No período de 11 a 14 de abril de 2018, foi realizada a XXIV Grande Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Interamericana-CMI, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, a maior e mais populosa cidade boliviana, que fica na região central, aos pés da Cordilheira dos Andes. Nela, o grão-mestre Geraldo Macedo, da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), foi surpreendido quando teve o seu nome indicado e aclamado por unanimidade para presidente da Zona V (que corresponde ao Brasil) da Confederação Maçônica Interamericana (CMI).É a primeira vez na história da GLEMT que um de seus membros ocupa tal posição em caráter mundial. A CMI, fundada em 14 de abril de 1947, é uma organização sem fins lucrativos que reúne 75 potências maçônicas de 26 países.

O Leão, grão-mestre adjunto da GLEMT, Eleusino Passos, avalia que a escolha do nome de Macedo, em uma decisão de vontade coletiva, teve como parâmetro os conceitos de vitalismo, energia e força que o grão-mestre Macedo vem implantando na GLEMT desde o seu primeiro mandato: ‘Foram muitos avanços, somados a um excelente relacionamento em todos os níveis maçônicos. Geraldo sempre compartilhou uma visão do bem coletivo’.

Elevado a lugar de destaque em nível nacional e internacional, Macedo disse estar feliz por poder levar a Grande Loja de Mato Grosso a patamar tão privilegiado, e lembra que gestão maçônica não se faz sozinho. ‘Essa conquista não é apenas dos 2.450 membros da Grande Loja no Estado, mas, dos mais de 200 mil obreiros espalhados por todos os continentes’, ainda disse Macedo.

Sustentabilidade Maçônica

Geraldo Macedo, além de representar a Maçonaria brasileira em todo o mundo, tem ainda, a finalidade de coordenar o avanço sustentável da maçonaria brasileira. ‘Já estamos familiarizados com esse conceito, que é um caminho sem volta e sempre adiante, argumentou o novo presidente da CMI. ‘Tudo que fazemos interfere diretamente na convivência com a sociedade onde estamos inseridos. O sucesso do bem comum e a felicidade depende de todos. É um efeito em cadeia onde não podemos ficar estáticos, seja nos assuntos maçônicos, seja também naqueles que interferem diretamente na vida da sociedade. Afinal, maçom também é cidadão e tem as suas obrigações constitucionais’, disse Geraldo Macedo.

Para o presidente da Área V da CMI, o maçom, em especial, deve estar consciente do seu papel, contribuindo para a transformação do ambiente no qual vive. ‘Isso se dá mediante valores que norteiam nossas ações individuais e coletivas. Nossa meta é manter e aprimorar ações baseadas na ética e no bem comum’, finalizou Geraldo Macedo.

Secretário da Zona V

O Gr∴ Secr∴ de RR∴ EE∴ da GOEMT, Ir∴ André Leme, foi convidado pessoalmente para ser o Secretário da Zona V, para assessorar o Ir∴ Geraldo nessa nova atribuição. Ou seja, o GOEMT estará devidamente representado na CMI, participando ativamente das decisões.

A CMI 2018

Com a presença de 62 Potências Maçônicas, de 23 países, a CMI se reuniu em Grande Assembleia (que ocorre a cada três anos) para exame e deliberação sobre as atividades e/ou ações realizadas no período de 2015-2018. Na oportunidade além da aprovação do relatório de atividades e das contas da Secretaria-Executiva, foi realizada a eleição dos novos dirigentes da Confederação para o triênio 2018-2021.
O Grão-mestre da Grande Loja da Bolívia, Ser∴ Ir∴ José Crespo Bonadona foi eleito para o cargo de Presidente, e o Ser∴ Ir∴ Pedro Luis Longo, Past
Grão-mestre da Grande Loja do Acre (Brasil) ocupará a Secretaria-Executiva.

O pleno da Confederação escolheu a Grande Loja da República do Peru para sediar a próxima Grande Assembleia, em 2021; e a Grande Loja do Distrito Federal (Brasília) para a sede da Assembleia Preparatória, em 2020.

