exatos 99 anos, em 29 de julho de 1921, representantes de 53 Lojas se reuniram às 20 horas na Rua Tabatinguera nº 74 e fundaramo Grande Oriente de São Paulo como autônomo e independente. Naquela noite memorável nossos Irmãos deram os primeiros passos nesta jornada na qual sempre seremos apenas coadjuvantes – é na reflexão sobre o simbolismo dos nossos rituais com a apreensão da História que podemos entender e alcançar segurança sobre nossa transitoriedade, sabedoria sobre nossa dimensão e entendimento sobre nossos papéis. De maneira simples e direta podemos entender “ética” como as regras que os sistemas sociais nos legam e “moral” como os princípios pelos quais nos governamos. E o governo da fraternidade maçônica só é efetivo, justo e perfeito, quando do mais novel Aprendiz ao mais ancião dos Decanos, todos trabalhamos imbuídos pela ética e moral e jamais esquecendo que “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.

Nossa Ordem vive momentos difíceis. Mundialmente sofremos os efeitos da pandemia e com tristeza muitos de nossos Irmãos retornaram ao seio do G∴A∴D∴U∴ sem serem devidamente pranteados pelas Lojas onde viram e vivenciavam a Luz da Iniciação Maçônica. Por isso, em que pese a alegria de mais um aniversário rumo ao centenário, não seremos efusivos em nossa comemoração. Estamos silentes neste feriado maçônico em respeito aos Irmãos e familiares que partiram ao Oriente Eterno ou que estão convalescendo em seus lares ou hospitais. A estes dedicamos todo nosso sincero e fraterno reconhecimento. Pedimos, humildemente, que todos os Obreiros em algum momento do dia de hoje consigam um momento de introspecção e elevem seus pensamentos e suas emoções aos reinos insondáveis e luminosos, de acordo com a crença de cada um, onde podemos agradecer por nosso papel de homens esclarecidos e reconstrutores da Ordem Social. Que ao elevarmos nosso espírito, estejamos simbolicamente usando nosso Avental, à Ordem, fazendo a Marcha de Aprendiz nesta ilimitada Loja que é o Universo.

Or∴ de São Paulo, 29 de julho de 2020 – 99 anos de fundação do Grande Oriente de São Paulo. Benedito Marques Ballouk Filho: Grão-Mestre – Renato Garcia: Grão-Mestre Adjunto.

Reedição de A VOZ DO ESCRIBA
Edição Primeira Quinzena de Agosto de 2020 Pag. Nº16