Estudos Maçônicos: O Avental no Grau

Quem o usa deverá apresentá-lo, sempre imaculado, demonstrando um comportamento digno e sem manchas.

Trata-se de certo paradoxo, pois todo trabalhador usa o avental para poupar sua roupa ou para proteger-se, tanto que, conforme a sua atividade, o avental pode ser de chumbo (radiologistas), couro (ferreiros), plástico ou borracha para os que lidam em frigoríficos, lavanderias, etc. podemos afirmar que, toda profissão usa um meio de proteção. Assim, como usasse um objeto protetor sem maculá-lo.

Porém, o paradoxo é aparente, porque o uso do “Avental” maçônico é símbolo, sempre possui o dom de apresentar vários aspectos e conter várias interpretações. O Avental maçônico é formado de dois triângulos, que unidos nos apresentam o Quadrado: foi tomado, como base na elaboração do Avental, a mais perfeita figura Geométrica, o Triângulo.

O Triângulo representa o espírito e todas as forças Espirituais suscetíveis de educação e de progresso; educação no verdadeiro sentido de “educar” tirar de dentro ou revelar, progresso, no sentido de evolução. O Quadrado representa a matéria e todas as forças materiais suscetíveis de modelagem e transformação tomado o corpo humano como uma massa argilosa.

O Avental apresenta uma “abeta”, em forma de Triângulo, na parte superior. Essa “abeta”, o Aprendiz a usa erguida, cuja ponta, atinge o “plexo solar”. Essa posição simboliza a nudez do Aprendiz, sua inocência, sua passividade e sua idade, ainda não atingida a puberdade.

O cordão que fixa o Avental simboliza a “circuncisão”. O companheiro, ao passar para a Coluna da Beleza, já atingiu a puberdade e “cai” nos braços de Vênus. Ele já pode produzir, criar, procriar. Ao atingir a puberdade, está apto a exercer a sua missão no mundo, dirigindo-se em companhia de Vênus, que representa a mulher, para o Mundo profano, onde irá, contribuir para o aperfeiçoamento, em todos os sentidos, de seu próximo.

O Companheiro usará o Avental com a “abeta” abaixada, simbolizando que o seu órgão reprodutor, tem uma missão sagrada: a de perpetuar a espécie humana. O Companheiro demonstrará com isso, que conseguiu que seu Espírito penetrasse na Matéria, ou seja, corrigiu seus defeitos, dominou suas paixões, seus vícios e não apresenta qualquer aresta para ser desbastado.

Compreendeu os ensinamentos que a Obra do Criador lhe transmitiu, ou melhor, alcançou e conheceu as bases da geração, da criação e da morte. O Triângulo Luminoso de sua Inteligência, depositou sobre o Quadrado, material da vida. O Quadrado de seu Avental simboliza os quatro elementos da natureza: a Terra, a Água, o Ar e o Fogo; são elementos materiais da Natureza, que o Companheiro sabe utilizar com temperança.

Os Quatro lados do Quadrado representam os Pontos Cardeais, indicadores do rumo que deverá tomar, sua peregrinação longa no campo do conhecimento, embora com trabalho e sacrifício. Diz Jeová a Adão, que ganharia o pão com suor de seu rosto; sem trabalho e sacrifício, não há salário. O cordão que fixa o Avental, além de representar a “circuncisão”, constitui a figura geométrica do Círculo. Círculo é a superfície formada por uma só linha cujo percurso, não tem fim, interpretando, assim, a missão do Companheiro que deve percorrer não só o Mundo, como o interesse dos homens, para instruir, dirigir e retirar o fanatismo.

Circunferência formada pelo cordão do Avental, simboliza que o Companheiro tem limites nos seus direitos, limites que lhe são vedados ultrapassar, simboliza a origem, o meio e o fim de todas as coisas existentes na Natureza, sendo que, apenas conhece o meio, eis que ignora a origem e o fim. São as três etapas da Vida que contêm os dois mistérios na pergunta: de onde viemos, para onde vamos? Logo, a interpretação do Avental no Grau 2, deve abranger o tríplice aspecto: físico, simbólico e espiritual.

Autor

Enviado pelo Ir.’. José Calazans Prado Figueira
ARLS Mestre Aristides Félix de Andrade Nº 3.247 (GOB-MT)
Deputado Estadual • Oriente de Cuiabá – MT
(Consultor de Marketing da Editora Domínio)

Editora Domínio

(11) 2099-9299 - Rua Dr. Zuquim, 576 - 02035-020 - Santana - São Paulo - SP