Por causa do aumento crescente dos casos de câncer, as instalações do Hospital inauguradas em dezembro de 2001 ficaram pequenas para o atendimento de mais de 20 mil pacientes ao ano.

O Hospital do Câncer, que atende ao Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do Sudoeste do estado, abrange 84 cidades e localidades.

Com a ampliação, passa de 1500 para 5000 m² de área. As obras, orçadas em cerca de R$ 9 milhões, segundo o Presidente da ACCCOM, Januário Ferreira Valério, foram fruto das doações da comunidade e empresas: pessoas solidárias à luta contra o câncer que tornaram possível essa conquista, a quem a Associação agradece.

Segundo a paciente Fernanda Emannuelle Araújo Braga, 14 anos, da cidade de Luz, essa obra de ampliação será muito importante para os pacientes. “Muitas pessoas precisam do Hospital do Câncer, mas, a espera estava longa. Agora o atendimento será mais rápido. Agradeço a ACCCOM pelo bom tratamento que tenho e fico feliz por mais esse sonho realizado”.

O evento ocorreu às 10 horas, com transmissão ao vivo pela TV Candidés e online pelo site www.acccom.org.br – Informações: (37) 3512.1500.

Expansão do Hospital do Câncer

Primeiro andar

Radioterapia.

Novo bunker: local específico de concreto armado para abrigar equipamento de radioterapia, com paredes e teto de 2m e 35cm de largura, um volume de aproximadamente 260 m³ de concreto, o equivalente que se gasta, por exemplo, em um prédio de 4 apartamentos.

Esse bunker receberá outro aparelho de radioterapia, denominado acelerador linear, que custa cerca de R$ 2.350.000. Esse equipamento estava empenhado pelo o estado há três anos, porém, não foi liberado até o momento. O acelerador linear utilizado atualmente pelo Hospital tem a capacidade diária de aproximadamente 70 atendimentos, porém, por causa do volume de pacientes, realizam-se por dia até 110 sessões, o que causa desgaste, paradas e comprometimento do atendimento.

O Deputado Federal Jaime Martins Filho fará um empenho pessoal para a importante aquisição.

Adaptação da área física existente e 2 novos consultórios para receber maior número de pacientes com melhor distribuição do espaço, segundo normas técnicas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e CNEM (Comissão Nacional de Energia Nuclear).

Espaço ACCCOM

Acompanhamento de cirurgias, sala de reuniões e Ouvidoria.

Segundo andar

Quimioterapia.

Reforma, aumento da área física, criação de nova sala de infusão de Quimioterapia, com espaço exclusivo para crianças.

Criação de outros 4 consultórios; aumento da área de farmácia, com capacidade para uma nova capela de fluxo laminar.

Criação de 2 salas para pacientes debilitados, sala de urgência e emergência.

Otimização do espaço existente e melhor distribuição da recepção, triagem e distribuição de medicamentos oral.

Terceiro andar

Cirurgia ambulatorial.

Construção de 14 ambulatórios cirúrgicos de média complexidade para as diversas especialidades oncológicas cirúrgicas, 2 salas para pequenos procedimentos como biópsia, sala de curativo, sala de observação pós procedimento, sala de exame proctológico.

Quarto andar

Internação.

Pavimento com 36 leitos para pacientes oncológicos, com ala infantil.

Recepção central para os 4 andares, com 2 elevadores.

Áreas funcionais em todos os andares com copa, banheiros para pacientes e funcionários, sala para cadeiras de rodas e macas.
Passarela construída para ligar o Hospital do Câncer ao Hospital São João de Deus.

A ACCCOM

Objetiva a prevenção, tratamento e assistência ao paciente com câncer e a seus familiares. Possui: Casa de Apoio ao Portador de Câncer – capacidade diária de atender 80 pacientes e acompanhantes gratuitamente com 5 refeições diárias, oficinas terapêuticas, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, pedagoga, assistente social e enfermeiros especializados.

Centro Assistencial – agendamento de consultas, exames, medicamentos e complementos alimentares, odontologia e fonoaudiologia, todos gratuitos. Prevenção e Rastreamento – ações gratuitas de formação à rede pública, palestras e atendimento para a comunidade.

Antitabagismo, Pós-Óbito, Humanizar (atendimento domiciliar a pacientes fora de possibilidade terapêutica atual) e transporte gratuito para pacientes de Divinópolis são algumas das várias ações da instituição.

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.