A Solidariedade Maçônica

A Loja Maçônica Fraternidade Paulista é a Loja mais antiga da cidade de Barretos, estado de São Paulo. Fundada em 17 de agosto de 1897, teve em seus mais de cem anos de existência, valorosos irmãos que prestaram relevantes serviços na vida da cidade e da região. Sempre teve participação expressiva na maçonaria nacional, inclusive é uma das lojas fundadoras do Grande Oriente Paulista. No âmbito social, a loja sempre teve participação de destaque, como no natal dos pobres nos anos 60, no curso preparatório de admissão ao ginásio, “Cel. Silvestre de Lima”, mantido de 1953 até 1970 no próprio prédio da loja e sob a administração dos Irmãos. Nas décadas de 70, 80 e 90 foi mantenedora do DAMA (departamento de assistência ao menor Aprendiz), entidade que abrigava menores carentes, dando-lhes moradia, alimentação e estudos. Atualmente conta, em seu quadro, mais de 120 Irmãos. É patrocinadora do Capítulo Fraternidade Paulista, da Ordem Demolay, naqual as reuniões acontecem sempre às quartas-feiras, às 20h.

Um sonho da A.’.R.’.L.’.S Fraternidade Paulista começou a tornar-se realidade. No dia 15 de agosto de 2005, a Loja aprovou a compra de um terreno de 700m², para a construção da Casa do Maçom. Na realidade, a família do Irmão João Baroni doou metade do terreno, e vendeu a outra metade. Vinte Irmãos se uniram e adquiriram mais um terreno, que fazia fundo com esses outros, somando 960m² de área para construção.

A Fraternidade Paulista sempre levou muito a sério o servir. Como Barretos possui a fundação Pio XII, que é a mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional no tratamento, prevenção e combate ao câncer, recebe pacientes do Brasil inteiro, e estes quando em tratamento necessitam permanecer na cidade por longos períodos, às vezes até anos, todas as lojas de Barretos sempre são procuradas para auxiliar os Irmãos e seus familiares. Independente do Oriente de onde eles provenham, sempre tentamos dar o maior conforto possível. Para isso, criamos a Casa do Maçom João Baroni, uma construção que abrigará Irmãos e familiares do Brasil inteiro, em tratamento no Hospital do Câncer de Barretos.

No Hospital do Câncer de Barretos, realizam-se mais de 2.000 atendimentos por dia, no qual 98% deles derivam-se do SUS. O hospital fornece 3.600 refeições diárias; possui um déficit operacional de R$ 1,8 milhão por mês. Tudo isso o torna referência nacional no combate, prevenção e tratamento do câncer, entre as 1.115 cidades de estados brasileiros.

Autor

Participação do Ir.’. Elson Fernandes Ribeiro

Editora Domínio

(11) 2099-9299 - Rua Dr. Zuquim, 576 - 02035-020 - Santana - São Paulo - SP