Continuemos com as anotações dos Landmarks selecionados por Albert Galletin Mackey em 1856 e neste número examinaremos os artigos vigésimo terceiro e vigésimo quarto.
O estudo deste diploma legal maçônico iniciou-se no número 18 desta revista especializada e o vigésimo quinto artigo será o último da compilação feita por Mackey.

Vigésimo Terceiro Artigo

Este Landmark prescreve a conservação secreta dos conhecimentos havidos por iniciação, tanto dos métodos de trabalho, como das suas lendas e tradições que só podem ser comunicadas aos irmãos.

Anotação do Vigésimo Terceiro Artigo

Disciplina a norma o segredo que deve ser guardado por todos os obreiros desde o início na Ordem
(aprendiz) até onde conseguir chegar.
Os mistérios, conhecimentos no Templo de qualquer natureza não devem ser revelados; lições ministradas, sinais, simbologia, et cetera, também não podem ser divulgados, salvo a iniciado que esteja no mesmo grau ou superior.
Mas a regra é manter silêncio e para abrir exceção como estabelece este Landmark, é preciso as devidas cautelas para a comunicação ser endereçada ao obreiro corretamente, observando-se seu grau, regularidade administrativa, filiação e outras peculiaridades que o caso exigir.
Cuida-se de uma exceção e como tal, a cautela é necessária.

Vigésimo Quarto Artigo

Disciplina a norma o segredo que deve ser guardado por todos os obreiros desde o início na Ordem
(aprendiz) até onde conseguir chegar.
Os mistérios, conhecimentos no Templo de qualquer natureza não devem ser revelados; lições ministradas, sinais, simbologia, et cetera, também não podem ser divulgados, salvo a iniciado que esteja no mesmo grau ou superior.
Mas a regra é manter silêncio e para abrir exceção como estabelece este Landmark, é preciso as devidas cautelas para a comunicação ser endereçada ao obreiro corretamente, observando-se seu grau, regularidade administrativa, filiação e outras peculiaridades que o caso exigir.
Cuida-se de uma exceção e como tal, a cautela é necessária.

Anotação do Vigésimo Quarto Artigo

Quando comentamos o segundo artigo destes Landmarks, em parte também o fizemos deste agora em exame.
Com efeito, este preceito estabelece a Maçonaria Especulativa ou Intelectual, mantendo, como não poderia de fazê-lo, a Maçonaria Operativa ou Primitiva, também conhecida como Azul.

Não se trata de duas maçonarias, mas de uma só, com atribuições autônomas, mas com a mesma essência e cultivo das mesmas virtudes: aperfeiçoar o Ser Humano para aproximá-lo do Grande Arquiteto do Universo.
Para comodidade e facilitar a compreensão do leitor deste vigésimo quarto artigo dos Landmarks, compilados por Alberto Galletin Mackey em 1856 e também penúltimo do seriado, vamos transcrevê-lo:

“As dificuldades vividas pela maçonaria operativa no curso do Século XVII, em especial na Inglaterra, trouxeram amargas consequências para as guildas, chegando ao declínio ou quase sua extinção.
Novos tempos surgiram e foi preciso oxigenar a Sublime Ordem com a intelectualidade da época, subsistindo o artesanato, símbolo da operatividade de grandes construções de monumentos em toda Europa. Cérebros que não faziam parte da Ordem, mas que desejassem ingressar e tivessem os requisitos morais eram aceitos pelos irmãos operativos que representavam o passado maçônico.
Nasceu assim a Franco-Maçonaria, no começo do Século XVIII (1717-1724), anunciando uma Nova Era para a Instituição se expandir no cenário Universal.
Figuras importantes da sociedade da Europa iniciaram-se na Ordem; nobres, poderosos econômicos e amantes do saber, com destaque para filósofos e ciências políticas. Implantou-se, assim, a Maçonaria Especulativa, subsistindo a Operativa, com departamentos próprios, mas com unidade de essência, como sendo frente e verso de uma mesma moeda.”
Este artigo também trata do Templo de Salomão que está vinculado a esta própria figura real bíblica e Hiram Abiff , arquiteto desta construção e que se estuda a partir do mestrado- terceiro grau.
No próximo número será o artigo final do Código Landmarks de Mackey-Anotado, vigésimo quinto, cujas considerações do seriado foram iniciadas na edição de número 18 desta revista como já enunciado.

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