Qual Irmão já aproveitou, durante suas férias, para visitar alguma Loja Maçônica?

Desde minha iniciação na Ordem, comecei a buscar o significado do Esquadro e do Compasso espalhados por quase todas as cidades. Mesmo passando semanalmente, não notava o que estava ali. Para mim poderia ser uma obra de arte de algum escultor famoso ou um símbolo marcando um certo local. Mas isso acontece com muitas pessoas que não têm conhecimento do assunto.

O Marco Maçônico, simbolizado pelo Esquadro e o Compasso, não está solitário na visão desconcentrada dos passantes. Quando visitamos uma cidade, podemos encontrar a presença do Rotary Club, Kiwanis Lions, Câmara de Comércio e outros mais. Na minha infância, em quase todos os feriados viajávamos para Cataguases, passando pela ponte de Além Paraíba, na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, via grandes engrenagens, marcando a entrada da cidade sem muito entender o que seria. Anos depois, compreendi que aquelas engrenagens eram a marca da presença do Rotaty Club International, naquela localidade.

Fui iniciado na Ordem em Miami e sempre que tenho necessidade de ir ao Rio de Janeiro, procuro visitar alguma Loja Maçônica. Nesses dois últimos anos conheci vários Irmãos e fiz muitas amizades. Também tive o prazer de receber alguns Irmãos que estavam de passagem por Miami e acompanhei-os, a fim de que pudessem participar dos nossos trabalhos.

Além de ser umas das portas de entrada dos Estados Unidos, Miami sempre foi um lugar muito visitado pelos brasileiros e é um lugar cobiçado por investidores estrangeiros, depois da queda do mercado imobiliário. Há várias oportunidades de negócios e muitas famílias compram propriedades para passar longas temporadas ou até para alugá-las na alta estação.

Como em quase todos os lugares, a Maçonaria contribui para a formação e o desenvolvimento da história da Flórida. O Estado da Flórida foi estabelecido, em 30 de Março de 1822, depois de várias negociações com a Espanha. A Grande Loja da Flórida surge em 1830, criando, nesse mesmo ano, várias Lojas por todo o Estado.

A Maçonaria da Flórida participa em todas as ações de caridade e o principal projeto dos “Blue Lodges” é manter o Masonic Home em St. Petersburg. O Masonic Home (Casa do Maçom) foi criada em 1902 para abrigar Irmãos e Cunhadas que, devido à alta idade ou ao estado de saúde, precisam de supervisão ou auxílio para ter uma vida confortável. Essa Casa do Maçom é patrocinada por todos os Maçons e é custo zero para os residentes. O orçamento anual para manter esse estabelecimento é de 6.8 milhões de dólares. É o único estabelecimento 5 estrelas em todo o estado da Flórida nesse setor. Hoje abriga uma média de 105 residentes por mês, com idades entre 70 e 106 anos.

Acredito que a falta do inglês é uma grande dificuldade que os Irmãos encontram nas visitas feitas a alguma Loja nos Estados Unidos.

O Rito York é usado na Flórida e quem tem uma boa base de inglês vai poder participar sem problemas. Existem duas Lojas que trabalham em Espanhol, e, pra quem não sabe Inglês, a Língua Espanhola é bem parecida com a Língua Portuguesa.

O Irmão que desejar passar as férias em Miami e aproveitar para visitar alguma Loja deve entrar em contato com o Secretário da Loja e confirmar a data de sua visita, para que não haja nenhum imprevisto. Deverá trazer sua Identificação Maçônica, e certificar se sua Loja é reconhecida pela Grande Loja da Flórida.

O Condado de Miami-Dade é dividido em dois distritos: o 34 que são as Lojas ao norte do rio de Miami e o 35 que são as Lojas ao sul do rio de Miami.

Se o Irmão quiser esticar até Key West, existem 5 Lojas no distrito 36 que são as Lojas do Condado de Monroe e uma delas tem seus trabalhos em Espanhol.

Acesse: Key West Masons para maiores informações.

Templo Scottish Rite

471 N.W. 3rd St, Miami, FL 33128
Secretary: Patrick C. Palmer, 33º
E-mail: secretary@srmiami.org

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.