A Escada de Jacó

Enquanto o homem (Maçom) não compreender, ele próprio, e sentir a necessidade de “mudar”, não sairá das linhas horizontais da acomodação e das promessas.”

Dar o primeiro passo, subir o primeiro degrau já é sinal de mudança. Se isto, não for feito, não começaremos a subir a ESCADA DE JACÓ. Ela que nos dará o verdadeiro horizonte MAÇÔNICO de elevação MORAL E ESPIRITUAL. Mas, também acho que precisamos algumas ferramentas para a subida dos degraus evolutivos.

O MAÇOM que evolui, renova-se para o bem, transforma-se para melhor. Melhora-se,para ser o CONSTRUTOR SOCIAL, capaz de tornar FELIZ A HUMANIDADE, isto falamos e está em nossos rituais e é um dos objetivos maçônicos.

Para que consigamos subir os degraus, precisamos ter; Compreensão da necessidade de “MUDAR” , para evoluir só mudando nossos hábitos, se assim não fizermos nada acontecerá, além daquilo que já sabemos e conhecemos.

Conjugar “BOA VONTADE, ESFORÇO e PERSEVERANÇA”, três atitudes , para que se possamos evoluir com motivação, com alegria e prazeirosamente. Ter firme e convicta a deliberação de “ESTABILIZAR A MUDANÇA”, fazer o novo e não a novidade que é passageira, mas mudar com substância e propósitos atuais e melhores.

E Ter o propósito de não “RETROCEDER NA ATITUDE SUPERIOR” , ou de não parar a subida e assim mudar evolutivamente, a fim de verticalizar em definitivo o processo de renovação espiritual, moral e social , que nos é apresentado na INICIAÇÃO. Deixar parado, para trás o velho homem, para que possa subir a ESCADA DE JACÓ o NOVO HOMEM/MAÇOM que nasceu.

Meus Irmãos, há necessidade de deixar de lado as promessas e agir agora! A oportunidade já nos foi dada, fomos iniciados, precisamos agora parar de postergar, de prometer e agir em prol da humanidade. Precisamos, também trazer esta ESCADA para fora do TEMPLO, e ensinar a todos pelo exemplo, pela crítica construtiva, por se poscionar contra e abertamente neste caos nacional político e moral. AGIR NA E PARA A SOCIEDADE. E só assim subindo a ESCADA DE JACÓ, poderemos tirar do CAOS a humanidade, a sociedade esclarecendo a todos, para o bem de todos.

A Educação nos tira do atraso. Mostrar o que serve do que não serve, o que convém do que não convém, só assim vamos conseguir agir para o bem de todos. O BEM COMUM, tão esquecido pelos que querem ficar parados a frente da ESCADA , aguardando talvez, alguém que queira mudar.

MAS, É O MAÇOM QUE PRECISA MUDAR, PARA SUBIR A ESCADA DE JACÓ. MEUS IRMÃOS, VAMOS DAR OS PASSOS NECESSÁRIOS DA EVOLUÇÃO, A HUMANIDADE ESTÁ CLAMANDO POR ISSO. NÓS DEVEMOS SER OS PROTAGONISTAS DA MUDANÇA E NÃO OS ESPECTADORES.

Assim, neste aproveitar da subida, poderemos achar o verdadeiro caminho da MUDANÇA E DA EVOLUÇÃO,
Para o bem de todos nós. Não podemos ficar na superfície.

Autor

Ir.’. Martins Pealva

Editora Domínio

(11) 2099-9299 - Rua Dr. Zuquim, 576 - 02035-020 - Santana - São Paulo - SP