Constituição do Grande Priorado do Peru
O Grande Priorado do Brasil das Ordens Unidas Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta, o GPB, tem em sua historia, desde sua fundação, participação de Ilustres Maçons nos grandes acontecidos da Ordem. Principalmente nas decisões acertadas que nos conduziram até hoje com crescimento e projetos futuros.

Porém, para este momento quero destacar uma parte da atuação de nosso atual Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre Wagner Veneziani Costa – GCT, que dispensa apresentações e quaisquer comentários sobre seu vasto currículo maçônico e profissional.

Quando assumiu o comando do GPB, colocou como meta levar à todos os Estados Brasileiros nossos Preceptórios Templários e Priorados de Malta a fim de que todo Maçom Brasileiro, regular, tivesse oportunidade de participar das Ordens do Templo e de Malta, alem, é claro, das Ordens da Marca e Nautas da Arca Real, Arco Real e CBCS. Isso foi possível e estamos em pleno desenvolvimento porque nosso GM alinhou com cada Grão-Mestre Estadual que as Ordens Templárias seriam desenvolvidas através do apoio de cada Grão-Mestrado Estadual, o que foi um sucesso e temos hoje vários Estados Brasileiros que desenvolveram TODAS as Ordens, inclusive o Grande Priorado dos CBCS.

A cerca 02 anos, surgiram contatos com nosso Grande Priorado através de alguns irmãos do Peru, que, até então, era um território livre. Esse “termo” que se denomina “território livre” é utilizado no meio maçônico de todo o mundo. Dá-se quando num país não há Instalado nenhuma Potencia ou Ordem Reconhecida, ainda pode ocorrer um fato raro, que é um território ser dividido em 02, casos de Australia e EUA com seus Supremos Conselhos para o Grau 33 do REAA, porem no caso dos Grandes Priorados de Cavaleiros Templários e de Malta não existe e, no caso do Peru, não tinha nenhum Grande Priorado Regular instalado. Com todo carinho e atenção, nosso Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre, Wagner Veneziani Costa – GCT abriu as portas do Grande Priorado do Brasil e alguns irmãos Peruanos capitaneados pelo irmão Carlos Iván Tantaleán Rojas estiveram no Brasil e nosso Grande Priorado, em sessão memorável, promoveu a armadura daqueles irmãos peruanos, fazendo-os pertencerem ao Preceptório Madras como membros efetivos. Tive a honra de presidir os trabalhos naquela noite acompanhado de nosso E. e S. GM e de outras autoridades do GPB.

O objetivo de nosso Grã-Mestre era formar Cavaleiros Templários peruanos para que, em momento e ato HISTÓRICO, o Grande Priorado do Brasil rompesse fronteiras e fundasse naquele país um Preceptório, o que, rapidamente aconteceu, pois vários irmãos do Peru se prontificaram e fizeram suas petições e, designados pelo E. e S. GM do Grande Priorado do Brasil, Wagner Veneziani Costa – GCT, um grupo de Cavaleiros, Grandes Oficiais deste Priorado e Passados Grão-Mestres, formaram uma comitiva do Brasil e para lá se dirigiram, armando mais 28 Cavaleiros Templários e Cavaleiros de Malta.

Com esse feito e na constatação do crescimento de nossa Ordem no Peru, nosso Grão-Mestre determinou que se expedisse Carta Constitutiva e assim foi FUNDADO e CONSAGRADO um Preceptório Templário e um Priorado de Malta chamado San Albano e que recebeu o numero 48 do GP do Brasil. Em mais 04 viagens, formadas comitivas onde foram armados mais dezenas de Cavaleiros Templários e Cavaleiros de Malta, possibilitando assim que o GPB expedisse mais duas Cartas Patentes para também ser FUNDADOS e CONSAGRADOS mais dois Preceptórios Templários e Priorados de Malta sendo o Preceptório Caballeros del Santo Grial n. 49 e Caballeros de la Santa Cruz del Sur n. 50.

