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ão existe qualquer dúvida de que ser uma pessoa educada, atenciosa, polida e feliz atrai, para si e para os que o rodeiam, grandes benefícios pessoais e profissionais, vez que se transmite segurança, confiança e aparente proficiência.

Contudo, no mundo empresarial sorrir e ser gentil não é o suficiente para que se possa fidelizar clientes ao empreendimento e nem se consolidar profissionalmente, agregando valor à marca ou à empresa a qual representa.

Tratando-se de nossos ensinamentos, com base nos melhores sistemas de gestão apresentados atualmente, este, também, com certeza, não é o meio mais eficiente e profícuo para que um Venerável Mestre consiga ter êxito em agregar e fidelizar os membros de sua Oficina ao seu projeto de gestão, durante seu Veneralato.

Cada vez mais, inegavelmente, ingressam aos quadros de nossa Sublime Ordem maçons mais qualificados e mais instruídos, fazendo com que este novo público tenha que ser cativado e fidelizado, aos projetos de gestão de uma Loja, de forma mais profunda e verticalizada.

Não adianta mais, tão somente, alegar que são membros da mesma Loja e nem, muito menos, tentar seduzir simplesmente com a alegação de que o maçom deve ser caritativo e humano.

Os obreiros, cada vez mais, têm se envolvido, tão somente, quando visualizam que hão objetivos claros e tangíveis, idealizados através de um planejamento prévio e amplamente discutido, fazendo com que os resultados sejam gerais e baseados nos interesses coletivos da Oficina.

Assim, fica nítida que as maiores possibilidades de êxito e envolvimento dos maçons nos projetos de gestão de um Veneralato ocorrem quando o Venerável Mestre fizer com que todos estejam empenhados com a busca de soluções eficazes aos problemas que lhes são postos, bem como engajados em conseguir bons resultados, através do debate amplo, transparente, prévio e conjunto para elaboração do planejamento da gestão.

Neste sentir, de nada adianta ser, o Venerável Mestre, um irmão agradável, bondoso, gentil e garantir o melhor e mais belo sorriso aos membros de sua Loja, se não tiver a capacidade de demonstrar aos mesmos as vantagens e os meios, de maneira transparente e objetiva, apresentando as melhores estratégias que lhes garantam e os resultados que se esperam.

Por mais simples que possa parecer, os maçons, para se envolverem de corpo e alma esperam algo a mais, do que simples cronogramas de atividades de suas Lojas. Querem, na verdade, além de serem tratados condignamente por suas Diretorias, comprometimento de suas lideranças com resultados tangíveis, idealizados de forma conjunta, com planejamento prévio e estratégico.

Observe, portanto, que a administração de uma Loja Maçônica, atualmente, não é simples tarefa de bater malhete, ler nossos rituais e ministrar breves instruções.

A excelência no Veneralato só se consegue mediante a integração, coparticipação e fidelização de todos os membros da Oficina aos projetos desenvolvidos, sendo que ao Venerável Mestre compete premeditação de suas ações, exigindo muito mais do que o simples sorriso e cordialidade.

Os membros da Loja necessitam, atualmente, de se certificarem que a Diretoria, capitaneada pelo Venerável Mestre, detém agilidade, eficiência e prontidão nas atitudes e atos de gestão, de modo com que o tempo e a proatividade – que são qualidades e benefícios imateriais – têm, muitas vezes, mais valor do que a mera administração burocrática feita de forma pontual.

Tempo, hoje, é a matéria prima mais cara e rara que um maçom pode possuir por isso a excelência no Veneralato perpassa, necessariamente, pela agilidade nas comunicações, com prestação de informações objetivas e corretas, com planejamentos objetivos e claros, construídos de forma conjunta, em debates amplos, francos e prévios, culminando com metas atingíveis, transparentes e diretas.
Isso, além de trazer alto índice de satisfação de todos os irmãos do quadro, com certeza aumentará a produtividade da Loja, ante o foco nas ações e projetos idealizados, com base na eficiência do envolvimento de todos, já levando em consideração as expertises de cada um dos membros para o melhor e mais profícuo resultado.
De outro lado, como já dito anteriormente, o comprometimento verdadeiro do Venerável Mestre, e toda sua Diretoria, para com seus irmãos é quesito essencial para o sucesso do projeto de gestão e para que os resultados almejados sejam alcançados.

Este comprometimento, normalmente, está atrelado a busca da melhor estratégia, das melhores ações, atividades e programas, de acordo com suas reais necessidades da comunidade maçônica ou não maçônica envolvidas, e levando em consideração todo o potencial e conhecimento de que cada irmão possua individualmente, para fidelizá-lo ao projeto.

