Esperar algo da Maçonaria!

Conforme a Constituição do Grande Oriente do Brasil, que dispõe em seu Artigo Primeiro, tratar-se de uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE. Além disso, em seu Artigo Sétimo, sustenta que os Maçons têm os seguintes deveres essenciais: amor à família, fidelidade, devotamento à Pátria e obediência à lei. Não estabelecendo diferenças entre as religiões, desenvolveu uma fórmula geral para o nome de Deus, como sendo o Grande Arquiteto Do Universo.

O Ser humano distingue-se dos demais animais pela capacidade de processamento de informações através do ato de pensar. Filosoficamente, a Maçonaria mostra ao homem-maçom que ele tem um compromisso consigo mesmo, com o seu pensar, o que fazer de sua própria existência. Pois, quando o homem prescinde de si mesmo, de seus deveres, quando abre mão da sua liberdade, da quantificação do seu Eu, quando o homem esquece de si próprio, está a negar-se como Ser.

O lar maçônico tem o comprimento do amor entre os pais; a largura da obediência e ternura dos filhos; e a altura da moral que é semeada em seu seio e que norteará o seu desenvolvimento.
De fato, é Maçom, quem pode; mas quem pode, através do SER e não do TER. A Maçonaria precisa daquele que é o poder, não daquele que tem o poder. É o poder aquele que tem dentro de si qualidades de liderança, aquele que é apologista da verdade, da justiça, da honra e da fraternidade.
Para complementarmos nosso trabalho, realizamos uma pesquisa no buscador na internet Google, que apresentou mais de 495.000 resultados para uma primeira pesquisa sobre o que esperar da Maçonaria. Aprimorando a pesquisa, com a colocação de campo restrito (aspas), temos uma incrível redução para 06 resultados. Sem prolongar o assunto, verificamos em um site uma bela definição transcrita:

¨Os maçons tentam viver e proceder de acordo com elevados princípios éticos e morais ensinados pela maçonaria. Em suas lojas, são constantemente expostos a sessões de instrução e estudos nos quais esses princípios éticos, morais e espirituais são ensinados e debatidos”.
Como corolário, os maçons são levados a observar, ensinar e praticar os ideais de bondade, honestidade, tolerância, verdade, decência e mútuo entendimento. Preservam e praticam ainda o patriotismo, as obras de benemerência, justiça social e os valores espirituais. Em suas reuniões em loja ou mesmo fora dela, os maçons buscam trabalhar para, de alguma forma, tornarem-se melhores cidadãos, e assim, contribuir para uma sociedade melhor, mais justa e fraterna.

A Maçonaria ao longo dos tempos tem difundido através da Iniciação Maçônica à luz a todos que venham a ser considerados livres e de bons costumes. Após um rigoroso processo de admissão, o profano é convidado, por uma pessoa, posteriormente reconhecida como Irmão, a iniciar em nossos Augustos Mistérios, e estando nem nu, nem vestido e despojado de todos os metais, o iniciando após ser submetido às provas iniciativas, é recebido no seio maçônico como neófito, um novo membro, um Irmão que veio fortalecer e posteriormente embelezar as Colunas do Templo, após passar por uma sessão repleta de mística e de simbologia, pela qual muitos outros grandes Maçons passaram, e todos deixaram, de forma clara e cristalina, o seu juramento à Ordem.

Como todo Aprendiz, repleto de “gás”, toda sessão é uma aula, seja esta Ordinária ou Magna. Em muitos casos, este “gás” persiste por anos a fio. Mas em outros, ele se perde e se dilui, gerando apatia e desinteresse. Em alguns casos, é renovado ao Irmão ao ser promovido de Graus ou ao ser convidado a ocupar um cargo em Loja, o que não deveria acontecer. É interessante observar que abnegados Irmãos, já do Alto de seus elevados Graus, ainda mantém o brilho e a garra de um iniciante Aprendiz. Muitos Maçons preservam consigo este dom, principalmente quando uma Loja tem sua Coluna do Norte com jovens interessados, e cheios de gás¨.

