Nas A A∴ e RR∴ LL∴ SS∴ jurisdiciona- das ao Grande Oriente do Brasil nos anos ímpares realizam-se as eleições para os cargos de Venerável Mestre, 1° Vigilante – 1° e 2° Vigilantes, Secretário, Tesoureiro, Chance- ler e Orador ou Membro do Ministério Público com mandato para 02 (dois) anos, bem como para Deputa- do Federal, Deputado Estadual e respectivos Suplentes, com mandato para 04 (quatro) anos, na forma da Legislação Eleitoral Maçônica.

Tanto os votantes quanto os candidatos devem ser mestres (Grau 3) e satisfazer as exigências legais para o exercício desse direito (votar e ser votado).
À primeira vista todo Mestre que satisfazer as exi- gências legais pode ser eleito para os referidos car- gos, pois se trata de exercício de seu direito.
Entretanto, a questão não é simples como se pode imaginar que, pela simples satisfação das exigências legais e o exercício do direito do Mestre, qualquer Mestre já possa ser o Venerável Mestre.

Vamos, pois, iniciar uma nova etapa em nossas vidas. Vamos nos preparar para assumir os cargos da Loja

Penso que, muito além da satisfação das exigên- cias legais, é imprescindível que cada Mestre que al- meja ser eleito a um cargo, com toda humildade e franqueza, responda a si mesmo algumas perguntas, tais como:

– Estou preparado para o exercício do cargo?
– Estou preparado para assumir o cargo priorizan- do as necessidades da Loja e dos demais IIr∴ o quan- to for necessário e justo?
– Sou, dentre os IIr∴ do Quadro, o Ir∴ mais pre- parado para assumir o cargo que almejo?
– Estou preparado para ser alvo de críticas?
– Sou humilde, compreensivo e tolerante para ou- vir críticas e dedicado o bastante para atender as aspi- rações dos IIr∴ e as necessidades da Loja?
– Tenho projetos para o fortalecimento e en- grandecimento da união dos IIr∴ e dinamismo dos trabalhos?
– Sempre fui um Ir∴ dedicado que esteve jun- to com os IIr∴ eleitos no passado, ajudando-os a desincumbir dos encargos assumidos em seus respectivos cargos?

Meu caro Ir∴, Meu Caríssimo Ir∴,
Se você respondeu a estas perguntas pelo SIM, SIM, SIM…é bom rever os ensinamentos ministra- dos em Loja.
Pois é do humilde a grandeza da sinceridade de reconhecer que não é o melhor, que não é o mais preparado, mas, sim, que precisa, necessita de todos os IIr∴ da Loja para que possa, junta- mente com eles, dar o melhor de si na tentativa de ser um dedicado e responsável Oficial de uma Loja. Isto é o ideal. É o que a Maçonaria nos ensina e espera de cada um de nós.
Portanto, é preciso remover o manto transparente dos sonhos (e até da vaidade) e encarar a nudez for- te da verdade. Vamos, pois, iniciar uma nova etapa em nossas vidas. Vamos nos preparar para assumir os cargos da Loja, começando a partir de hoje, em um exame de consciência e rever o quanto temos fa- lhado para com a Loja, para com os IIr∴ e conosco mesmo e nos corrigir, para, num futuro próximo, aí sim, estarmos em condições de assumir um cargo em nossa Loja.
Porém, até lá, não nos esqueçamos de nossa res- ponsabilidade de dedicação à Loja e à união dos IIr∴, contribuindo, também, para que os eleitos, apesar das di culdades que irão enfrentar, possam ter a certeza de que estaremos juntos.
Em poucos dias realizar-se-á a eleição na Loja. É o momento de renovação de esperanças e de novos projetos, dos quais somos os destinatários.
Os IIr∴ que se dispuserem a candidatar-se aos cargos contam conosco. Quando no exercício do mandato dos eleitos sejamos colaboradores e não críticos que não ofereçam soluções. Estejamos pre- sentes na hora de fazer e não críticos do que foi feito quando não nos dispusemos a ajudar fazer…
Desculpem-me IIr∴ se não lhes agradei, mas, te- nham a certeza de que não é de meu feitio magoar alguém principalmente meu Ir∴. É minha forma de externar meu sincero pensamento e preocupação com a Loja e a União dos IIr∴.
Fraternalmente,

Sobre o Autor

ARLS União e Caridade, n° 0322 Oriente de Prata - GOB/MG

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.