A
Maçonaria Brasileira, notadamente por questões de tradição e diferente de muitas jurisdições, tem a cultura de realização de encontros semanais em nossas Lojas e Templos. Muitos Irmãos costumam, inclusive, a frequentar Lojas por vários dias na mesma semana. E justamente por esta circunstância, aliada à fragilidade e insegurança do atual momento em que vivemos na nossa sociedade, seja na área econômica ou de saúde, nossas Lojas e Irmãos têm encontrado grandes dificuldades em manter as reuniões presenciais com assiduidade e, por consequência, manter os seus quadros em atividade, evitando a evasão das nossas fileiras.

Acompanhando nossas Potências Coirmãs pelo Brasil e pelo Mundo, mesmo antes da pandemia do Covid-19, já havíamos observado o alto índice de evasão de nossas Lojas, por diversos fatores. Esta evasão já é fruto de um processo mais abrangente, que envolve a própria capacidade da Ordem Maçônica em transitar em um mundo pós-moderno, que precisa conviver com conceitos, ideias e práticas flexíveis, mutáveis e indefinidas – sem perder a sua identidade e essência histórica. A Maçonaria, nesse novo mundo, está conseguindo demonstrar a sua relevância para a Sociedade? A Sociedade está em condições de perceber esta relevância? Existiriam outras instituições que competem com a Ordem e preenchem esta lacuna de uma forma mais eficiente? São reflexões muito importantes que não podemos deixar de enfrentar.

A pandemia, por sua vez, sem entrarmos no mérito dos aspectos relacionados à saúde pública, antecipou a crise anunciada da dificuldade que temos enfrentado em incrementar nossos quadros com novos membros interessados, manter nossos Irmãos focados nas atividades maçônicas e de se manterem ativos em suas oficinas. O Grande Oriente do Brasil vem, com muito esforço e trabalho, discutindo, inovando e trabalhando soluções que possam dar subsídios às Lojas e aos Irmãos, fortalecendo os laços institucionais e fraternais entre os Irmãos e o seu próprio sentimento de pertencimento junto à Potência e junto à própria Ordem Maçônica.

Dentre as inovações que implantamos, está o “Sistema de Orientação Ritualística (SOR)” que disponibiliza informações e orientações sobre a condução ritualística dos sete diferentes Ritos praticados no âmbito do Grande Oriente do Brasil, criando uma interação imediata entre Irmãos especialistas e os Irmãos das Lojas Federadas. Estamos inovando ainda ao criar uma parceria inédita entre o Grande Oriente do Brasil e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), para a criação de “Conselheiros de Saúde Mental”, preparando nossos Irmãos e Família Maçônica para lidar com as doenças deste século. Da mesma forma, estamos atuando na área de “Formação do Maçom”, ao criar a UNIGOB – Centro de Capacitação Profissional e Maçônico que apresenta em sua grade curricular, vários cursos de aperfeiçoamento profissional de forma EAD para alavancar a carreira dos nossos entes.

Além destas três poderosas ferramentas de inovação e formação, aumentamos o investimento na área de tecnologia e comunicação, possibilitando que as informações cheguem muito mais rápidas nos nossos Irmãos, pois o Brasil com suas dimensões continentais criava um gargalo relevante na comunicação que era imprescindível aperfeiçoar.

Hoje, por meio da ferramenta “e-GOB Card”, pudemos ultrapassar essas barreiras e melhorar significativamente nossa comunicação interna com as nossas bases. Dentre outros projetos, estamos fortalecendo nossa rede de convênios para facilitar a vida dos Irmãos, desburocratizando nossa administração, fortalecendo laços com a Família através das entidades paramaçônicas, para que com as esposas e filhos envolvidos nas atividades de benemerência e filantropia da Loja, façam com que o aquele necessário sentimento de pertencimento aflore e diminua a evasão.

Tudo isso e outras ações que estamos realizando, fazem parte de um trabalho hercúleo de uma grande equipe gestora dos Poderes do Grande Oriente do Brasil. Os momentos inéditos que vivemos com a pandemia, atrelados às dificuldades já pré-existentes em nossa Ordem, farão com que tenhamos um planejamento para o fortalecimento das Lojas, como nunca tivemos em toda nossa história. A imprevisibilidade do futuro das instituições associativas, do desenvolvimento das ferramentas tecnológicas e forma de agir e pensar da população após a pandemia do COVID-19, trarão perspectivas jamais vistas e entendidas pela Maçonaria, que é uma Instituição conservadora e tradicional por essência.
Aqui no Brasil e em especial no Grande Oriente do Brasil, já estamos nos preparando para enfrentar esse novo mundo que se aproxima (e, na realidade, já está aqui, entre nós), progressistas e evolucionistas como sempre fomos nestes praticamente 200 anos que comemoraremos em 2022. Não se trata de uma revolução e sim de uma profunda reflexão a respeito dos caminhos que este novo mundo nos tem levado, buscando novas formas de alcançar os mesmos fins, princípios e valores enquanto Ordem Maçônica. Estamos atentos e compromissados com o futuro da Maçonaria Brasileira e Mundial, sendo que muitos obstáculos teremos ainda a enfrentar, mas nada diferente daqueles que nossos antepassados venceram e que de forma notável conseguiram fortalecer os laços e a força do Grande Oriente do Brasil.

About The Author

Grão-Mestre Geral do Gr∴ Or∴ do Brasil - GOB