Neste momento da história de desenvolvimento das Ordens Templárias no Peru, nosso E. e S. Grão-Mestre Wagner Veneziani Costa – GCT, baseado em nossos Estatutos e vendo estar desenvolvido os trabalhos naquele país e sendo possível, pelo numero de Cavaleiros e de Preceptórios devidamente Fundados e Sagrados, pelos poderes constituídos ao Grão-Mestre do Grande Priorado, determinou que se lavrasse resolução específica CONSTITUINDO uma Província do Grande Priorado do Brasil no Peru, nomeando como Prior Provincial o Cavaleiro Carlos Iván Tantaleán Rojas. Sendo que, em cerimônia histórica, o GPB assim o fez e constituiu aquela Província, nomeando os Oficiais necessários. A partir desse momento, as Ordens se desenvolveram ainda mais, tomando volume e pudemos ver que aqueles irmãos, dedicados ao trabalho e aos estudos das Ordens, se consolidavam cada vez mais como verdadeiros Cavaleiros Templários.

Com essa consolidação e desenvolvimento dos Preceptórios Templários e Priorados de Malta no Peru, nada mais restava a ser feito para que se realizasse o sonho de CONSAGRAR e FUNDAR o Grande Priorado do Peru. Em tratativas e acertos de calendários, foi programado esse fato Histórico para o dia 19 de Março de 2014. O Brasil estaria, após romper barreiras e atravessar fronteiras, seria o primeiro Grande Priorado das Américas a constituir um outro Grande Priorado em um país latino.

Formada comitiva do Grão-Mestre do Grande Priorado do Brasil, onde estiveram presentes 19 irmãos Cavaleiros, Grandes Oficiais do GPB e autoridades de Grandes Orientes Estaduais a Cerimônia foi realizada, Sagrado o Grande Priorado do Peru, Instalado o Grão-Mestre que em seguida deu posse a seus principais Grandes Oficiais. Ainda, em forma de agradecimento e amizade, o Grande Priorado do Peru conferiu à nosso E. e S. Grão-Mestre o título de Fundador e Grão-Mestre de Honta daquele Grande Priorado, sendo seguido o ato aos demais Grão-Mestres presentes, MADE Grande Senescal e demais Grandes Oficiais do Brasil.
A COMITIVA foi composta pelos Cavaleiros:
Wagner Veneziani Costa – GCT – E. e S. Grão-Mestre, Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerin y de Contreras – GCT – Passado Grão-Mestre do GPB, Manoel Oliveira Leite – GCT – Passado Grão-Mestre do GPB, Mario Sérgio Nunes da Costa – GCT – Passado Grão-Mestre do GPB, Saulo Ortega Trevisan – GCT – MADE Grande Senescal do GPB, Sérgio Grosso – Grão-Mestre Adjunto do Grande Priorado dos CBCS, os Grandes Oficiais do GPB e demais Cavaleiros Templários Roberto Expedito Casemiro – GCT, Douglas Cetertick – GCT, Luiz Adive Palmeira, Mario Holderegger – GCT, Áureo Bernardo Júnior, Adler Friozi – GCT, João Cassucci Guedes, Ivanildo Francisco Gomes, Wagner de Souza Ramos, Roberto Rocha Araújo, Romulo Ayres, José Renan Bihun de Alencar e Deógenes Sereniski.

Tínhamos um grande numero de irmãos que se dispuseram à ir, confirmados inclusive, porem por motivos de força maior não puderam viajar, além de centena de irmãos Cavaleiros que desejaram ir mas não tinham oportunidade, porem estivemos TODOS juntos numa só união e objetivo. Estes irmãos representaram 06 Estados Brasileiros, sendo eles: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Ceará e Mato Grosso do Sul.

