A Maçonaria é uma instituição de mais de 300 anos cuja tradição filosófica se assenta sobre 3000 anos de história. Partindo dessa premissa podemos dividir sua origem em duas versões: a origem lendária (que iremos abordar neste artigo) e a origem histórica. Entendemos como origem histórica o período de 1717, amparado por farta documentação, acerca da fundação da Grande Loja de Londres. É nesse ponto que podemos afirmar categoricamente que a Maçonaria passa a existir como instituição. No entanto, essa irmandade, fruto da Idade Moderna, baseia-se em conceitos, tradições e rituais que antecedem sua existência.

Poderíamos retroceder até 3000 anos de história para recompor essa tradição. Boa parte dela é de natureza essencialmente religiosa. É com base no cristianismo que diversas lendas ou alegorias maçônicas são tecidas. Dentre estas talvez a mais importante seja a história da construção do templo que abrigou a Arca da Aliança cujos principais personagens foram: o construtor Hiram Abiff e o próprio rei Salomão.

O Templo de Salomão em particular ocupa uma posição de destaque dentro da simbologia maçônica, tratando--se de uma das maiores fontes de símbolos, alegorias, lendas e ensinamentos da Maçonaria. Por se tratar de uma construção com mais de 3000 anos de idade, é natural que diversas dúvidas surjam no decorrer da busca das origens maçônicas. Podemos nos perguntar: o Templo de Salomão realmente existiu? Se existiu, quais eram suas dimensões? Hiram Abiff foi um personagem real?

Antes de tudo, é preciso lembrar que não há qualquer registro extrabíblico a respeito da construção do Templo de Salomão. Dessa forma, contamos apenas com a Bíblia como documento. Partimos então de uma nova pergunta: "a Bíblia pode ser interpretada como fonte histórica?"

  • Allan

    Gostei muito desse texto. Historico, preciso e muito bem escrito. Desmistifica boa parte das lendas da maçonaria.

  • francisco ,,,da cidade de itaquá são paulo

    gostei muito do texto…pra mim ñ tem como um ser humano para e ver as coisa linda que tem no nosso planeta,e ñ acreditar que existem um deus….mesmo que ñ veja…

  • Adeilson

    Excelente texto!

  • http://www.hotmail.com.br Jorge José da Silva

    Mais ênfase ministrando aulas para aprendizes, companheiros e mestres,

    Reconhecemos que devemos preservar tudo sobre maçonaria, tanto qual os juramentos que fizemos, porém deveríamos ter acesso a DVDs com aulas para os aprendizes, companheiros e mestres, o nosso cérebro desperta lendo, escrevendo, ouvindo e fazendo, contanto que quem obtiver este tipo de material é inteiramente responsável pelo seu sigilo integral. Mas a colaboração para o aprendizado maçônico, torna-se no mundo eletrônico de hoje, muito essencial, mesmo que obtenha-se um custo na disponibilização de Slides, com senha no sistema eletrônico para cada maçom iniciante,
    Saudações,
    Jorge José da Silva

    01 – sjj_itiba@yahoo.com
    02 – abuitisindicato@hotmail.com

  • Augusto Santos

    Um ótimo artigo. Mostra claramente o que é maçonaria lendário e o que entendemos como maçonaria histórica. Muitos irmãos confundem lendas com história real.

  • Cristiano Cardoso

    Bom dia! na igreja dos mormons os menbros usam uma roupa íntima que tem 2 simbolos maçônicos na altura do peito, eles falam que esses símbolos foram tirados do Templo de Salomão.
    Isso é verdade? Os mormons são uma seita ou uma igreja

  • Arthur

    Muito bom o texto. Gostaria que tivessem mais assim na revista

  • Edmilson

    parabens, muito bom. T.; F.;A.;

  • Guilherme Soares de Melo

    Quero dar os parabéns, à Editora Domínio pelo belo trabalho desenvolvido, sobre esta matéria que nos enriquece nossos conhecimentos.

  • Inácio Souza

    Gostei muito do texto

  • Inácio Souza

    Gostaria de saber mais detalhes sobre essa origem mítica!

  • Teodoro

    Excelente texto, precisamos de mais artigos históricos na revista!

  • Helton Reis.’.

    Excelente texto, serviu para aguçar nossa imaginação acerca da IDADE MÉDIA no reinado Salomônico.

  • Alcides

    Gostei demais do texto, bastante elucidativo, parabéns!

  • Iran

    Cristiano, seguindo a escrita e o entendimento da Bíblia Sagrada(Palavra de Deus), O Mormonismo seria uma Seita. Mas os Mórmons descordam deste entendimento e se colocam como a única e verdadeira Igreja de Jesus sobre a Face deste planeta. A partir daí tire suas conclusões levando em consideração o entendimento da bíblia Sagrada. Sendo uma Seita não pertence ao Reino do Senhor, não pertencendo ao reino do Senhor, pertence a outro reino.