Segundo o Antigo Testamento (para os cristãos – Torá para os judeus), Deus promete a terra de Canaan, depois chamada de Israel, para Abrahão e seus filhos, sendo confirmada mais tarde para seu filho Isaac e seu neto Jacó, o progenitor do povo judeu, povo este que entende que esta terra é a parte física de uma eterna aliança entre Israel e Deus. Em hebraico a Terra de Israel é chamada de Eretz Yisrael, também é mencionada como Eretz Hakodesh, “a Terra Santa”, ou Artzeinu Hakedosha,” nossa Terra Santa”. Isso por Deus ter designado esta região como um local sagrado para que seu povo pudesse ali habitar. Após a chegada de Abrahão e Sara a Canaan, uma grande fome os forçou a partirem para o Egito. Esta viagem é descrita como “uma descida”.

Afirma-se que Israel é (metaforicamente) mais alto que todas as outras terras, sendo a viagem a Israel uma subida e a saída dali uma descida. Aqueles que retornaram a Israel no tempo de Esdras e Neemias (após o retorno do exílio de 70 anos da Babilônia) são mencionados como os olei Bavel (“ascensores [da] Babilônia”), e na expressão moderna mudar para Israel é mencionado como aliyá (“subida”). Chegando ao Egito, Abrahão temeu que viesse a ser morto por causa da beleza de Sara e, por isso, combinou com ela dizer aos egípcios que era sua irmã legítima, omitindo o fato de ser sua esposa.

O faraó veio a apaixonar-se por Sara e a levou para o seu palácio, passando a favorecer Abraão. Porém, Deus castigou o rei egípcio e este mandou chamar Abrahão e lhe devolveu Sara, ordenando também que deixassem o país com os seus bens. Narra a Bíblia que Abrahão, juntamente com Sara e com seu sobrinho Ló, retornou do Egito para a terra de Canaã, para o mesmo local onde havia se fixado ao Sul de Betel (provavelmente Salém). Tornou-se então muito rico, possuindo rebanhos de gado, prata, ouro e um líder carismático e conquistador. Com o nascimento de Isaac e crescendo com seu pai, mais uma vez Deus falou com Abraão e lhe pediu a derradeira prova de fé, determinando que levasse o seu filho para oferecê-lo em holocausto no Monte Moriá, que fica próximo a Salém.

Viajou Abrahão por três dias a partir de Bersebá, avistando o local indicado por Deus e subiu ao monte apenas na companhia de Isaac. Porém, ao levantar a mão para sacrificar seu filho, foi impedido pelo Anjo do Senhor e encontrou no mato um carneiro para ser oferecido em lugar de Isaac. Quando Sara morreu com cento e vinte e sete anos, Abrahão comprou uma gruta no campo de Macpela para seu enterro na cidade de Hebron, por quatrocentos siclos de prata, que é considerada a primeira aquisição de uma propriedade do patriarca naquela que se tornaria a Terra de Israel, pois este sempre viveu como um peregrino em busca de melhores pastagens para o seu rebanho.

Esta sepultura é posteriormente utilizada por Abrahão e seus descendentes. A morte de Abraão é comentada no capítulo 25 de Gênesis, o qual teria vivido cento e setenta e cinco anos e foi sepultado na Cova de Macpela por seus filhos Isaac e Ismael. Isaac, que morreu em Hebrom aos 180 anos, gerou a Esaú e Jacó, sendo aquele o primogênito. Após ter recebido de Isaac a benção antes de sua morte e enfurecido seu irmão Esaú, Jacó foge para a Mesopotâmia onde fica por 20 anos na casa de seu tio Labão.

Atendendo a uma ordem de Deus, Jacó volta para a terra de seus pais e se reconcilia com seu irmão. Ainda em viagem, luta com um homem misterioso e pede sua benção recebendo a seguinte resposta: “Daqui em diante não te chamarás Jacó, mas Israel – que quer dizer guerreiro de Deus – porque se lutaste com tanta valentia com Deus, muito mais forte serás contra os homens”. E o abençoou. Jacó (Israel) teve doze filhos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dan, Neftali, Gad, Aser, Issacar, Zabulon, José e Benjamim que deram origem as Doze tribos de Israel.

A família de Jacó (Israel) emigrou para o Egito no período de muita fome, quando seu filho José era Governador e ali ficou por cerca de 210 anos, tornando-se escrava após a morte de José e do Faraó, sendo resgatada da escravidão sob a liderança de Moisés e regressando à terra de Canaan, após 40 anos de peregrinação pelo deserto. O sonho do retorno foi enfim alcançado, sendo a região dividida entre os dez filhos de Jacó/Israel (Ruben, Simeão, Judá, Dan, Neftali, Gad, Aser, Issacar, Zabulon e Benjamim) dois filhos de José (Efraim e Manassés). Levi não recebeu terras, ficou com a incumbência de cuidar das atividades religiosas da Nação. As doze tribos de Israel estavam finalmente em seu solo sagrado.

Reedição de A Voz do Escriba 24 de Agosto de 2020 pág. 04

About The Author

A∴R∴B∴L∴M∴ Fraternidade de Realengo Nº 112 Oriente do Rio de Janeiro • GLMERJ