A Abertura do Livro Sagrado representa o verdadeiro início dos trabalhos da Loja Maçônica, pois tal ato simboliza a efetiva presença do Grande Arquiteto do Universo. No Grau de Aprendiz, o Livro Sagrado é aberto no Salmo 133, tal ação e realizada pelo Orad∴, que se dirige ao altar dos JJur∴ acompanhando o M∴ de CCer∴ o qual se posiciona atrás do Orad∴ nesse momento o Orad∴ abre o L∴ da L∴ e lê em voz alta o Salmo 133: OH! QUÃO BOM E QUÃO SUAVE É QUE OS IRMÃOS VIVAM EM UNIÃO! É COMO O ÓLEO PRECIOSO SOBRE A CABEÇA, QUE DESCE SOBRE A BARBA, A BARBA DE ARÃO, E QUE DESCE À ORLA DE SUAS VESTES; COMO O ORVALHO DE HERMOM, QUE DESCE SOBRE OS MONTES DE SIÃO; PORQUE ALI O SENHOR ORDENA A BENÇÃO E A VIDA PARA SEMPRE.” Ao encerrar a leitura o Orad∴ coloca sobre o L∴ da L∴ aberto o Esq∴ e o Compas∴ na posição do Grau – o Compas∴ com as ppont∴ voltadas para o Oc∴ e o Esq∴ por cima com as hastes voltadas para o Or∴, retornando, em seguida, ao seu lugar. É imprescindível salientar que muitos são os Livros Sagrados, dependendo da localização geográfica em que estiver inserida a Loja. No Brasil como em qualquer lugar no mundo ocidental o Livro Sagrado é a Bíblia ou Escrituras Sagradas. A Bíblia, como conhecemos, é formada por um total de 66 livros, sendo 39 livros do antigo testamento e 27 do novo testamento. Existem também outros 7 livros que são conhecidos como apócrifos que não estão inseridos na bíblia dos evangélicos, mas estão na bíblia dos católicos. O Livro dos Salmos pertence ao Antigo Testamento, conhecido como poéticos e foi escrito, em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento para alcançar a sabedoria e a espiritualidade do povo de Israel. A sabedoria, neste caso, não é entendida como acumulação de conhecimentos, mas como bom senso no discernimento das situações, adquirido através da meditação e reflexão sobre a experiência concreta da vida. O termo Salmo significa cântico ou canto sacro dos hebreus e dos cristãos. A autoria do Salmo 133 é atribuída a David, no qual ele exalta a beleza do fato dos irmãos estarem juntos, em harmonia e fraternidade. Deve ter sido escrito e cantado, ao som de um saltério, por ocasião da festa do Tabernáculo quando os israelitas subiam até Sião = Jerusalém para orarem no Templo. David ao levar para a sua cidade a Arca da Aliança, ali organizou o serviço religioso. Com isso não tardou que para ali se achegassem os israelitas para adorar JAVE, o Senhor. É importante registrar que antes da construção do Templo de Salomão, que iria abrigar a Arca da Aliança, a mesma ficava no Tabernáculo, na cidade de David, ou seja, Sião. O Tabernáculo era o Templo dos israelitas e o centro religioso da nação hebraica. Análise Interpretativa do Salmo 133 1 – “OH! QUÃO BOM E QUÃO SUAVE É QUE OS IRMÃOS VIVAM EM UNIÃO!” Neste primeiro versículo o autor exalta o quanto é agradável à integração e a harmonia entre as pessoas que passam pelo Templo e que buscam viver em alegria buscando em adoração a Deus. Trazendo à Maçonaria esse primeiro versículo, podem representar o quanto, a fraternidade e a harmonia entre os irmãos podem trazer a união e a uma unção divina. 2 – “É COMO O ÓLEO PRECIOSO SOBRE A CABEÇA …” O óleo representa a unção de Deus, isto é, algo que é divino e grande valor espiritual. Durante os trabalhos em Loja Maçônica, quando todos os irmãos estão unidos, harmonizados e concentrados em um só propósito esse “óleo precioso” simbolicamente descerá sobre suas cabeças proporcionado um revigoramento espiritual para potencializar seus pensamentos e direcionar as ações de todos. 