Sentimos nossas forças renovadas, o Grande Priorado do Brasil, bravamente, escreveu seu nome na História da Maçonaria Brasileira e da Maçonaria da América Latina. Sabemos que não paramos por aqui, pois esse foi só o inicio e para tanto, nosso E. e S. Grão-Mestre, Wagner Veneziani Costa – GCT esta em tratativas com outros países da América Latina para que o progresso de nossa Ordem seja cada vez maior. Oportunidades serão levadas aos maçons que desejam e buscam aperfeiçoamento e aprendizado. Vale destacar que, junto à esses trabalhos dos Cavaleiros Templários, também foram desenvolvidos trabalhos do Rito Escocês Retificado nos graus de Mestre Escocês de Santo André, sendo iniciados neste grau vários irmãos peruanos, possibilitando que o Grande Priorado dos CBCS do Brasil também fizesse a fundação de Lojas de Mestre Escocês de Santo André, alem de também, serem armados Escudeiros Noviços da Ordem.

Numa oportunidade única, estiveram no Brasil vários irmãos do Peru, todos já Cavaleiros Templários e de Malta e, sendo já Mestres Escoceses de Santo André e Escudeiros Noviços, foram armados Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa – CBCS pelo Grão-Prior e Grão-Mestre Nacional do Grande Priorado dos CBCS’s Wagner Veneziani Costa – MH – GCCS.

O desenvolvimento dos Cavaleiros Templários no Peru esta em pleno crescimento, pois a nossa Chancelaria recebe constantemente noticias daqueles irmãos.
Em seguida estão algumas fotos da viagem descrevendo os momentos, sendo o credito dado ao Cavaleiro Adler Friozi – GCT, que foi o fotógrafo oficial desta comitiva.

Comitiva do Grande Priorado do Brasil à Escócia em Maio de 2014

O Grande Priorado do Brasil recebeu convite do Grande Priorado da Escócia para a posse de seu novo Grão-Mestre, até então o MADE Grande Senescal daquele Grande Priorado.
O evento deu-se no dia 03 de maio de 2014 no Freemasons’Hall, 96 – George Street, Edimburgh – Scotland.
O E. e S. Grão-Mestre do Grande Priorado do Brasil Wagner Veneziani Costa – GCT foi acompanhado do Grão-Mestre Passado do GPB Cavaleiro Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerin y de Contreras – GCT, do M.A.D.E. Grande Senescal Cavaleiro Saulo Ortega Trevisan – GCT e do Primeiro Grande Condestável Douglas Henrique Cetertick – GCT.

Antes de chegar à Escócia, ficamos alguns dias em Londres onde participamos de reuniões com representantes de outras Ordens e fomos recebidos em evento da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca da Inglaterra, evento que contou com cerca de 380 irmãos, todos Veneráveis de Loja de Mestres Maçons da Marca e Veneráveis Comandantes de Nautas da Arca Real. O encontro foi sobre ritualística das duas Ordens, com participação de Grão-Mestres Distritais da Marca da Inglaterra.

No dia 02 de maio subimos à Escócia e fomos recepcionados no Freemasons’Hall com um coquetel de boas vindas, onde já encontramos Grão-Mestres e Grandes Oficiais de vários países que nosso E. e S. Grão-Mestre mantém amizade.

No dia 03 foi o dia da cerimônia que, diga-se de passagem, foi espetacular. Realizada ainda com forma ritualística e costumes medievais. A recepção, organização e entronização do Grão-Mestre, alem da ritualística são impecáveis.
Nos dias seguintes a Comitiva visitou a Rosslyn Chapel, o Edimburgh Castle e diversos Castelos Medievais. De volta à Londres passamos alguns dias no País de Gales.

Ao fazermos novos contatos e revermos os amigos, o Grande Priorado do Brasil anunciou o Encontro Trianual de todos os Grandes Priorados do Mundo que se realizará em São Paulo de 25 a 27 de setembro de 2015.

Também teremos nosso Segundo Encontro Nacional do Grande Priorado do Brasil na cidade de Curitiba – PR e que esta sendo organizado pelos irmãos Joselito Romualdo Hencotte e Gerald Koppe Junior. Esse grande evento se dará nos dias 25 e 26 de Julho de 2014. Os irmãos Cavaleiros que puderem comparecer poderão fazer contato via email oam.parana@gmail.com.

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.