Os coincidentes 33 km que separam ou unem as informações e influências maçônicas entre Inglaterra e França: o “Canal da Manga… onde talvez estivesse a “carta na manga” sobre as informações e influências maçônicas inglesa e francesa.

Interessante notar os “equívocos” linguísticos que culminam com a natural origem de nomes na história, assim como também, (a algumas coincidências numéricas “misteriosas” e reincidentes), na Maçonaria…

Lendo um pouco sobre o Canal “da Mancha”, na rede de computadores (internet), verifica-se sobre o Canal da Mancha que na verdade não é “Mancha” e nem há nada relacionado a mancha ou nódoa que justificasse esse nome, mas a um equívoco de tradução por portugueses e espanhóis, o Canal passou a ser conhecido por Canal da Mancha, mas que na verdade, “em francês ele é chamado La Manche (A Manga), em alemão Der Ärmelkanal (O Canal da Manga) e em inglês EnglishChannel (“Canal Inglês”). Mancha é derivado de ‘Manche’, em francês, que foi traduzido erroneamente para ‘Mancha’ por portugueses e espanhóis. Em francês ‘Manche’ não quer dizer “Mancha”, mas “Manga” (peça do vestuário), em português e espanhol.”.

“O canal tem aproximadamente 563 km (350 milhas) de comprimento e sua parte mais larga é de 240 km (150 milhas). Seu ponto mais estreito (o estreito de Dover) tem apenas 33 km (c. 20 milhas), de Dover até o cabo Gris Nez. Neste ponto mais estreito do canal, é comum aventureiros de diversas nacionalidades tentarem fazer a travessia do canal a nado, inclusive com algumas tentativas resultando em morte, como foi o caso da brasileira Renata Agondi, (Renata Câmara Agondi (Santos, 8 de fevereiro de 1963 — Canal da Mancha, 23 de agosto de 1988). A profundidade do Canal da Mancha varia de 120 m na porção ocidental até 45 m na oriental.

A 6 de maio de 1994 o túnel da Mancha foi inaugurado pela rainha da Inglaterra,Elizabeth II, e pelo presidente francês François Mitterrand. Foi considerada uma das maiores obras de engenharia do século XX. O túnel da Mancha, quarenta metros abaixo do leito do canal da Mancha, que separa Inglaterra da Europa continental, é composto por 3 túneis paralelos, cada um com cinquenta quilómetros de comprimento. A circulação marítima no canal da Mancha é uma das mais intensas do mundo, com mais de 250 navios por dia. A essa circulação intensa há que somar a dos ferries que ligam a França à Grã-Bretanha por via marítima. Atualmente, o Eurotúnel constitui uma excelente e rápida alternativa de viagem.

Quantos Irmãos através de navios, embarcações, durante os séculos XVII, XVIII e, atualmente, também por trem… não trafegaram e trafegam com informações e influências maçônicas, até hoje, pelo Canal da Mancha? Esta realmente talvez seja, uma verdadeira “carta na manga” de 33 quilômetros,que separa(ou une) os dois países com a maior e mais forte carga histórica sobre Maçonaria no mundo, Inglaterra e França: O Canal da Mancha ou…, simplesmente Canal“da Manga”.

Curiosidades sobre a travessia a nado no Canal da Mancha:
“O primeiro ser humano a fazer a travessia foi o soldado italiano que fugiu para escapar Giovan Maria Salati, o primeiro com o âmbito de atravessar sem aparelho foi o capitão da marinha mercante britânica Matthew Webb em agosto de 1875 percorrendo todo o estreito de Dover em 21 horas e 45 minutos e nesta aventura ele não usou colete salva-vidas.

O britânico radicado na França, Thomas W. Burgess medalhista olímpico, foi o segundo a fazer a travessia.

O primeiro português foi Joaquim Batista Pereira em 21 de agosto de 1954, terminando como vencedor da clássica prova internacional.

O primeiro brasileiro a atravessar o Canal da Mancha foi Abílio Couto em 1958, este então quebrando o recorde mundial duas vezes. Fez a primeira travessia em 12 horas e 45 minutos. Posteriormente, também fizeram a mesma travessia os brasileiros Kay France, em 19 de agosto de 1979, a primeira mulher latino-americana a realizar tal feito, Rogério Lobo, em 1989, e também Dailza Damas Ribeiro, em 1992, após 19 horas nadando. ”

REFERÊNCIAS:

  • https://www.voltaaomundo.pt/2019/12/09/tunel-da-
    -mancha-ha-25-anos-a-gra-bretanha-deixou-de-ser-
    -uma-ilha/noticias/660098/
  • https://pt.linkfang.org/wiki/Canal_da_Mancha
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_da_Mancha
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Travessia_do_Canal_da_Mancha

Autor: Ir.:Alexandre L. Fortes MI 33°
ARLS Ir.:Cícero Veloso, Nº 4.543
Or.: de Teresina • GOB-PI

ANÚNCIO

O mercado funerário fatura em torno de R$ 7 BILHÕES por ano com a operação de aproximadamente 5,5 MIL funerárias, MIL cemitérios privados, e 90 crematórios, que empregam de forma direta mais de 50 MIL pessoas. Diversos outros negócios ajudam a movimentar esse mercado, como floriculturas, trnasportadoras, indústria de velas, caixões e urnas.

About The Author