Maçons já se habituaram colocar três pontinhos (∴) ao final de suas assinaturas.

Esses pontos são muito aplicados nas abreviaturas dos vocábulos maçônicos sem, contudo ferir, ou contrariar as regras existentes na Maçonaria Latina.

Os Irmãos Chico Trolha (Francisco de Assis Carvalho e Fernando Salles Paschoal) afirmam a inexistência da Tripontuação na Maçonaria Inglesa.

A ORIGEM dos TRÊS PONTOS supõe-se que surgiu na França, considerando que foram empregados em abreviaturas, em documentos maçônicos.
Conquanto esse costume não tenha sido admitido pelos Maçons Ingleses, ainda assim, esse hábito, foi generalizando e espalhando por todos os países da língua latina.

Para RAGON, a tripontuação foi usada pela vez primeira na Circular de 12 de agosto de 1774, onde se lia “G∴. O∴. de France” quando informado a mudança da Sede do Grande Oriente.

Mas, F. CHAPUIS, contesta RAGON afirmando que os TRÊS PONTOS já constavam nas Atas da Loja “SINCERITÉ” aludindo às eleições de 3 de dezembro de 1764, portanto, dez (10) anos antes da data citada por RAGON.

Outra alusão à origem dos TRÊS PONTOS, figura como herança dos ROSAS-CRUZES do Século XVII.

Quanto ao SIMBOLISMO dos TRÊS PONTOS, a princípio eram tidos apenas como sinais de abreviaturas, mas acabaram por se transformar em símbolo que, recebeu variadas interpretações, podendo-se citar algumas que seguem:

1. Os TRÊS PONTOS, na posição de vértices de um Triângulo Equilátero, podem representar o Símbolo da divisa maçônica: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

2. Para RAGON, eles simbolizam: o Passado, o Presente e o Futuro.

3. Para OSWALD WIRTH, simbolizam: Tese, isto é, a ideia que se defende: Antítese, sendo a oposição que faz: Síntese – representando a harmonia das ideias opostas.

4. Para SEBASTIÃO DODEL DOS SANTOS, o TRIPONTO, é um sinal que tem por finalidade guardar conhecimentos escritos e que não podem transparecer do mundo maçônico, é um símbolo da Discrição, da Triplicidade Sagrada.

5. Para JOAQUIM GERVÁSIO DE FIGUEIREDO, TRIPONTUAÇÃO é abreviação maçônica (.:.) lembrando o segredo dos FF.:. MM.:. – Não se emprega senão para abreviação dos termos maçônicos, conservando-se o ponto (.) para abreviação das palavras profanas.

6. Também já foi dito que os TRÊS PONTOS representam a Santíssima Trindade.

CONCLUSÃO: Não será uma tarefa fácil descobrir a origem deste tema, vez que, as opiniões de apenas cinco autores, já revelaram controversas; mas valeram minha curiosidade e meus propósitos.

“Só progride quem é modesto. O orgulho obriga a dar passos para trás.” Mao Tsé-tung.

Fontes pesquisadas:
– Cadernos de Bolso “ A TROLHA”- edição de 2002.
– Do Aprendiz ao Mestre Maçom – Editora Aurora.
– Dicionário de Maçonaria – Editora Pensamento
Autor: Joaquim Gervásio de Figueiredo