O

que significa mosaico, possivelmente uma palavra de origem grega, embora a técnica seja antiga. É um embutido de peças de pedra ou de outros materiais como plástico, areia, papel ou conchas, formando determinado desenho. O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano, geralmente piso ou parede.

O pavimento mosaico é um dos ornamentos da loja, que deve ser contornado, por ser espaço consagrado com seus quadrados, brancos e pretos simboliza a dualidade, significa à harmonia, que é preciso reinar na humanidade, apesar das diferenças de cores e de raças.
De acordo com as Instruções do Primeiro Grau, ele representa a variedade do solo, as diferenças de opinião, raças, etc. É, além disso, a imagem do Bem e do Mal que permeiam o caminho da vida.
Por ser formado pela junção de ladrilhos brancos e pretos, é dito que representa a variedade de raças e de crenças em relação às quais o Maçom deve ser equânime, não devendo essa variedade ser motivo para quaisquer tipos de discriminação. Também é dito representar a imperfeição humana, essa mescla de vícios e virtudes, de bem e de mal.

Essa é a interpretação alegórica que podemos encontrar em nossos rituais e possui um nítido caráter moral. Em camadas exegéticas mais profundas, podemos encontrar uma interpretação concernente à alma, ao mundo e à Divindade.

Na Maçonaria o pavimento Mosaico, não possui exatamente o significado de sagrado, a ponto de que seja proibido pisá-lo. E é bom que se diga aqui, que ele está na Loja, pelo fato de que a Loja é a representação do Universo. Universo onde nós pisamos e onde ao final das contas os contrastes existentes se harmonizam.

Portanto pode ser pisado, com respeito é claro, e pare ser lembrado também, que o homem muda parcialmente do branco para o preto e vice versa, mas, que no fundo somos todos iguais. A questão é buscar uma harmonia, tal como a que existe no Universo.

Isso nos serve de lição para que nunca olhemos as diversidades com discriminação, isso é incrível, pois temos diversidades em tudo e em todo o momento, temos diversidades nas cores, nos sabores, nas estações, na temperatura, nos animais, nos povos, nas raças, nos costumes, nas crenças, no sexo, no amor, na paixão, na solidão, na dor, na saudade, até mesmo nas pedras temos diferenças, temos pedras brutas e pedras polidas.

Faz-nos refletir sobre as diferenças, todas as coisas existentes na natureza, tudo o que podemos imaginar o que nos cerca, tem diferenças, nada é igual tudo se difere, mas tudo reside em perfeita harmonia.