Em minha Coluna no jornal Sem Censura edição de maio deste ano, fiz referência à X Carta a Damão, escrita por Frei Caneca sob o pseudônimo de Pítia. Um leitor me telefona, solicitando informações a respeito desses personagens eleitos pelo Frei do Amor Divino, para postar suas mensagens e ensinamentos a seus contemporâneos.

Disse-lhe eu: uma lenda que remonta aos tempos de Dionísio I, então rei de Siracusa. Damão e Pítia, alunos de Pitágoras, teriam ido a Siracusa ensinar e difundir os princípios da filosofia pitagórica.

Em vez de agradecimentos, Pítia recebeu a difamação de que se valia de suas aulas para desdizer do rei e sugerir desobediência à sua autoridade.

Em julgamento, foi-lhe aplicada a pena de morte. Então ele pediu à Sua Majestade que lhe concedesse alguns dias, para voltar à sua terra e se despedir de seus familiares. Permissão negada, pois o rei entendia que o condenado não cumpriria sua promessa.

Sabedor dessa situação, Damão se apresentou para responder com a pena de morte caso Pítia não retornasse. Deferida a proposta. E não retornando o amigo na data acertada, seguia Damão para cumprir o combinado, quando aparece Pítia, informando que o atraso se deveu ao fato de a embarcação em que vinha fora alvo de piratas e ele teve que chegar a nado e por isso com aquele atraso.

Dionísio I teria ficado surpreso com a confiança de Damão em seu amigo, e mais surpreso ainda com a fidelidade de Pítia, honrando seu compromisso mesmo com o sacrifício da vida. Ganhou o perdão. E ambos receberam o prêmio de conselheiros de Sua Majestade.

Não sei se os irmãos maçons têm percebido a grande preocupação dos dirigentes da Ordem com a “evasão maçônica”. Não só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro. Consta que entre os anos de 2008 e 2016 a maçonaria teria sofrido queda em seus quantitativos, a saber: Estados Unidos 19%, Inglaterra 22%, Canadá 25% e França 30%. Deseja-se diagnosticar as causas, pois sem isto não se terá a produção do antídoto com que surpreender o mal.

A Associação de Médicos Maçons se apresenta para debater o assunto aqui no Brasil e já se programou para isso, anunciando um Encontro Virtual para as 14 horas do dia 25 de julho deste ano, onde e quando teremos a Conferência do Ir∴ João José Xavier, Sereníssimo Grão-Mestre da GLESP, e Moderadores os IIr∴ Alfredo Roberto e Roberto Muzzi, Presidente e Secretário da AMEM respectivamente.

Mas enquanto não se produz a vacina … seria de boa geometria sensibilizar o candidato à Iniciação, para o caráter de Pítia, pois o maçom, como aquele personagem, até chega a receber prêmio, porém nunca senão pelo merecimento de ter honrado os compromissos. Ou como assegura o Apocalipse: “o prêmio se recebe, mas é preciso ser fiel até o fim”.

About The Author

Presidente da ABIM (Associação Brasileira da Imprensa Maçônica) na sede do GOIERN, em 20 de agosto de 2014, durante  Sessão Magna Pública comemorativa do DIA DO MAÇOM.