Aconteceu em São Paulo, nos dias 25 e 26 de Setembro de 2015

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2015, Autoridades maçônicas de diversas partes do mundo e Irmãos de vários Estados brasileiros participaram da X Conferência Internacional Trianual dos Grandes Priorados Mundiais, realizada no Transamérica Prime Internacional Plaza, na capital paulista. O evento foi promovido pelo Grande Priorado do Brasil das Ordens Unidas Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta. O comando das festividades foi do seu Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre, Wagner Veneziani Costa, CGT.

Entre as Autoridades internacionais e nacionais presentes, destacam-se: Wagner Veneziani Costa, Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre do Grande Priorado do Brasil das Ordens Unidas Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta (GPB) e Grão-Prior e Grão-Mestre Nacional da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa – CBCS; Saulo Ortega Trevisan, M.A.D.E. Grande Senescal do GPB; Fernando Cavalcante Gomes, Grão-Mestre da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil; Emannuel Degand, M.A.D.E. Grande Senescal; Pierre Lucien Brun, Primeiro Grande Condestável, do Grande Priorado de Benin; James Robert Hodge, Grão-Mestre; Pringle Johnstone, Grande Secretário, do Grande Priorado da Escócia; Christian Alain Pajolec, Grão-Mestre; André Armand Gabriel Bassou, Passado e Imediato Grão-Mestre; Bernard Wakim, Grande Marechal, do Grande Priorado da França; Andreas Spyropopulos, Grão-Mestre; Athanasios Lempesis, Grande Prior de Malta, do Grande Priorado da Grécia; Antonio Catanese, Grão-Mestre; Giorgio Ferrario, Grande Secretário, do Grande Priorado da Itália; Carlos Ivan Tantaléan Rojas, Grão-Mestre, do Grande Priorado do Peru; Aduo Luc Kouame, Passado Grão-Prior dos Cavaleiros Templários e Diretor de Cerimônias do Grande Priorado de Togo; Manoel de Oliveira Leite, Passado Grão-Mestre do GPB; Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerín y de Contreras, Fundador e Passado Grão-Mestre do GPB; Douglas Henrique Cetertick, Grão-Prior de Malta do GPB; Sérgio Grosso, Grão-Prior do Templo do GPB e Grão-Prior Nacional do CBCS; Roberto Expedito Casemiro, Grande Prelado do GPB; Adilson Pasqual, Grande Marechal do GPB; Fernando Antonio Borba Henrique, Grande Vice-Chanceler de Relações Interiores do GPB; Thiago de Castro, Conselheiro do Grão-Mestre do GPB; Rogério Pedroso, Conselheiro do Grão-Mestre do GPB.

O encontro teve início no dia 25, com um coquetel de recepção oferecido pelo Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre aos convidados. Na oportunidade, ele deu as boas-vindas a todos os presentes e proferiu um belo discurso, em que expressou sua satisfação em servir à Ordem há vários anos e sua honra por sediar no Brasil um evento de grande magnitude, do qual destacamos:

“Damos graças a Ti, pela Tua grande glória, Senhor, rei dos céus. Ó, Senhor! Pai Todo-Poderoso!
Grandes Oficiais, Preceptores, Grão-Mestres e suas Delegações, todos os representantes dos Grandes Priorados Mundiais, Cavaleiros Templários e demais Irmãos, Sejam muito Bem-Vindos à X Conferência Internacional Trianual dos Grandes Priorados Templários do Mundo!

Que em suas estadas nesta cidade de São Paulo, a locomotiva do Brasil, todos possam se sentir acolhidos e à vontade, como se estivessem em sua própria terra e no aconchego de seus lares. Sintam-se em Família!
Esses dois dias certamente serão muito especiais para todos nós aqui presentes, e ficarão eternizados em nossa memória e em nosso coração, quando estaremos reunidos Fraternalmente em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e pelos Laços da Fraternidade que nos Unem; por um ideal sublime, e quando faremos a entrega da Espada Templária ao Grande Priorado que sediará a XI Conferência Internacional em 2018.

Estamos extremamente felizes e honrados em sediar este encontro em nosso País, que, apesar de todas as dificuldades pelas quais passa, é a Terra da Santa Cruz! A minha terra natal, onde nasci,cresci, constituí família, onde busco o pão de cada dia e onde conheci a maior Fraternidade de todosos tempos: a nossa Sublime Ordem do GPB.

Meus Irmãos, por perseguição, humilhação e até de injúrias, decidimos aceitar o convite e ingressarmos nas Grandes Lojas Brasileiras, a maior Potência e a mais desenvolvida da América Latina. Espero poder contribuir ainda mais para o seu crescimento, desenvolvimento, progresso e reconhecimento no mundo inteiro. Nossa única intenção é tirar a maioria de um poço e colocá-la no oceano.

Estamos com o mesmo grupo de amigos… Apenas os amigos, os melhores que pude encontrar nesta maravilhosa Jornada, que denominamos VIDA! E a Maçonaria faz parte da minha Vida!