3 – “QUE DESCE SOBRE A BARBA, A BARBA DE ARÃO, E QUE DESCE À ORLA DE SUAS VESTES;” A genealogia de Arão nos mostra que ele era bisneto de Levi, daí dizer-se que ele era da “casa de Levi”. Era irmão mais velho de Moisés e filho primogênito de Amrao e Jacobed. Ajudou Moisés a libertar o povo hebreu do cativeiro egípcio. Foi seu intérprete junto ao faraó do Egito e os anciãos de Israel. Foi o fundador do sacerdócio hebraico e por isso passou a ser o patriarca da classe sacerdotal. Seu nome significa “iluminado”,”elevado”, ou “sublime”. Os sacerdotes, pela sua posição de interlocutores da palavra de Deus, deveriam se distinguir dos demais israelitas. Aliás, Arão e seus irmãos já eram distinguidos, pois, pertenciam à casa de Levi, a quem fora outorgado pelo Senhor a missão, de daí saírem os seus sacerdotes. As vestes sacerdotais deveriam refletir a dignidade da função. 4 – “COMO O ORVALHO DE HERMOM, QUE DESCE SOBRE OS MONTES DE SIÃO;” Israel faz divisa pelo norte com o Líbano e a oeste com a Síria; o Monte Hermom assinala as divisas entre estes países. Pela sua altura, de 2814 metros, seus picos estão permanentemente cobertos de neve. Nas regiões desérticas, a evaporação da umidade concentra-se nas montanhas e retorna durante a noite sob a forma de orvalho, suprimindo assim a falta de chuvas e propiciando as condições para uma boa colheita e dando com isto, as condições para a fixação do homem a região Por outro lado o degelo da neve do Monte Hermom é fonte alimentadora do rio Jordão que abastece toda a região, irrigando o solo palestino, trazendo com o alimento (benção) para o povo, pão para comer. O Monte Hermom, na visão de David, através do seu orvalho, é sinal de vida. O Monte Sião tem aproximadamente 800 metros de altitude daí, portanto a expressão “… descer sobre Sião” querendo dizer “sobre as colinas de Sião”, Por vária ocasiões na Bíblia são feitas referências de que Jerusalém é chamada de Sião. No Salmo 125:1-2 há uma referência a este respeito: “Os que confiam no Senhor são como o Monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Como estão os montes à volta de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.” 5 – “PORQUE ALI O SENHOR ORDENA A BENÇÃO E A VIDA PARA SEMPRE.“ David, ao conquistar a fortaleza de Sião, transportou para ali a Arca da aliança e construiu para ela um Tabernáculo. Com isso Sião – Jerusalém tornou-se a “cidade do Senhor”, a cidade santa o local da Sua morada, local do seu repouso. CONCLUSÃO Com base nas informações coletadas, concluo que a Leitura do Salmo 133 no início dos trabalhos da Loja Maçônica é uma evocação ao G∴A∴D∴U∴ para que derrame a unção de bênçãos sobre os IIr∴ que ali se encontram no intuito de iniciar seus trabalhos buscando, em harmonia e fraternidade, a inspiração para desempenhar a tarefa de lapidar a pedra bruta de cada um com o objetivo de desvendar os caminhos e objetivos da jornada maçônica. Bibliografia: 1. Ritual 1º Grau de Aprendiz Maçom, Rito Escocês Antigo e Aceito, 2009Grande Oriente do Brasil; 2. Rizardo da Camino, Simbolismo do Primeiro Grau Aprendiz 3. Bíblia Sagrada – Livros de Levíticos, 4. Bíblia Sagrada – Salmos 5. https://www.maconaria.net/salmo-133-analise-interpretacao, acesso em 2/fev/19 6. https://pt.wikipedia.org/wiki/David, acesso em 14/fev/19 7. https://pt.wikipedia.org/wiki/Aar%C3%A3o, acesso em 13/fev/19