As palavras “Jacobitas” e “Jacobinos” são semelhantes, mas o significado é totalmente diferente um do outro. Vou esclarecer-lhes, baseado no Grande Dicionário Enciclopédico do Mestre Nicola Aslan:

Jacobinos: nome dado, na França, aos frades Dominicanos, cujo primeiro Convento em Paris, foi estabelecido na Rua Saint-Jacques, em latim Sanctus Jacobus. Tinha também outro Convento na Rua Saint-Honoré que foi sede do partido dos tais frades, agora denominados de “Jacobinos”. Nesse local foi estabelecida a sede de uma das mais célebres sociedades políticas da Revolução Francesa. Seus adversários da Realeza batizavam os sócios com o nome de “jacobinos”, nome que os frades usavam e que lhes ficou. Formou-se a Sociedade dos Amigos da Constituição, fortemente organizada.

Jacobitas: nome dado aos elementos partidários de Jaime II (Jacobus II), expulso do trono da Inglaterra pela Revolução de 1688, cujos ativistas o substituíram por Guilherme de Orange. Várias foram as tentativas de restauração do Trono e houve muitos “Jacobitas” entre os ingleses, mas a maioria, eram escoceses, principalmente da nobreza dos Highlands.

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.