Gosto de vestir uma camisa e me dedicar, ou seja, vestir e suar a camisa. Tenham certeza, meus Irmãos, de que é exatamente isso que faremos, sob as Bênçãos e as Luzes do Grande Arquiteto do Universo. (…)

Muito obrigado a todos vocês que hoje compartilham comigo este momento tão especial da minha Vida!”

ESPADA TEMPLÁRIA

No dia 26, ocorreu uma reunião privativa dos
Grão-Mestres dos Grandes Priorados mundiais para tratar de assuntos internacionais de interesses da Ordem. Logo após, ocorreu um dos momentos mais especiais e marcantes da solenidade: a entrega da Espada Templária a Giorgio Ferrario, Grande Secretário do Grande Priorado da Itália, país que seriará a próxima Conferência Internacional, em 2018.
Trata-se de uma peça de grande valor monetário, uma relíquia histórica, e principalmente de muito teor sentimental, pois a cada três anos ela viaja de um país a outro, que a recebe com muita honra até o próximo encontro mundial dos Cavaleiros Templários.

Por todo o seu empenho e dedicação ao trabalho na Ordem, o Grão-Mestre Wagner Veneziani Costa recebeu, nesse dia, uma premiação especial da Delegação da Escócia: a de Grande Representante da Escócia no Grande Priorado do Brasil.

Para encerrar as festividades, houve um jantar de gala, com a presença das Autoridades maçônicas, dos Cavaleiros Templários e demais Irmãos com seus familiares, uma bela confraternização da Família Maçônica. Na oportunidade, os convidados foram recebidos pelo anfitrião, o Grão-Mestre Wagner Veneziani Costa, e sua simpática mulher Sonia Veneziani Costa.

Durante o jantar, foram feitos vários brindes às Autoridades e um brinde em especial a todas as mulheres presentes, por se tratar de uma figura muito especial para os maçons!

LAÇOS DE AMIZADE

Por terem se fortalecido verdadeiros Laços de Amizade e Fraternidade nesses dois dias, no domingo, dia 27, diversas Autoridades internacionais e nacionais da Ordem que permaneceram em São Paulo, juntamente com seus familiares, aceitaram o gentil convite do Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre Wagner Veneziani Costa para um almoço de confraternização em um conceituado restaurante de São Paulo. Foram momentos de muita alegria para todos, num clima de muita descontração e harmonia.

AGRADECIMENTO DO EMINENTÍSSIMO E SUPREMO GRÃO-MESTRE

Meus Caríssimos Irmãos,
“Non nobis, Domine, non nobis, sed Nomini Tuo ad Gloriam.”
“Não para nós, Senhor, não para nós, mas para Glória de Teu Nome.”
Recebam os meus mais sinceros votos de Luz, Amor e Paz…
Agradeço a cada um dos que me auxiliaram no Encontro Trianual dos Cavaleiros Templários realizado nos dias 25 e 26 de setembro, e que estendemos para o dia 27:
Por tudo aquilo que já aconteceu na minha vida até este momento, até mesmo as dores. A minha compreensão do Universo ainda é muito superficial, para julgar o que quer que seja da minha vida. Mas aprendi a me conhecer, a me sentir…
Por terem me aceitado com meus defeitos e por saberem também elogiar minhas virtudes.
Por me ensinarem que a cada dia podemos recomeçar.
Por me fazerem sentir um alguém diferente e por saber que sempre poderei contar com todos vocês.
Deus, eu agradeço pelo dia de hoje!
Agradeço por tudo que vivi e que me possibilitou chegar até aqui, que me fez ser quem Eu Sou. Pelos bons momentos que me fazem celebrar a Vida…

DEPOIMENTO

“Quando se tem dedicação, seriedade, desprendimento, amor e respeito pelo que se pretende realizar, não há como dar errado nem como decepcionar àqueles que de uma instituição fazem parte. O Irmão Wagner Veneziani Costa, com sua equipe maravilhosa de Oficiais do Grande Priorado do Brasil, teve em sua guarda, por três anos, a espada símbolo da união e da fraternidade dos Templários de todo o mundo.
Por todo este tempo, honrou a confiança que lhe fora depositada em Avignon, na França, fazendo prosperar a Ordem além-fronteiras de nosso país, mostrando assim, ele e sua equipe, que é possível levar e elevar o nome da Maçonaria brasileira aos quatro cantos do orbe terrestre, conquistando, assim, o respeito que merecemos.
Neste fim de semana, por ocasião da X Conferência Internacional dos Grandes Priorados, essa espada foi passada aos representantes da Itália, com o nome de nosso país nela gravado, e assim ficará para a eternidade, que a levará ao país onde será realizado em 2018 o próximo encontro.
Como reconhecimento por todo o trabalho realizado, pela confiança conquistada, bem como pelo zelo demonstrado, o Grão Mestre Escocês conferiu ao Irmão Wagner a honra e a grande responsabilidade de ser o Grande Representante do Grande Priorado da Escócia no Brasil, galardão este de suma importância a ele e, por consequência, aos maçons de nosso país que, através deste reconhecimento, lhe outorga o valor devido. Festejemos, pois, o grande sucesso alcançado, mas mais do que isso, o reconhecimento internacional conferido a este grande Irmão.”

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.