Nascido em 06 de agosto de 1917, filho de Bernardino Baeta da Rocha e Delfina Teixeira Brandão, em Visconde do Rio Branco (MG). Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal, no Colégio Rio Branquense, tendo concluído o 2° grau na Escola Politécnica de Ouro Preto. Como professor, lecionou no Ginásio Municipal de Rio Pomba (MG), Colégio Manoel Inácio Peixoto (Cataguases), Escola Técnica de Comércio de Cataguases, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases e Ubá, lecionando Matemática, Física, Desenho, Francês e Educação Física. Foi Diretor do Colégio Estadual Manoel Inácio Peixoto, fundador do Lions Clube e Rotary de Cataguases, foi o primeiro Gerente da Caixa Econômica Estadual e dirigiu o Supremo Conclave durante 20 anos até a sua partida para o Oriente Eterno. Dirigiu cursos de aperfeiçoamento de professores em Cataguases, Ubá, Carangola, Colatina (ES), Vitória (ES) e Santa Maria (RS).

Foi atleta de grande categoria em futebol e basquetebol, tornando-se mais tarde técnico de várias equipes e gerações de Cataguases. Aposentou-se como professor em 1º de setembro de 1978. Pela sua atuação na educação, recebeu o título de Cidadão Honorário de Cataguases e Ubá. Além de sua vida como educador, o Professor Lysis se distinguiu como um dos mais sábios conhecedores da Maçonaria dos últimos tempos. Iniciado em 06-08-1946, foi elevado ao grau 33 em 12-01-1967, tendo diversas obras publicadas relativas à Maçonaria e matemática. Foi um admirador do Rito Brasileiro, tendo divulgado esse Rito em diversos estados brasileiros. Fundou e ajudou a fundar Lojas Maçônicas em Cataguases, Carangola, Juiz de Fora, Pirapetinga, Barbacena e Sete Lagoas. Entre elas, as Lojas Simbólicas “Labor e Civismo” e “Voluntários da Pátria”.

Fundador do Supremo Conclave Autônomo do Rito Brasileiro e seu Grande Primaz e Grande Instrutor do mesmo, desde 14-07-1974. Escreveu e publicou vários livros, a saber: Manual do Maçom; Simbolismo Maçônico; Linguagem Maçônica; Principais Símbolos Maçônicos; e Sumário do Rito Brasileiro. E Rituais, onde se destacam:

Instalação e Regularização de Lojas Simbólicas do Rito Brasileiro; Instalação e Regularização de Capítulos e Grandes Conselhos; Instalação de Veneráveis; Posse de Administração de Lojas do Rito Brasileiro; Rituais de Adoção de Lowtons (I e II Volumes); e Rituais para os três Graus Simbólicos do Rito Brasileiro.

Foi considerado e prestigiado no mundo acadêmico e da pesquisa, sendo Membro Correspondente da Academia Maçônica de Letras do Brasil (RJ);. e da Loja “Pesquisas” Brasil (Londrina) (PR). Não se casou, tendo, contudo, dedicado à sua vida à educação dos jovens, hoje homens de projeção nacional no mundo dos negócios e das artes, por isso, seus alunos sempre o consideraram um Mestre e um pai zeloso. Sua fibra, sua firmeza de caráter e seus conhecimentos tornaram-no respeitado e amado pelos seus Irmãos Maçons.

Faleceu em Cataguases no dia 03 de julho de 1994. Está sepultado no cemitério local, tendo sido o túmulo doado pela Municipalidade. Seus alunos, admiradores e Irmãos em Maçonaria continuam sua obra educadora pelos ensinamentos, exemplo e elevadíssimo amor à Nação Brasileira, a Minas Gerais e, sobretudo a Cataguases, cidade onde viveu por mais de 50 anos. Tenho o privilégio de ocupar a Cadeira 15 da AMCLA que tem como Patrono esse inesquecível integrante da Maçonaria Brasileira.

Diretoria da AMCLA: Presidente – Antônio do Carmo Ferreira (PE); Vice-Presidente – Antônio Teixeira de Medeiros (RN); 1º Secretário – Renato Gabriel (MG); 2º Secretário – Francisco Paulo Trautwein (PR); e Diretor Cultural – Luiz Vitório Cichoski (SC).

About The Author

Presidente da ABIM (Associação Brasileira da Imprensa Maçônica) na sede do GOIERN, em 20 de agosto de 2014, durante  Sessão Magna Pública comemorativa do DIA DO MAÇOM.