Como um dos jornalistas responsáveis por esta revista, resolvi escrever sobre um Ir.’. que vem se destacando na Ordem nos últimos anos, por seu trabalho freqüente e porque mantém vivo o “espírito” maçônico que muitos IIr.’. já exorcizaram, ou até mesmo foram iniciados sem possuí-lo.

Às vezes, algumas pessoas se destacam por grandeza de caráter, ou por possuir verdades em suas palavras e atitudes. Creiam-me, isso causa incômodo em outras pessoas! Mas se isso incomoda é porque certamente os incomodados não conseguem fazer o mesmo, e sabemos tudo que brilha no Universo gera certo desconforto à visão de muitas pessoas, como por exemplo, o brilho da luz do Sol.

Mas existem pessoas que brilham não para receber elogios gratuitos, mas simplesmente para que outros sintam a energia da Luz e sigam no mesmo caminho. Essa é a Verdadeira Luz do Grande Arquiteto do Universo. Estou falando do Eminente Wagner Veneziani Costa, Grande Secretário Geral de Planejamento do Grande Oriente do Brasil. Posso garanti-los que escrevo estas linhas com propriedade, pois o conheço profana e maçonicamente.

Fui assessor de imprensa de sua empresa, a Madras Editora, que desde o início de suas atividades, contava com alguns autores nacionais que escreviam sobre Maçonaria, entre eles o nosso respeitado Ir.’.Rizzardo da Camino (hoje no Oriente Eterno), que contribuiu com seu vasto conhecimento no assunto. Nessa época pude acompanhar a atuação do editor Wagner, e vi sua dedicação em buscar as principais obras de referência maçônicas no exterior, principalmente as indicadas pela Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI), e traduzi-las em língua portuguesa para disponibilizá-las aos leitores nacionais. Foi graças a esse empenho que, atualmente, os maçons do Brasil têm ao seu dispor um farto e rico material de consulta e de estudo. E hoje a área “Maçonaria” está em 4º lugar entre as mais vendidas na editora, o que a torna conhecida como a maior editora holística e maçônica do Brasil.

Como maçom, tive a felicidade de participar do trabalho do Ir.’.Wagner Veneziani Costa, à frente da Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônicas no Grande Oriente de São Paulo (gestão 2003-2007), onde desenvolveu um trabalho ímpar nesse período, com a implantação de Cursos para Oficiais, formando Multiplicadores em todo o Estado de São Paulo, permitindo que as instruções chegassem ao maior número possível de Lojas, bem como fomentou ciclos de palestras para participação das cunhadas e sobrinhos e do público geral, sempre com temas de interesse mútuo. Motivou o ciclo de palestras Criou o Jornal Nova Era Maçônica (on-line), veículo que permitiu que todos os Irmãos se mantivessem atualizados sobre as realizações do GOB-SP, em tempo real. Para a Biblioteca, chegou a doar mais de 9 mil exemplares de livros. Além disso, estabeleceu diversas parcerias e convênios, que beneficiaram os IIr.’. e seus familiares. Isso sem falar de outras iniciativas e conquistas, que dariam uma lista enorme.

Agora, com todo esse empenho e amor incondicional pela Ordem, que o Eminente Wagner possui, são passados para a Administração do GOB, por meio da Grande Secretaria Geral de Planejamento. Não é à toa, meu Ir.’., que você incomoda muita gente. Pois existem muitas pessoas (nem chamo de IIr.’.) que a única coisa da Maçonaria que possuem é o avental. Nada além disso. Por isso, vemos a crescente aparição de potências espúrias e Lojas independentes. Se pesquisarmos a fundo, veremos que por trás delas existem “irmãos” que não conseguiram o que sua vaidade pedia, quando estavam dentro da Ordem.

Portanto, meu Ir.’., é com muita honra que dedico este DESTAQUE para você. E peço-lhe, com muita convicção: continue a incomodar essas pessoas, pois só assim a nossa Ordem recuperará o prestígio e o lugar que lhe é de direito! Que a sua Luz brilhe cada vez mais, pois ela é a Luz do TRABALHO!

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.