Educação e Cultura são aspectos fundamentais na vida de qualquer pessoa, pois é um dos parâmetros de avaliação de um indivíduo perante a sociedade. Um povo sem cultura e educação é facilmente dominado por seus algozes modernos. Um país que não valoriza a sua cultura e não se preocupa em educar os seus filhos tende a ser subjugado pelas nações poderosas.

Diante disso, passamos a refletir no papel da nossa Sublime Ordem, cuja história tem comprovado que há muito tempo a Maçonaria faz parte dos destinos cívicos e patrióticos dos brasileiros. Ao mesmo tempo, observamos que é preciso que os nossos Obreiros também recebam os ensinamentos da Cultura e da Educação Maçônicas, para que possam crescer na sua senda. E para isso, é necessário que tenham acesso aos meios para esse desenvolvimento.

Quando iniciamos nossa tarefa como Grande Secretário da Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônicas do GOSP, em 2003, pensamos, então, o que poderíamos promover na Maçonaria paulista que comungasse com esse ideal maçônico e patriótico.

Foi assim que encontramos no nosso Regimento Interno (Decreto 026) as nossas atribuições gerais:

  • Promover a Educação maçônica em geral.
  • Promover a harmonia social entre maçons.
  • Zelar pela tradição maçônica Estadual.
  • Desenvolver pesquisas e atividades culturais.
  • Promover e manter o acervo Histórico e Cultural.
  • Apoiar e incentivar os encontros entre maçons.

Após a leitura do Regimento, era preciso partir para ação e criar eventos pelos quais pudéssemos, na prática, conquistar os nossos ideais de crescimento, não individual, mas coletivo.

Imbuídos da vontade de colaborar para o progresso de nossa Ordem e do nosso País, reunimo-nos logo no início de nosso mandato com o Conselho Consultivo, para planejar nossas ações e traçar nossas metas.

Idéias foram surgindo e logo partimos para a prática. Desde então, a cada dois ou três meses, promovemos reuniões para fortalecer os nossos elos, viabilizar os projetos e dar suporte aos mesmos, não permitindo que morra a chama do nosso ideal maçônico.

Tenho a grata satisfação de apresentar neste Boletim um resumo do resultado obtido durante nossa gestão, no período de 2003 a 2006, com a ajuda de vários Irmãos conscientes de suas responsabilidades.

Relatório das Atividades da GSCEM – GOSP (2003/2007)

Foram criados os seguintes Departamentos:

  1. Conselho Consultivo – Sua finalidade é dar sustentação e viabilização aos novos projetos e conselhos, pois acreditamos que toda ação pode ter um resultado muito mais favorável quando é motivada ou mesmo orientada por suas lideranças. Os Irmãos conselheiros, com sua experiência, estão habilitados a avaliar os meios mais práticos e viáveis para desenvolvimento das idéias que surgem nas reuniões e que contribuem para resultados satisfatórios dos projetos.
  2. Departamento Cultural – Apóia, incentiva e dá sustentação aos cursos promovidos pela GSCEM. É também o responsável pela apresentação do Coral Maçônico. Por meio desse departamento, está sendo possível desenvolvermos várias ações em nossa Secretaria, oferecendo diversos cursos gratuitos para os Irmãos, de modo que possam enriquecer seus conhecimentos, aperfeiçoarem-se nas suas tarefas em Loja, ou mesmo tomar contato com algum tema de interesse geral.

    Pensamos também nas Cunhadas, Sobrinhos e no público em geral, e decidimos oferecer-lhes atividades culturais nas nossas instalações, de modo que pudéssemos interagir ainda mais. Contatamos alguns Irmãos especialistas em áreas diversas, como saúde, arte, advocacia, e os convidamos para proferir palestras em nossos Templos. Pudemos, assim, atender a esses anseios, e tudo graciosamente, de nossos familiares e amigos.

    No dia 2 de agosto de 2006, realizamos uma reunião na qual foram feitas avaliações e análises críticas dos cursos que promovemos até o momento, para que possamos melhorar os vindouros, bem como fomentar o envolvimento de todos os Irmãos nessas atividades. Santos e Ribeirão Preto são as próximas cidades onde nossos instrutores estarão para ministrar cursos às Dignidades maçônicas dessas localidades.

    Também foi proposta a formação de uma segunda equipe de Instrutores dos Departamentos de Cultura e Educação para o curso de Oficiais, tendo em vista a possibilidade de estarmos presentes em diversas regiões ao mesmo tempo, ou mesmo não sobrecarregando os mesmos Irmãos freqüentemente.

