriente do Espírito Santo e foi fundado no dia 4/4/1959. Numa memorável solenidade realizada no dia 10 de abril do corrente ano, na ARLS “FRATERNIDADE E LUZ”, no Oriente de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, que contou com a presença do Grão-Mestre Geral do GOB, Irmão MARCOS JOSÉ DA SILVA, e da “fraterna cunhada” sra. LIGIA DE CASTRO SILVA, Presidente Nacional da Fraternidade Feminina “CRUZEIRO DO SUL”, bem como do Grão-Mestre Estadual, Irmão Cecílio Andrade de Oliveira e a Presidente Estadual da Fraternidade Feminina, Elizabeth Mofati A. de Oliveira; o Presidente da PAEL, Irmão Carlos Magno Monteiro Freitas; os representantes do Poder Judiciário e do Legislativo, o Presidente do Tribunal Estadual de Contas, Irmão Alexandre Carvalho Silva, o Vice Presidente do Conselho Estadual da Ordem, Irmão Jamil de Almeida Costa, representando o Grão Mestre Estadual Adjunto, Irmão Aguinaldo Fritoli Vieira, além de um grande número de Irmãos.

Para maior brilhantismo da solenidade, a Loja recepcionou uma Ilustre Comitiva da Grande Loja Maçônica do Espírito Santo, conduzida pelo Past Máster Irmão Sergio Muniz Gianordoli, por designação do Sereníssimo Grão-Mestre Irmão Aídes Bertoldo da Silva.

Numerosas foram as Lojas representadas, e as associadas das “Fraternidades Femininas” a elas vinculadas. A recepção aos participantes esteve a cargo dos sobrinhos Apejotistas e DeMolays , sendo elogiável o seu desempenho.

No ordenamento do cerimonial, presidido pelo Venerável Mestre Varlei Carlos Zonatto, e o Departamento Social Feminino, na pessoa da diligente Presidente, a fraterna Cristiane Xavier Pim, teve destaque a apresentação do programa denominado Mamografia Expresss, com a exposição externa do veículo dotado do equipamento destinado à realização do exame preventivo do Câncer de Mama na mulher carente da área rural, cujo tema esteve a cargo do Irmão Ruy Franklin, membro da GLMEES e Presidente do IGES, coadjuvado pela Enfermeira Chefe, Daisy de Mattos, sendo visivelmente acolhido para meditação e os aplausos dos presentes.

Na sequência, o Venerável Mestre promoveu a entrega da Estrela da Distinção Maçônica, do GOB, aos Irmãos Dario Lumberto Viana, Ézio dos Santos e Jaciel Scherrer, ex-Veneráveis Mestres da Oficina, pelos relevantes serviços prestados à Ordem. Coube ao Grão-Mestre Geral promover a entrega da mais alta condecoração do Grande Oriente do Brasil, representada pela Comenda D. Pedro I, destinada aos Irmãos João Frossard Rocha e Walter Fernandes de Lima, com mais de cinquenta anos de atividades maçônicas na Loja “FRATERNIDADE E LUZ”, tendo nela prestado relevantes serviços à Sublime Ordem.

Na qualidade de convidados especiais, estiveram presentes os professores Carlos Casteglione e David Loss, respectivamente, Prefeito Municipal e o Presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, com o objetivo de homenagear o Grão-Mestre Geral, Irmão Marcos José da Silva, com a entrega da Comenda Newton Braga, sendo na ocasião proferida a leitura do Decreto Municipal que oficializou a concessão da mais alta distinção conferida pela municipalidade a um cidadão que comprovadamente tenha prestado relevantes serviços ao Município, à Pátria e/ou à Humanidade.

As dirigentes máximas da Fraternidade Feminina “Cruzeiro do Sul”, do Departamento Social Feminino “Fraternidade e Luz”, a primeira Presidente eleita, Paula Mello Jacques e o Venerável Mestre Fundador, Alcy Ribeiro da Costa, bem como os diversos oradores que se sucederam, discorreram sobre os fatos históricos da fase inicial e corrente, enaltecendo a iniciativa dos maçons cachoeirenses e de suas devotadas esposas, criando um espaço importante no sentido da oficialização e o desenvolvimento da atuação da mulher na área social, educativa, filantrópica e de fortalecimento do elo familiar nos meios maçônicos, cuja obra desde logo foi assumida como modelo para reprodução junto de centenas de Lojas Maçônicas sediadas no território nacional e, até mesmo, coincidentemente, com o surgimento da “Fraternidade Feminina “Cruzeiro do Sul, no ano de 1967, conforme a inscrição constante da Constituição do Grande Oriente do Brasil, editada naquele ano, sendo posteriormente, regulamentada com o Decreto de número 00083, de 31 de outubro de 1997, firmado pelo Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, o saudoso Irmão e grande amigo da “Fraternidade e Luz”, o Soberano Irmão Francisco Murilo Pinto.

Por fim, o Grão-Mestre Geral convocou as presidentes da “Fraternidade Feminina”, e ao casal remanescente da fundação, a “cunhada Paula e o Irmão Alcy, para receberem em nome de toda a equipe que se foi para o Oriente Eterno, e aos presentes, que tanto tem dado de si para o desenvolvimento da Instituição, conferindo-lhes o Certificado de Reconhecimento do Grande Oriente do Brasil, pela realização de um trabalho altamente empreendedor no seio da Maçonaria brasileira.

Finalizadas as solenidades descritas o Venerável Mestre Varley e a Presidente Cristiane, convidaram as Autoridades Maçônicas e as Associadas do Departamento para deslocarem-se para o andar superior, sede privativa do Departamento Social Feminino, para descerrar solenemente o Certificado de Reconhecimento dos cinquenta e um anos de sua existência, seguido de um lauto banquete oferecido aos convivas.

Autor

Texto: Comendador Ir.’. Alcy Ribeiro da Costa
Fotos: Ir.’. Ramon Barros

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.