Oresente Trabalho é parte integrante da caminhada maçônica para investidura no Grau 33, em que buscaremos discorrer sobre a temática proposta respondendo ao questionamento: “Qual o Legado que as iniciações maçônicas lhe deixaram”. A oportunidade de textualizarmos sobre a temática, não pode ser visto uma obrigação, mas assume um papel imperativo na construção do nosso conhecimento interior, e que devemos partilhar com os nossos irmãos, haja vista, a consciência de instrução, nos leva a dividirmos com todos, pois do contrário, entendemos que a retenção do saber, apenas alimentaria o espírito de uma ação egoísta de nossa parte. É importante que também tenhamos a consciência plena de que tudo aquilo que ganhamos no campo do saber, nos pressiona a dividirmos com os outros irmãos. Como consideração do nosso trabalho, o texto nos leva ao pensar, repensar, lembrar e relembrar cada momento vivido de uma caminhada construída horas coletivamente e horas individualmente, mas que faz parte da história individual de cada um partilhada e que poderá ser fruto do percurso realizado.

INTRODUÇÃO

O presente Trabalho é parte integrante da caminhada maçônica nos Graus Simbólicos e Filosóficos em que partilhamos com os irmãos, como vivência de nossa experiência, em que buscamos discorrer sobre a temática proposta respondendo ao questionamento que fizemos a nós mesmo: “Qual o Legado que as iniciações maçônicas lhe deixaram”. Esse texto foi apresentado no Corpo do Grau Filosófico do Consistório Padre Cícero Romão Batista da 2ª Inspetoria Litúrgica do Estado do Ceará, e submetido à apreciação dos Irmãos, trocando experiências no campo do saber, haja vista, entendermos o tema como a exposição de um verdadeiro Relato de Experiência das Vivencias dessa caminhada.

Tratar-se de algo fácil de falarmos, embora a exposição do assunto de qualquer temática nos propicie uma apropriação de nova incorporação de saberes, no caso em específico, da nossa própria vivência, a parte fácil, no entanto se restringe ao simples uso da palavra, mas se torna extremamente dificultoso no momento em que somos impostos a realizar uma autoavaliação, assim como também a uma autorreflexão.
A oportunidade de abordarmos sobre o assunto, não pode ser visto uma obrigação, mas assume um papel imperativo na construção do nosso conhecimento interior, e que devemos partilhar com os nossos irmãos, haja vista, a consciência de instrução, nos leva a dividirmos com todos, pois do contrário, entendemos que a retenção do saber, apenas alimentaria o espírito de uma ação egoísta de nossa parte.
A elaboração do trabalho com certeza, por tratar-se da emissão de uma opinião em particular como forma de relato de experiência vivida, compõe parte da minha própria história.

DESENVOLVIMENTO

Em um primeiro momento, cada iniciação nos remete as expectativas sobre o que estar por vir particularmente creio eu que as iniciações em seus instantes iniciais não nos leva ao real significado da cerimônia em si, embora nos leve a grande sensação de tranquilidade. Em uma segunda etapa, o sentido poderá ser a revelação de algo grandioso repleto de ensinamentos e testemunhos morais e filosóficos do discernimento e cognição do pensamento claro e consciente.

Um dos exemplos que nos é deixado a cada lição, vai além do conhecimento adquirido e percebido, a sua intencionalidade proposital nos impõe cada vez mais responsabilidades, assim como nos fortalece em nossos princípios, nos conscientiza cada vez mais a percebermos o alicerce do aprendizado interior de nós mesmos.
É importante que também tenhamos a consciência plena de que tudo aquilo que ganhamos no campo do saber, nos pressiona a dividirmos com os outros, pois de nada me adianta receber a dádiva do conhecimento, se eu não puder repassar, abrimos aqui uma pequena aspa para dizermos “o que devemos repassar são as lições aprendidas e apreendidas, e não o cerimonial envolvido”.

“Um dos aforismos mais famosos da história, ‘Conhece-te a ti mesmo”, encontra-se na cidade de Delfos na Grécia, no século IV a.C. Essa frase foi atribuída a várias figuras gregas. Segundo a enciclopédia livre “Wikpédia”:

Para efeitos de esclarecimentos aforismo é um pensamento expresso de maneira breve, e realizando tal forma de entendimento, podemos ratificar que o tema nos leva exatamente e esse “X” da questão, simples e complicado assim!

CONSIDERÇÕES FINAIS

BIBLIOGRAFIA

• GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO CEARÁ, 7ª Edição, Ritual de Aprendiz do R:.E:.A:.A:., Relevo Gráfica Editora, 2012
• https://www.dicio.com.br/cinesiologia
Acessado em 14/02/2020 às 09:35
• https://pt.wikipedia.org/wiki/Conhece_a_ti_mesmo
Acessado em 14/02/2020 às 09:49

About The Author

ARLS Deus e Humanidade Nº 14 Or\ de Juazeiro do Norte • GLMECE - CE