  3. Departamento de Acervo Histórico e Cultural – Sua missão é preservar, catalogar e organizar a BIBLIOTECA (livros), a HEMEROTECA (jornais e revistas), a PINACOTECA (coleção de quadros), a NUMISMÁTICA (moedas, cédulas e medalhas), a FILATELIA (coleção de selos) e a GLIPTOTECA (coleção das esculturas). Já passamos por uma grande reforma cultural para ampliar o espaço, tendodo em vista o grande crescimento de nossos acervos.

    A Biblioteca foi totalmente reformatada, com a alteração de todo o layout da planta anterior, tendo em vista que seu acervo foi ampliado para mais de 5 mil obras.

    Com tudo isso, acreditamos que poderemos preservar a nossa História, não permitindo que jóias preciosas se percam no tempo, e que os nossos descendentes, que serão os Aprendizes, Companheiros e Mestres do futuro, possam ter conhecimento do passado da Ordem e construírem uma nova História para a nossa sublime Instituição, sem se esquecerem ou terem conhecimento da essência de sua ancestralidade e dos fatos e acontecimentos que estarão registrados nesses acervos culturais e educacionais.

    Conseguimos disponibilizar diversas obras para download no site do GOSP (www.gosp.org.br), totalmente gratuito. Inserimos há pouco uma obra muito interessante sobre a Administração de Loja Maçônica, Manual de Hiram – Um Guia para o Venerável Mestre, de autoria de um ex-Grão-Mestre, o Irmão Wayne T. Adams, que gentilmente nos deu permissão para viabilizar o seu trabalho na nossa Home Page. O tradutor da obra é o Irmão Alberto Conehero, que também nos cedeu os direitos de sua tradução.

    Existem mais dois títulos de conteúdo histórico à disposição no site do GOSP: A Iniciação de Jesus, do Dr. R. Swinburne Cllymer e Secrets et Mystéres de la Maçonnerie, de Devolier.

  4. Departamento de Incentivo e Apoio aos ERACOM’S à Educação e Cultura na Maçonaria – Incentiva, facilita e apóia os estudos e pesquisas, assim como a realização em todas as regiões e Lojas Jurisdicionadas ao GOSP.

    O Departamento disponibilizará os melhores trabalhos apresentados pelos Irmãos, no site do GOSP. Por conta disso, já está com um plano piloto no ar.

  5. Departamento de Instrutores Culturais e Educacionais – Ministra palestras e cursos, sem custos para os Irmãos, nas mais diversas áreas do conhecimento humano. É o responsável pela formação de Multiplicadores Culturais nas regiões do interior do Estado. Trabalhamos muito para aumentar o número de Irmãos aptos a ministrar cursos e palestras, de modo que os possamos atender aos vários pedidos das Lojas para que essas atividades sejam desenvolvidas em suas localidades.
  6. Departamento de Pesquisas Históricas e Filosóficas para todos os Ritos – Incentiva a pesquisa histórica e filosófica dos Ritos regulares do GOSP. já está à disposição dos Irmãos os melhores trabalhos, divididos por Grau, no site do GOSP.
  7. Departamento Editorial – Produz o jornal eletrônico Nova Era Maçônica, disponível no site do GOSP, que é elogiado em diversos Orientes, no Brasil e no exterior, fato este comprovado pela grande quantidade de cartas que recebemos freqüentemente. A publicação já está em sua 37º edição. Aumentamos consideravelmente a paginação inicial, pois passamos a receber vários textos relevantes, a título de colaboração, de autoria de diversos Irmãos, que enriquecem a cada mês o nosso jornal. Conseguimos desenvolver esse trabalho sem custo para o GOSP, pois contamos com a colaboração dos jornalistas e da editoração e da revisão, por meio da Madras Editora.

    Por ser uma publicação virtual, as notícias podem ser acessadas no mundo todo. Todas as edições estão disponíveis para acesso no site da GOSP.

  8. Departamento Educacional – Elabora e ministra os cursos de Dignidades e Oficiais, Motivacionais e de Administração em Loja. Atua sempre em conjunto com o Departamento Cultural. Esses cursos são oferecidos com o intuito de que nossas Lideranças estejam mais bem preparadas para as suas atribuições, dentro dos princípios maçônicos.

