Sou otimista com relação ao re-projeto do ser humano. O gênero humano precisa ser efeito de dentro para fora, é necessário conhecer a si próprio e isso se torna possível no aprendizado maçônico. Para reconhecermos o real sentido e importância dessa indumentária e, em especial a do Aprendiz, cuja Abeta sempre se apresenta levantada, me pareceu importante tecer algumas considerações que conduz à essência do significado.

1ª consideração: mística é o mesmo que a busca de uma ligação. Vou dizer que a abeta levantada indica a fragilidade do conhecimento do aprendiz, portanto, não saber trabalhar com seu próprio interior requer maior proteção no lidar com a Pedra Bruta. A Abeta constitui uma extensão que garante maior proteção ao aprendiz.

2ª consideração: Jacob Böhme, em seu livro “O Príncipe dos Filósofos Divinos” nos deixa a definição de que o misticismo que envolve o uso do avental nos remete diretamente ao contato com o Criador do Universo (GADU). Defendo aqui nossa constituição trina (corpo, alma e espírito) sendo nosso espírito a mais sublime a essência do Criador, incriado, Seu fôlego de vida em nós que é a única partícula imortal e perfeita que clama por essa aproximação com o eterno e transcendental.

3ª consideração: esse paramento obrigatório, especialmente ao Ap∴M∴ traz em sua cor branca o simbolismo da inocência, ou seja, a ignorância peculiar ao neófito que começa os primeiros passos na Senda Maçônica. Razão pela qual a Abeta levantada sugere maior proteção em razão da pouca ou quase nenhuma habilidade do novel obreiro.

4ª consideração: a busca do religare (latim) que significa ligar, unir, produzir junção, nesse caso, nosso intimo encontrar o absoluto e o metafísico, com a finalidade de entender a real função na qual devemos desenvolver nossa existência.

5ª consideração: outra importante consideração é o significado das lascas desprendidas da pedra bruta. Fato que me direciona a refletir que sendo meu “eu” a pedra bruta, que necessita de lapidação as lascas são, portanto, as imperfeições reconhecidas por mim que com o desbaste produzido pelo cinzel saltam sem rumo de encontro comigo mesmo. Este é um claro sinal de que senão houver resiliência não haverá progresso na lapidação. As lascas arremessadas contra meu “eu” são defendidas pelo “escudo” chamado avental maçônico, que jamais pode ser excluído da vestimenta maçônica.
Cabe observar que todo o processo de lapidação reserva o deleite do silencio. O trabalho de cura interior proporcionado pelo tempo de aprendiz me leva a reconhecer que o único som que devemos observar é do Malhete, em trabalho conjunto com o Cinzel. Resulta no aperfeiçoar o caráter do M∴.
Por fim, o avental maçônico constitui parte de real importância na indumentária maçônica. Um paramento que sobrevive as mais remotas épocas da Maçonaria Operativa. Muito se tem mudado na Maçonaria ao longo do tempo, porém, o avental tem resistido tal é sua força e simbolismo em todos os graus e em todos os ritos.

Já a Abeta levantada no avental do aprendiz como já se considerou acima, possui interpretações exotéricas, esotéricas ou míticas. Para nós nesse momento de estudos IIr∴ importa o sentido esotérico, que é por essência analógico. A nossa ansiedade de neófitos provoca e induz ao erro. Proteger a conhecida “boca do estomago” mantendo a Abeta Levantada evita dano ao obreiro enquanto aprende o Sublime Ofício. Aprender a controlar a ansiedade, as paixões de iniciante é o caminho que devemos seguir sempre. Olhando para o futuro e tendo a visão de uma sociedade melhor, após o tempo necessário para polir o “eu” e servir melhor ao nosso semelhante.

FONTES E CONSULTAS

(Boucher, Jules; “A Simbólica Maçônica”) PERSEVERANÇA MAÇÔNICA – trabalho do nosso Ir∴ Paulo Henrique da Silva – A∴M∴ da ARLS São João da Escócia III n° 1587 do Or∴ de Coroatá – Maranhão; O ENSINAMENTO DA MAÇONARIA – A VISÃO DA ARTE REAL – trabalho do nosso Ir∴ Joel Santos, M∴M∴
G∴O∴L∴, Lisboa; O AVENTAL MAÇÔNICO E SEU SIGNIFICADO – artigo do nosso Ir∴ Guilherme Fontenelle Ribeiro de Oliveira – publicado no site pt. scribd. com

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.