Irmãos satisfeitos são aqueles que se sentem valorizados pelo Venerável da Loja! Irmãos satisfeitos são aqueles que percebem que a sua presença na Loja ultrapassa ao quantitativo de seus membros, deixando de ser apenas mais um número e ultrapassando sua mera contribuição financeira mensal! Irmãos satisfeitos são aqueles que se sentem úteis, sendo ouvidos, contribuindo para debate profundo dos projetos que, no futuro, serão executados por todos!
Esse maçom, o qual foi amalgamado ao conjunto dos demais irmãos, em cadeia de união indissolúvel, retornará benéficos resultados materiais, espirituais e humanos à Oficina, pois a relação passou a se basear na confiança de que ambos (membro e Venerável Mestre) detêm interesses comuns: trazer resultados positivos a Loja e à comunidade!

Mas independentemente desse momento, o Venerável Mestre deve compreender que esta relação não se exaure por si própria, com a mera execução dos projetos, ações e atividades planejadas.

Logicamente, esses momentos de concretizações do planejamento são primordiais e devem-se torná-los mágicos e inesquecíveis, já que ali se iniciará um ciclo constante e repetitivo de projetos a serem desenvolvidos à médio e longo prazo, fazendo com que as ações da Loja possam perdurar por muitos anos e vários outros Veneralatos que se sucederem.

Contudo, para realmente fidelizar o membro da respectiva Loja, necessário é que o irmão, após a execução da atividade ligada ao projeto de gestão, sinta que realizou um grande ato, que o enalteceu e justificou todo seu esforço pessoal. Aliás, não só o pessoal, mas que possa ter visualizado que toda a família maçônica trabalhou em conjunto, cada um de acordo com suas competências e com suas atribuições que lhe foram definidas e que o projeto fora tocado, com maestria, pelo Venerável da Loja.

Para isso, caberá ao Venerável Mestre – após a concretização de cada fase de seus projetos de gestão, cada fase, ação ou atividade – buscar informações úteis sobre o sentimento individual dos irmãos e geral da Loja e da família maçônica e comemorá-las.

Demonstrar interesse pelos desdobramentos e pelas opiniões de todos envolvidos, requerer feedback, buscar conhecer a satisfação pessoal e coletiva com os resultados que lhes foram propostos e, ainda, lhes oferecer novas oportunidades de se comprometer, ainda mais, com novas ações e atividades a serem desenvolvidas, consolidando as relações interpessoais e fidelizando todos e cada um ao projeto de gestão da Oficina, é atribuição de um Venerável proficiente e atento aos destinos de sua Loja.

Assim, visivelmente, as estratégias de Venerável Mestre para conseguir alcançar um Veneralato de excelência, por incrível que possa parecer se assemelham bastante, e até se confundem, com aquelas utilizadas no âmbito empresarial.

Criar alternativas sólidas, viáveis, tangíveis e reais, dentro de um processo de discussão transparente, amplo e prévio, para que os irmãos se sintam realmente parte do todo, de acordo com suas capacidades, competências e objetivos. Ouvir a todos, em todos os momentos, do planejamento à pós-execução, criando momentos únicos de envolvimento, com a busca incessante do aperfeiçoamento de cada fase, cada resultado, construindo caminho reto, seguro e concreto para as novas ações do projeto de gestão, de acordo com os resultados alcançados.

Isso sim faz toda diferença para que o irmão se sinta realmente prestigiado e com intensa vontade de, sempre, manter fidelizado com seu Venerável Mestre, com seu projeto de gestão e com os planejamentos da Loja, pois sabe que aquele realmente se importa com os resultados de todos, com cada irmão, com a família maçônica, possuindo expertise e comprometimento suficiente, além das melhores estratégias, para o sucesso e engrandecimento da Ordem.

Desta forma, neste mundo moderno, onde a busca da eficiência e bons resultados, de forma permanente e intensa, é imperativa, fica muito claro que gerir bem uma Loja não é simplesmente abrir um belo sorriso e ser cortês, mas, sim, compreender necessidades, ter conhecimento profundo do projeto de gestão que se propõe conhecer cada um dos membros da Loja e de suas competências e expertises, envolvendo-os em cada fase das ações e atividades, ser transparente, objetivo e ético nas relações, tornar cada momento algo inesquecível para todos e valorizar cada membro da família maçônica, de acordo com sua personalidade e individualidade, comemorando cada vitória e cada sucesso!

Fácil, não é!!! Não existe fórmula mágica para o sucesso na construção de um Veneralato de excelência, exigindo, assim, dedicação, comprometimento, amor e foco. Um equilíbrio perfeito entre inspiração e transpiração, se quer ser o seja com intensidade, transparência e ética. Mãos à obra e que sejas digno da venerança! Mas lembre-se, para isso, não basta apenas sorrir!