180 anos de fundação do supremo conselho para o grau 33°, do rito escocês antigo e aceito – GOB – 2012

No dia 10 de novembro de 2012 foi realizado o grande evento de Elevação do Grau 33, no Rio de Janeiro, e também a comemoração dos 180 anos do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito. A Editora Domínio esteve presente e registrou os melhores momentos da solenidade.

Sobre o Supremo Conselho do Brasil

Autorizado por uma Carta Patente expedida em 1829 pelo Supremo Conselho dos Países Baixos, atual Bélgica, Francisco Gomes Brandão (Francisco Gê Acaiaba de Montezuma – Visconde de Jequitinhonha) fundou em 12 de novembro de 1832 o Supremo Conselho no Brasil.
Sua doutrina tem por base as Grandes Constituições Gerais de 1762 e 1786, com as resoluções aprovadas em congressos internacionais posteriormente realizados. É fundamentada na hierarquia dos 33 Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, sob o lema “DEUS MEUNQUE JUS” (Deus e meu direito), tendo por objetivo desenvolver entre os maçons, através da prática de um culto ecumênico, os seguintes princípios:

• A existência de um Princípio Criador, o Grande Arquiteto do Universo;
• A investigação constante da verdade;
• O culto da fraternidade;
• A obediência à lei e a prática da justiça;
• O combate à intolerância;
• O trabalho incessante em prol da Ordem, da Pátria e da Humanidade.

É administrado por um grupo de membros denominado Sacro Colégio, presidido e dirigido por um Soberano Grande Inspetor Geral do Rito, com o título de Soberano Grande Comendador, eleito pela maioria absoluta dos membros dessa Administração. Atualmente, o Supremo Conselho do Brasil tem 57 Órgãos: 37 Delegacias Litúrgicas, 1 Representação e 19 Colégios de Grandes Inspetores Gerais, sediados nas regiões mais desenvolvidas de cada Estado. Há, também, 722 Corpos Filosóficos Regulares: 279 Lojas de Perfeição, 246 Capítulos Rosa-Cruz, 123 Conselhos Filosóficos de Kadosch e 74 Consistórios de Príncipes do Real Segredo, todos constituídos por Obreiros em harmônica união com o Grande Oriente Do Brasil. Realiza a Elevação ao Grau 33º duas vezes por ano, no mês de junho e novembro, reunindo grande número de Irmãos.

Por intermédio do trabalho digno e eficiente de seus Delegados Litúrgicos e Diretores dos Órgãos e Corpos de suas jurisdições, o Supremo Conselho do Brasil difunde os objetivos salutares da doutrina e estudo do Rito Escocês, cultivando a fraternidade, o labor incessante em prol da Ordem Maçônica e a permanente pregação da esperança e da solidariedade entre os povos de todas as partes do Mundo.

Saiba mais no Site

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.