É a loja que goza do pleno uso de todos os seus direitos maçônicos, completamente independente de qualquer outra Loja e sem outras limitações a não ser aquelas estabelecidas na Constituição e nos Regulamentos Gerais da Potência da qual é juridicionada

A Loja Justa e Perfeita

Uma loja é um organismo muito mais complexo do que aparenta ser, e não pode ser visto de forma leve. Tem que ser pensada, estruturada e sobretudo vivida. Viver uma Loja é investir nela para dela retirar a possibilidade de aperfeiçoamento que a maçonaria proporciona aos seus membros. Os Irmãos que constituem uma Loja têm uma pequena responsabilidade para com os que os procederam e uma enorme responsabilidade para com os que os seguirem.Sendo a Maçonaria intemporal e logo o maior peso deve ser o futuro. O que me faz entrar num outro ponto de vital importância para que uma loja seja Justa e Perfeita. Não chega que estejam lá 7 ou 9 ou 12 ou mesmo 25 mestres e que todos estejam presentes. É necessário compromisso para com a Loja. Compromisso que começa na 8169assiduidade, mas que se complementa com a participação e com a intervenção. Não chega pensar que o outro faz, é preciso fazer com o outro.

Aceitar um cargo ou uma tarefa deve ser um ato consciente de serviço com a atitude de fazer melhor que o que for possível fazer, de chegar e trazer sugestões, alternativas, melhoramentos, porque chegar é insuficiente. Todos temos os nossos afazeres profanos, e todos temos que tirar tempo de algum sítio para podermos estar aqui, mas não é só estar aqui fisicamente mas também trabalhar para a Maçonaria, e isso só acontece se tirarmos mais um pouco de tempo para em nossas casas pensarmos prepararmos trabalho.

Somos nós hoje o repositório da memória das gerações passadas, temos que permitir que gerações futuras sejam por sua vez o repositório das nossas memórias.

Concluindo, uma Loja Justa e Perfeita é muito mais que o número de Irmãos que estão numa determinada sessão. Isso seria reduzir a Loja a uma sessão, e se assim fosse seria mais coerente fechar a Loja e desistir do sonho.

Está nas mãos de cada um o destino do sonho individual é certo, mas está também nas mãos de cada um o destino do sonho coletivo dos Irmãos que se reuniram para formar uma qualquer loja.

Uma resposta

  1. Roberto da Silva Chrysostomo

    Esclareço que há algumas semanas, ao ler uma excelente matéria neste maravilhoso site, decidi fazer um comentário em forma de “desabafo”, informado que fui que meu comentário “estaria dependendo da aprovação do mediador” antes da publicação.
    Para minha surpresa, ele foi colocado “no ar” em seguida.
    Peço desculpas pelo lamentável fato.
    T.’.F.’.A.’.

    Responder

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.