    Todas as Palestras e os Cursos são inteiramente gratuitos, com apostilas que permitem consultas posteriores, no dia-a-dia, de modo a sanar todas as dúvidas ou mesmo para orientação dos demais Irmãos em suas Lojas. Ao final do curso, são entregues os certificados de participação, enriquecendo os currículos de cada um. Os cursos são ministrados sem ônus para o participante. Cabe à GSCEM bancar os gastos gerais. Já foram entregues mais de 5.250 certificados para diferentes pessoas.

    Durante os eventos, são sorteadas algumas obras literárias entre a platéia, com o intuito de difundir a leitura e enriquecer os conhecimentos.

Cursos Ministrados para Maçons:

  1. Cursos de Administração em Loja;
  2. Cursos de Qualidade e Liderança em Loja Maçônica;
  3. Cursos para Dignidades Maçônicas;
  4. Cursos para Formação de Líderes;
  5. Cursos para Mestre-de-Cerimônias;
  6. Cursos para Oficiais;
  7. Cursos para Orador;
  8. Cursos para Veneráveis Mestres.

Cursos Ministrados para a Família Maçônica:

  1. Cursos de Cabala;
  2. Cursos de Motivação Pessoal;
  3. Jornada Cabalista.
  4. Cursos de Hermetismo;
  5. Cursos de Redação e língua portuguesa;
  6. Qualidade de Vida.

Palestras Realizadas:

  1. Divina Proporção;
  2. A Obra de Leonardo Da Vinci;
  3. Avataras;
  4. Igreja e a Maçonaria;
  5. Influência de Pitágoras na Maçonaria;
  6. Legado de Pitágoras;
  7. Padrão Setenário;
  8. Departamento Esportivo e Recreativo – Por considerar que esporte e lazer são atividades vitais para uma vida saudável, criamos este Departamento. Seu objetivo é promover confraternizações de futebol, vôlei, basquete, tênis, natação e outras modalidades esportivas entre as Lojas, podendo participar Cunhadas, Sobrinhos e Dependentes, com a finalidade de arrecadações de alimentos não-perecíveis, roupas e calçados para doações.

    Fazer convênios com academias e quadras poliesportivas para a Família Maçônica. Trabalhar em conjunto com a Prefeitura e Governo do Estado em projetos para tirar crianças das ruas (promovendo campeonatos entre escolas).

    Criar um banco de alimentos não-perecíveis, roupas e calçados para doação aos mais carentes.

    O intuito dessas ações é trazer nossos familiares para as nossas atividades beneficentes, com descontração e diversão, conseguindo unir ainda mais os IIr. e seus familiares, despertando a chama da Solidariedade e da Fraternidade em seus corações.

  9. Departamento de Administração Interna (DAI) – Coordena, planeja e administra os Coordenadores. Organiza e secretaria as reuniões entre os Departamentos da GSCEM. É responsável pela comunicação interna dos Irmãos dos Departamentos e conta com três Divisões: Divisão de Pessoal, Divisão de Logística e Apoio (viabiliza a estrutura de todos os cursos e eventos) e Divisão de Imprensa e Divulgação (Divulga todas as ações, cursos e palestras, de modo que todos os Irmãos possam tomar conhecimento das atividades desenvolvidas e delas participar. Uma das ferramentas que passamos a utilizar para difundir nossas atividades foi a Internet. Procuramos cadastrar os endereços eletrônicos todos os Irmãos do Estado de São Paulo, para que recebessem as novidades da nossa Secretaria, bem como de todo o GOSP, o mais rápido possível).

Publicações de Obras Literárias

Publicamos o livro Manual Completo para Lojas Maçônicas, de autoria dos Irmãos Amado Espósito dos Santos, Carlos Brasílio Conte, Cláudio Roque Buono Ferreira e Wagner Veneziani Costa. A primeira tiragem da obra (3 mil exemplares) foi distribuída, gratuitamente, com um exemplar para cada Loja e para algumas Dignidades do GOB e do GOSP e a todos os Grão-Mestres e seus Adjuntos em todo o País.

Recebemos farta correspondência dos Irmãos de todo o Brasil, discorrendo acerca da importância dessa publicação para seus trabalhos em Loja, pois o livro é um guia para todas as atividades maçônicas na Loja.

Estamos preparando um livro sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito, que será editado neste ano 2007.

Viagens

Em janeiro de 2006, realizamos um cruzeiro marítimo, denominado “Qualidade de vida em alto mar”, no navio Island Scape, quando tivemos oportunidade de confraternizar com diversos Irmãos e seus familiares. Foram vendidas 120 cabines para os maçons. No ano de 2007 fizemos um novo cruzeiro, com mais de 190 cabines vendidas, no MSC Armonia. Foi simplesmente uma viagem fantástica, todos gostaram e pediram para não parar-mos com esses eventos, principalmente nossas cunh.’. & e sobr.’.