Este ¨gás¨ também é ativado, estimulado e impulsionado quando vemos os destinos políticos e sociais, dentre outros, da nossa Ordem. Quem é o Irmão que ao deparar com uma creche, asilo ou escola em necessidade, não arregaça as mangas e adiciona o seu suor no trabalho social? Que ao ver-se com uma situação política adversa, não busca o devido esclarecimento e não difunde o resultado encontrado com todos, de forma crítica e imparcial, visando o objetivo maior, que é o progresso da Nação e o bem-estar da humanidade.

A Maçonaria tem oferecido à sociedade, homens de caráter ilibado, profissionais profícuos em suas atividades no mundo profano, pois assim é que deve ser o trabalho de um Maçom, visível a ele mesmo e os seus irmãos. Sabemos da importância do trabalho, do constante labor em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, então porque abandonar a obra ainda inacabada?

A Maçonaria é um grupo é fechado e não secreto. Suas ações e a identificação pública de alguns de seus componentes acontecem, quando acontecem, vários anos ou décadas após os fatos. Até porque o anonimato é cultuado mais como uma virtude que uma omissão ou fuga.
Já a Loja Maçônica é uma escola de aperfeiçoamento moral, onde o homem vai aprimorando-se em beneficio dos semelhantes, desenvolvendo qualidades que o possibilitem ser, cada vez mais, útil à coletividade. Não nos esqueçamos, porém, que de uma pedra impura jamais conseguiremos fazer um brilhante, por maiores que sejam os nossos esforços.

Infelizmente, muito do segredo e mistérios da Maçonaria vem gradativamente se perdendo no tempo. Juramentos são continuamente quebrados, com abertura clara de nossos restritos assuntos para o público, seja por meio de livros, filmes ou comentários eletrônicos. Sabemos que já chamamos muito mais a atenção da nossa Ordem do que nos dias de hoje, já fomos perseguidos, queimados em fogueiras, enforcados e vitimados de diversas formas, mas a Maçonaria não deixou de existir. Até mesmo a criação de Lojas Mistas (de homens e mulheres), ou mesmo de Lojas exclusivamente femininas já é uma realidade, porém, o motivo da não admissão da mulher é muito mais profundo, merecendo estudos históricos e filosóficos, além de um rico e peculiar simbolismo.

Positivamente, cremos que a Maçonaria foi criada há muito tempo para fomentar o benefício de todos, onde algumas pessoas (nós os Maçons) são orientadas para ajudar neste sucesso. Nós Irmãos, de alguma forma, recebemos a Luz não somente de forma simbólica, mas sim nas nossas discussões e projetos, que direcionam nossas atitudes em prol da Ordem e da Sociedade. E muito mais há pra se fazer, nos quais muitas instituições, e até mesmo órgãos públicos agradecem…

Então finalizamos, voltando ao tema do trabalho – O que se espera da Maçonaria? Na Maçonaria você pode acreditar e esperar viver em contato com gente boa, digna e séria. Gente que se reúne com fiéis ideais de largo alcance; nós acreditamos e esperamos que teu espírito tenha o suficiente fôlego nos momentos de perigo e de necessidade, pois nesta hora serão estendidas mãos amigas em tua direção.
A Ordem estará sempre disposta a receber seres humanos dignos e honrados, com atitudes retas. A Ordem, em cuja sabedoria acredita, respeitosamente, acolhe neófitos desejosos de aprender com humildade e respeito. Que sejam membros dóceis para o empreendimento de obras internas e externas, que visem a (re)construção do ser humano, inicialmente, e depois, por extensão, o edifício social.
Isto tudo é feito de forma a não contrariar nenhum dos sagrados princípios religiosos e políticos que, pautam a tua vida, ou seja, tua íntima consciência. Temos profundo respeito pela tua dignidade, como pessoa humana!

E numa visão geral, cremos que é uma pergunta restrita a um foro íntimo, onde cada Irmão, lá do fundo da sua consciência, deverá ser o detentor da sua melhor resposta.

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.