O Soberano Grão-mestre, Ir∴ Ademir Lúcio de Amorim, afirma que ‘Foi a primeira Grande Assembleia da CMI depois da filiação de nosso Grande Oriente, que se deu em fevereiro/2016. O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso está totalmente integrado no cenário latino-americano e, a cada dia, tem sido conhecido e reconhecido como uma Potência Maçônica forte e atuante, o que demonstra que o trabalho de todos os irmãos de nossa Instituição está no caminho certo’.

MESA DIRETORA DO CIM 2018

A Mesa Diretora (gestão 2015-2018) dos trabalhos foi composta pelo Presidente da Confederação da Maçonaria Interamericana, Irmão Oscar de Alfonso Ortega, Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha; Secretário Executivo da CMI, Irmão Rudy Barbosa Levy, ex-Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia e o Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia, Irmão José Adolfo Crespo Bonadona.

Ainda faziam parte da Mesa diretiva os Irmãos Vice-Presidentes da CMI (gestão 2015/2018):

Zona 1 – Juan Jesus Gopar Aquilar: Grande Loja “Benito Juárez Garcia”- Oaxaca, México
Zona 2 – Jean Pierre Servel: Grande Loja Nacional Francesa e o Assessor Eliphas Almeida
Zona 3 – Estuardo Ordoñez Kocher: Grande Loja da Guatemala
Zona 4 – Jorge Dias Delgado: Grande Loja do Equador
Zona 5 – Flávio Rogério Pereira Graff: Grande Loja de Santa Catarina
Zona 6 – Edgard Sánchez Caballero: Grande Loja Simbólica do Paraguai

Além do tema central que versou sobre a Reforma Estatutária da CMI, o evento contou com diversas conferências temáticas, que versaram sobre assuntos pertinentes ao desempenho da Ordem Maçônica, sua adaptabilidade aos dias atuais, sem ferir suas origens e tradições.

“Trata-se de uma conquista histórica para Mato Grosso, pois a eleição do Ir∴ Geraldo Macedo mostra
para toda América Latina que a maçonaria mato-grossense tem representatividade no cenário brasileiro

Ir.·. Ademir Lúcio de Amorim, Grão-mestre do GOEMT

Reforma Estatutária

A XXIV Grande Assembleia foi aberta em caráter Extraordinário, exclusivamente para deliberar e votar a reforma do Estatuto e dos Regulamentos da CMI. Todas as propostas da reforma estatutária foram aprovadas sem restrições.

Na apresentação do seu Relatório, o Eminente Secretário Executivo da CMI, Ir∴ Rudy Barbosa Levy, salientou que “a Zona 5 (MRGLSC) foi a única que contribuiu para que este trabalho fosse apresentado a todos os presentes, de tal forma que facilitasse a análise das proposições, que continham recomendações expressas pela Presidência da Zona 5 (MRGLSC), inclusive no formato bilíngue”. Por esta razão, destacou o Irmão Rudy, que merece nosso Reconhecimento.

O Presidente a CMI, Irmão Oscar de Alfonso Ortega, Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha, entregou, ao Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja de Santa Catarina, uma placa alusiva ao Ato do Reconhecimento da CMI.

Nota: A Presidência da Zona 5, por sua vez, compartilha este Reconhecimento com o Irmão Jorge Roberto Sarobe, Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Templários da Nova Era nº 91, responsável pelo excelente trabalho de tradução do espanhol/português, que este Irmão elaborou.

Na sequência a XXIV Grande Assembleia da CMI foi aberta em caráter Ordinário que, após composta a mesa diretiva e designadas as comissões de trabalho, tratou dos temas:

Centro de Documentação Histórica – CDH.
O Eminente Secretário Executivo da CMI, Irmão Rudy Barbosa Levy, apresentou o CDH – um projeto que busca resgatar documentos históricos da CMI, e que estão espalhados em diferentes Orientes, para serem disponibilizados em formato digital a todas as Confederadas.

