Escrever história é um ato heroico, árido e bastante difícil. No entanto, a história é uma das áreas do conhecimento humano que tem uma importância fundamental para o desenvolvimento que nos faz passar de Nação até a nossa condição de Instituição nos mais diversos níveis. Não apenas isso: nós, homens, realmente sempre gostamos de saber do nosso passado, o que nada mais é do que saber da nossa história

No ano de 1972, na rua Visconde do Uruguai, N0 117, centro, Niterói, funcionava o Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro Federado ao Grande Oriente do Brasil. Em boletim quinzenal da Grande Secretaria daquele órgão, foi divulgado o seguinte:

“NOVO TEMPLO. Inaugurar-se em dia 1o de outubro na sede do GOERJ, na Rua Visconde do Uruguai, N0 117, um Novo Templo destinado a abrigar os altos corpos maçônicos e as Lojas que ainda não possuem Templo, no Oriente de Niterói.”

Era o início de um novo tempo que se iniciava na Maçonaria Niteroiense, e conforme o anúncio do Boletim do antigo GOERJ, hoje denominado GOB-RJ, as LOJAS LIBERTAÇÃO, PORPHYRIO SECCA E ARARIBOIA, para lá se transferiram.

Em 1988, as três lojas citadas acima efetuaram a compra do prédio, tornando-se o anelo de todos os irmãos a nova propriedade, um Templo Novo. A Carta de Convenção foi providência do Irmão GERALDO DOS REIS SOBRINHO, que ocupava o cargo de Venerável Mestre da LOJA LIBERTAÇÃO, sendo Veneráveis Mestres das Lojas POPHYRIO SECCA E ARARIBÓIA, respectivamente os Irmãos CALOS PRESTE CARDOSO e WALLACE LOMBA AZEVEDO.

Assim, o Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro foi transferido para a cidade do Rio de Janeiro.

Em 19 de Janeiro de 1991, o Palácio Maçônico de Niterói, adquiriu o status de Utilidade Pública Municipal.

Em agosto de 1995, deu-se início às obras do templo superior do, sendo na ocasião o Presidente SÉRGIO CARLOS BUSQUET PEREZ da Loja LIBERTAÇÃO, o irmão EZEQUIEL GONÇALVES FILHO Loja PORPHYRIO SECCA como Diretor Tesoureiro, e o Irmão SEBASTIÃO JUSTO FLHO da Loja ARARIBÓIA, como Diretor Secretário.

A inauguração deu-se em 21 de agosto de 1997, com a Sagração do Templo, inauguração da Secretaria, Consultório Médico, Vestuário, Biblioteca, Salão Social, e teve a presença do Soberano Grão – Mestre Geral da Ordem Irmão FRANCISCO MURILO PINTO e o Grão-Mestre Estadual JOSÉ COELHO DA SILVA.

Em 18 de Novembro de 2003, a Loja FRATERNIDADE efetua a compra das cotas do PALÁCIO MAÇÔNICO DE NITERÓI, tornando-se co-proprietária, onde a sessão foi um acontecimento marcante, em uma reunião magnífica.

Após a efetiva compra das cotas do PALÁCIO MAÇÔNICO DE NITERÓI pela Loja FRATERNIDADE no ano de 2003, novas obras se faziam necessárias para levarem a bom termo, tão elevado empreendimento, dois quais hoje temos orgulho de pertencer. O então Presidente do Palácio, ASSIS DE OLIVEIRA BASTOS da Loja LIBERTAÇÃO, nomeou uma comissão de obras, sendo composta pelos irmãos GIOVANNI PAURA da Loja FRATERNIDADE, SÉRGIO CARLOS BUSQUET PEREZ da Loja LIBERTAÇÃO, EZEQUIEL GONÇALVES FILHO Loja PORPHYRIO SECCA, tendo como arquiteto o irmão Jorge Nemer.

No ano 2007, o Irmão JOSÉ LUIZ DE SEJUS SÉRGIO da Loja FRATERNIDADE, assume a Presidência do PALÁCIO MAÇÔNICO DE NITERÓI, onde através de seu empenho, dedicação, e muito trabalho, efetuou diversas obras para o nosso prédio, melhorando ainda mais nossas instalações, deixando em sua administração o Palácio completamente saneado.

Temos hoje como atual presidente do PALÁCIO MAÇÔNICO DE NITERÓI o Irmão BRUNO RODRIGUEZ PAURA, assumindo o cargo em 22 de julho de 2009, onde vem fazendo um brilhante trabalho não só no melhoramento nas dependências do prédio, como também elevou no nome do Palácio, não só dentro da Maçonaria no Estado do Rio de Janeiro, como também no mundo profano, sendo hoje, o Palácio Maçônico de Niterói, o maior complexo maçônico de Niterói e São Gonçalo, funcionando 11 lojas maçônicas, abrigando cerca de 450 maçons.

O Irmão BRUNO RODRIGUEZ PAURA, assumiu o malhete da Loja Fraternidade N0 2765, se tornando o Venerável Mestre mais novo dentro do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, dando um dinâmico exemplo como modelo de Maçom a ser seguido.

Além do Irmão BRUNO RODRIGUEZ PAURA da Loja FRATERNIDADE como Presidente, a administração é composta pelos Irmãos: AROLDO ESTEVES DE SOUZA FILHO da loja PORPHIRIO SECCA, como Diretor Secretário, ADOLFO JUNIOR LACERDA HIPÓLITO, da loja ARARIBOIA, como Diretor TESOUREIRO, e FERNANDO GUEDES DE AZEVEDO, da Loja LIBERTAÇÃO, como Diretor de Patrimônio, onde foram empossados conforme os artigos 10 e 80 da Convenção.

FORAM PRESIDENTES DO PALÁCIO MAÇÔNICO

1989 a 1991 – JOSÉ CARLOS FRIELD

1991 a 1993 – RUI SÉRGIO XAVIER DOS SANTOS

1993 a 1995 – SEBASTIÃO GETÚLIO

1995 a 1999 – SÉRGIO CARLOS BUSQUET PEREZ

1999 a 2001 – JAIRO DA SILVA MELO

2001 a 2003 – REGINALDO DOS S. L. DE OLIVEIRA

2003 a 2005 – ASSIS DE OLIVEIRA BASTOS

2005 a 2007 – LUIZ ROMERO CRESPO VELOSO

2007 a 2009 – JOSÉ LUIZ DE SEJUS SÉRGIO

2009 a 2011 – BRUNO RODRIGUEZ PAURA

LOJAS QUE FAZEM PARTE DO PALÁCIO MAÇÔNICO

ARARIBOIA N0 1698

FRATERNIDADE N0 2765

LIBERTAÇÃO N0 1720

PORPHIRIO SECCA N0 1592

DESEMBARGADOR NAVEGA CRETON N0 3960

ESTRELA DE ITAIPU N0 3591

GUARDIÕES DA CHAMA SAGRADA N0 3916

LIBERTA SUB-LEGES N0 40

NOVA ALIANÇA N0 2134

ORDEM E TRABALHO N0 1214

RAUL ABOT ESCOBAR N0 4020

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.