Estamos planejando uma viagem no início do ano de 2008 para o Egito com visitas em todos os Templos, Pirâmides, passeios de navio no rio Nilo e outros lugares turísticos. Uma outra idéia seria a de viajar para Inglaterra, Irlanda, Escócia, visitando e conhecendo museus, bibliotecas e a Grande Loja Unida da Inglaterra.

Seminários

Apoiamos a Grande Secretaria de Orientação Ritualística na realização do I Seminário Geral de Ritualística dos Seis Ritos do GOSP.

Apresentação

Apresentação de Coral Maçônico no Dia das Mães. Na oportunidade, fizemos uma homenagem a todas as nossas Cunhadas, mães de nossos filhos, netos e sobrinhos, o sustentáculo de nossos lares.

No Dia dos Pais, promovemos um concerto musical: “A Flauta Mágica”, de Mozart, no Templo Piratinga, para homenagear todos os pais. Desse modo, é possível proporcionar cultura, lazer e bem-estar entre as famílias.

Atualização de Cadastro do GOSP – Virtual

Começaremos a enviar por e-mail informações úteis sobre as determinações do nosso Grão-Mestre, assim como acerca das atividades as educativas e culturais (cursos; palestras; eventos em geral). Para isso, estamos fazendo a atualização dos dados cadastrais de todos os Irmãos, de modo virtual, pois isso agiliza todo o nosso processo de comunicação.

Atividades Desenvolvidas no Segundo Semestre de 2006

  • Promovemos, apoiados pela Secretaria de Ritualística e seus Secretários Adjuntos, Dinâmicas Ritualísticas – Vivências em todos os ritos regulares (com liberdade de interação);

Considerações Finais

Lembramos que o nosso trabalho na GSCEM só termina em 10 de junho de 2007. Até lá, queremos fazer muito mais atividades. Promoveremos todos os cursos e palestras novamente, inclusive estamos com um projeto para fazer isso eletronicamente, a exemplo de filmagem dos cursos para as Dignidades Maçônicas, pois temos recebido pedidos de todo o Brasil para realizarmos nossos cursos em diversas localidades. Desse modo, poderemos disponibilizar gratuitamente esses cursos pela Internet.

Fica aberto também o convite aos IIr.’.palestrantes para integrarem nossos quadros de colaboradores. Mandem seus currículos para avaliação (meu endereço eletrônico é: wagner@madras.com.br).

Nesses três anos, respondemos a aproximadamente 3 mil e-mail, sanando, ou pelo menos tentando, às dúvidas de Irmãos a respeito da Ordem Maçônica e de nossos trabalhos.

Neste momento, sentimos que cumprimos o nosso propósito, mas ainda estamos longe da Perfeição, o que poderá ser conquistado quando os aproximadamente 19 mil Obreiros somarem fileiras nesse trabalho, interagindo e contribuindo para o progresso de nossa sublime Instituição. Assim, então, sentiremo-nos plenamente realizados.

Jamais diria que na Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônicas há um Grande Secretário. Sinto não orgulho, mas satisfação por todos prestarem seus apoios incondicionais à GSCEM. Tudo o que foi realizado foi um trabalho de equipe, com espírito de União, porque acredito piamente que ninguém faz nada sozinho. Digo que foi um trabalho de equipe até mesmo porque o membro mais freqüente desse grupo foi e é o Eminente Cláudio Roque Buono Ferreira, o Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, um Irmão sempre presente e atuante.

Meu muito obrigado a todos os IIr.’. que vestiram e suaram suas camisas nessa jornada que, repito, ainda não se findou. Sabemos que a Educação é tão importante, que Aristóteles chegou a dizer que “a sorte de um país está na Educação de sua mocidade”. Por isso, acredito que não acumulamos mais uma função na Maçonaria, mas que passamos a desempenhá-la, com toda a nossa vontade de formar uma base consistente para a família maçônica e para a família brasileira, com mais Cultura e mais Educação!

3 Responses

  1. Valdemar Para

    Parabens Ir.´. Alessandro Sani.”Quem procura encontra” Vc encontrou um tesouro cultural que pode ajudar muitos IIr.´., principalmente os AApr.´. e CComp.´. e porque não dizer muitos MM.´.

    Responder

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.