Meus queridos Irmãos, hoje simbolicamente comemoramos a PÁSCOA ou Domingo da RESSUREIÇÃO. Nessa mensagem, gostaria de fazer uma ligação entre nossas convicções e o momento pelo qual estamos passando. Na tradição religiosa, a Páscoa é uma festividade que celebra a ressurreição de JESUS ocorrida ao terceiro dia após sua crucificação no Calvário. Ainda usando os conceitos religiosos sobre o tema abordado, as religiões Cristãs celebram o dia de hoje como sendo uma data que representa o RENASCIMENTO do CRISTO depois dos seus sofrimentos e morte, e sugerem aos seus seguidores que também o façam. Muitos entendem que é o momento de redenção dos pecados e nascimento para uma nova vida. No entanto, explorando ainda mais os conceitos religiosos sobre o tema, a Igreja Católica sugere que esse RENASCIMENTO seja antecedido de uma preparação, e esta preparação é denominada de QUARESMA. A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.

Agora vem a pergunta sobre o tema escolhido: O que tem a ver o Maçom e a Páscoa? E ainda mais, o que tem a ver o Maçom, a Páscoa e o Covid-19?

A resposta não é simples e ela poder ser dada de várias maneiras, pois, a MAÇONARIA, ou, melhor dizendo, os ensinamentos maçônicos, são muito ricos e o entendimento pode até ser coletivo, mas o aprendizado e desenvolvimento é INDIVIDUAL.

Não é preciso lembrar que a humanidade vive um momento muito difícil em tempo de pandemia desenvolvida pelo Covid-19, aonde o MEDO, a INSEGURANÇA e a INCERTEZA do que vem pela frente tomam conta de muitos, no entanto, ouso afirmar que isso não acontece com o MAÇOM. Sabe o que me faz ter convicção na afirmação feita? O processo iniciático que todos nós fomos submetidos, e, o que é melhor, no processo onde fomos aprovados e, passada a aprovação, fomos recebidos no seio da MÃE MAÇONARIA.

É essa MÃE, exímia reprodutora de conhecimento, que nos mostrará o caminho e as ferramentas necessárias para vencermos esse momento. Essa MÃE nos ensinou no momento da nossa INICIAÇÃO (RESSUREIÇÃO) que é preciso ter PACIÊNCIA para poder vencer as jornadas da vida. Podemos até estar na jornada de turbulência e provações, onde a caminhada nos apresenta vários obstáculos. Podemos comparar àquele momento com a QUARESMA. Contudo, se lembramos da nossa iniciação, sabemos que superaremos todos os obstáculos, primeiro com o uso da TOLERÂNCIA (facilmente identificada em nosso PAVIMENTO MOSAICO: é preciso tolerar o próximo e isso, podemos fazer usando o sentimento de RESPEITO à opinião diferente da nossa. Só seremos respeitados se respeitarmos o outro, isso também é visualizado no princípio da reciprocidade). Sei que, o que a MÃE maçonaria nos pede não é fácil, mas é necessário. Ela é generosa ao ponto de nos exigir e ao mesmo tempo nos ensina como fazer. Para tanto, nos indica a PERSISTÊNCIA, como sendo esta a principal virtude de um Aprendiz Maçom, condição que nos encontraremos eternamente.

Ainda sobre nossa iniciação e comparando-a com o que aconteceu com o Cristo quando da sua crucificação, trago aqui um trecho bíblico contido em João, 19:27-30: “Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”

Não preciso citar e muito menos relacionar esse momento ao nosso processo iniciático. Assim como Jesus disse que tinha sede e recebeu o vinagre como bebida, em nossa iniciação também manifestamos nossa “SEDE”, mas a sede que tínhamos era do CONHECIMENTO, e o CONHECIMENTO nos foi dado, e a partir dele recebemos a LUZ. Mais uma vez a MÃE MAÇONARIA nos mostra que nem sempre nossa vida será saborosa, viveremos inevitavelmente momentos amargos. Contudo, um dos conceitos que temos sobre MAÇONARIA é que uma das suas missões é tornar feliz a humanidade pelo AMOR, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela TOLERÂNCIA, pela IGUALDADE e pelo RESPEITO à autoridade e a religião de cada um.

A Covid-19 nos oportunizou, de forma forçada, a passar pela segunda “QUARESMA MAÇÔNICA”, qual seja “A SEGUNDA INICIAÇÃO”, contudo, nessa segunda oportunidade, estamos mais preparados para compreender a nossa jornada, mesmo que tortuosa ou escabrosa que pareça ser, pois o CONHECIMENTO nos foi dado, e o Maçom é dotado de SABEDORIA. Estamos prontos, que venham quatro ou “quarenta/quarentena” jornadas, pois aprendemos como AGIR nas adversidades da vida. Nossas ARMAS estão ao nosso alcance e podemos usar, USEMOS SEM MODERAÇÃO meus Irmãos, é chegada a hora. Está na hora de sermos questionados pelos profanos da seguinte forma: “QUEM VEM LÁ ?”. E de forma altiva e orgulhosa respondermos: “Sou àquele que veio para combater a tirania, a ignorância os preconceitos e os erros. Sou àquele que glorifica o Direito, a Justiça e a Verdade, para promover o bem estar da pátria e da humanidade”.

Antes que o esquecimento me traia, explico o “por que” fiz questão de enaltecer nossas VIRTUDES em letras garrafais e a palavra covid19 sempre no diminutivo. Nossas VIRTUDES são infinitamente maiores que os nossos problemas e/ou desafios.

Por fim, meus Irmãos, rogo ao G∴A∴D∴U∴- Grande Arquiteto do Universo que nos dê a oportunidade do breve encontro ou reencontro físico, e, se possível, que possamos celebrar esse reencontro, com um delicioso jantar litúrgico , e juntos, podermos gritar: “ARMAS EM PUNHO E ….. FOOOOGOOO!” .
Digo isso, pois, é tão bom poder lembrar do Salmo 133: “ Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. (…)”.

Que o G∴A∴D∴U∴ esteja com todos.
FELIZ PÁSCOA!

About The Author

M∴I∴ARLS João Bismark Nº 39 Ex- Grande Secretário da Juventude da GLEMT Senior DeMolay do Cap. Marechal Rondon nº 106 Oriente de Várzea Grande • GLEMT