Congresso Mundial Virtual – CMV.
O Muito Respeitável Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Irmão Rony Fernandes Pinto Jr., apresentou os resultados do 2º Congresso Mundial Virtual, e reitera a necessidade de uma maior participação dos Irmãos nas próximas versões, quando é possível nos aproximar para troca de experiências e, em alguns casos, de ajuda mútua numa emergência.

Conferência Magistral.
Na manhã do dia 13 de abril, após abertura do V Congresso Maçônico Internacional, evento paralelo à XXIV Grande Assembleia da CMI, os trabalhos foram retomados com a palestra do Dr. Carlos Canteros, ex-Senador da República do Chile, cujo tema foi: Maçonaria: Adaptabilidade à Sociedade Digital. Tratou de um alerta para a necessidade de compreendermos o ethos da Maçonaria como uma sociedade tradicional, com profundo balizamento em conceitos extraídos dos “usos e costumes”, de estrutura analógica, mas que necessita, urgentemente, se incorporar e se adaptar à nova sociedade digital, de relações cada vez mais intensas e diretas, sob pena de entrar em colapso nas próximas décadas.

A Maçonaria do Século XXI.
O Ir∴ Kennyo Ismael, da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, apresentou pesquisa que trata das expectativas e rumos da Maçonaria, frente ao fenômeno da EVASÃO. Este trabalho servirá de base para as administrações das Potências Maçônicas traçarem seus planejamentos nas próximas décadas, canalizando esforço para reverter o esvaziamento que tem sido presente em quase todos os Orientes, nacionais e internacionais.

No terceiro dia da XXIV Grande Assembleia foi realizada a Eleição dos novos dirigentes da CMI. Durante o conclave foram eleitos e empossados os seguintes dirigentes (Presidente, Secretário-Executivo e seis Vice-Presidentes Zonais):

a) Vice-Presidente Zona 1 – José Javier López González – Grande Loja da Baixa Califórnia
b) Vice-Presidente Zona 6 – José Garchitorena – Grande Loja do Uruguai
c) Vice-Presidente Zona 3 – Germán Salinas Castro – Grande Loja de Honduras
d) Presidente da CMI – José Adolfo Crespo Bonadona – Grande Loja da Bolívia
e) Secretário Executivo da CMI – Pedro Luís Longo – Grande Loja Maçônica do Estado do Acre
f) Vice-Presidente Zona 4 – Alexander Alarcón Camacho – Grande Loja da Colômbia
g) Vice-Presidente Zona 5 – Geraldo de Souza Macedo – Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso
h) Vice-Presidente Zona 6 – Jean Pierre Servel – Grande Loja Nacional Francesa
Passagem da Vice-Presidência Zona 5 – O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, passa o cargo ao novo Vice-Presidente Zona 5, o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estrado do Mato Grosso, Irmão Geraldo de Souza Macedo.

Tratados de Reconhecimento

Os Grandes Orientes Independente dos Estado de MG, MS, MT PR, RS, SC e SP também são confederados à CMI. Durante a XXIV Grande Assembleia alguns celebraram Tratados de Reconhecimento de Regularidade, com outras Obediências presentes ao conclave.

A CMI é a maior organização de Maçons Regulares do mundo. Sua presença está em 252 países, inclusive nos Estados Unidos, Espanha, França e Portugal, compondo um universo com mais de 350 mil maçons filiados a 75 Potências.

A Assembleia foi encerrada em clima fraterno e de compromissos mútuos e de irrestrito apoio a tudo que fora deliberado, votado e aprovado.

Fontes:
http://www.banquetemaconico.com.br/xxiv-gran-asamblea-confederacion-masonica-interamericana/
http://unicanews.com.br/cidades/geraldo-macedo-e-alcado-a-condicao-de-presidente-da-confederacao-maconica-internacional/25502
https://goemt.org.br/noticia/4593
http://www.goemt.org.br/noticia/4596
https://www.glemt.org.br/noticia/4574
http://www.portalmatogrosso.com.br/cotidiano/geraldo-macedo-e-nomeado-presidente-da-area-5-da-cmi/39994

Leave a Reply

Your email address will not be published.