P ropositadamente faremos idas e vindas de datas. A condição para iniciar é ACREDITAR EM DEUS. Está na proposta de iniciação. Crê em DEUS? Crê numa vida futura? Acredito em UM ENTE SUPREMO, isto me basta. Quando da Câmara de Reflexões Novamente pergunta. Quais vossos deveres para com Deus? Quando da abertura dos trabalhos RENDEMOS GRAÇAS AO GADU. Durante a iniciação temos várias demonstrações/provas de que estamos intimamente ligados a DEUS. O mudo mudou com o passar do tempo, a maçonaria mudou? Mudou o comportamento humano? O que mudou? Quem somos? A que viemos?

Lembrar da nossa Infância, como Aprendiz foi iniciado em um Templo modesto ou luxuoso. Não importa. No passado Lojas bem precárias. Hoje temos melhores instalações. Nossa juventude como Companheiro, muitos estudos. E o que somos hoje? Mestre. Grande Inspetor Geral da Ordem.

Landmark inalteráveis – XIX “A crença no Grande Arquiteto do Universo é um dos mais importantes Landmarks da Ordem. Anegação desta crença é impedimento absoluto e insuperável para a Iniciação.” Usos e costumes – Uma instituição milenar – constituição de Anderson… 1723. Apoiado pela Grande Loja, Unida Inglaterra, em setembro de 1721, ele escreveu uma história de maçons, que foi publicada em 1723 como a Constituição dos Maçons Livres ou a Constituição de Anderson. A Constituição foi também editada e reproduzida por Benjamin Franklin em Filadélfia em 1734, sendo o primeiro livro maçônico impresso na América. Cada Rito tem suas características particulares, assemelhando-se ou divergindo do outro em detalhes de aspectos gerais, mas convergindo em pelo menos um ponto comum: a regularidade maçônica, isto é, o reconhecimento internacional amparado pela Constituição de Anderson. São os regulamentos consagrados na Constituição de Anderson, considerados o fundamento e pilar da Maçonaria moderna (texto extraído da internet). Determina à crença em um Ser Superior. Consequentemente o não cumprimento deste critério designa a atividade maçônica como irregular.

RETROAGIR NO TEMPO: Templo de Salomão – Nossos templos são “baseados” na construção do Templo de Salomão Nossas instruções são baseadas na construção do Templo com três pilares: SABEDORIA, FORÇA e BELEZA. Onde tem assento o VM? Todo Maçom tem um templo interior O templo de DEUS que habita em seu coração. Nossas raízes, nossas crenças. Época mais recente, a dos Cavaleiros Templários – tem literatura a respeito – bom conhecer. Os Cavaleiros Templários faziam parte de uma ordem militar da cavalaria no período da Idade Média. Durante os anos de 1118 e 1312 D.C., sua função era, principalmente, proteger cristãos peregrinos que estavam indo até Jerusalém. Cavaleiros de Cristo. Cristo o INICIADO (tem literatura) traduzido do inglês – Manoel K. Kronsfly. Bom conhecer Inúmeros milagres operou JESUS mesmo não estando presente fisicamente. Esses ensinamentos bíblicos. Reforça NOSSA CRENÇA NO Grande Arquiteto Do Universo. E que se encontra transcrito em nossos rituais. Nosso Rito Escocês Antigo e Aceito pertence ao Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil. Nossas Grandes Lojas foram fundadas pelo Supremo Conselho em 1927 (BA, RJ, SP, AM, MG e PB) – é bom conhecer a história.  Todo Maçom grau 33º é um Grande Inspetor Geral da Ordem e tem a obrigação de preservar o rito. Atualmente a nossa ritualística está deformada. Não há padrão de procedimento ritualístico por parte dos dirigentes. Alguns têm dificuldade de leitura, de interpretação das instruções. Iniciações executas sem treinamento, improvisações…

Instalações de Veneráveis Mestres mal executada – o instalado assimila errado e ensina errado. No campo do comportamento dos Maçons deixamos muito a desejar. Maçons que usam celular durante as reuniões, uso das redes sociais. Aqueles que visitam Lojas no Brasil e no Exterior, de diversos ritos, onde veem uma alegoria ou decoração diferente e querem implantar em suas oficinas. Temos a obrigação de corrigir esses erros e os de ritualística praticados pelos Veneráveis. A quebra da ritualística tem tirado o brilho das nossas reuniões.  Aqueles que se proclamam de esquerda, socialista, de vanguarda, é porque falhou na NOBRE MISSÃO DE DESBARTAR A PEDRA BRUTA. Esses são iniciados, bons aprendizes, apresentam belas peças de arquitetura – elogiados por muitos. São elevados, continuam os estudos, são “bons companheiros” e os elogios são frequentes., São exaltados ao grau de Mestre e pedem “barrarás” livre, no primeiro pronunciamento. E o juramento que fizeram nos graus anteriores? DE COMBATER OS CORRUPTOS E SEM PRINCIPIOS – está no ritual. CONSERVAR SEMPRE CIDADÃO HONESTO E DIGNO BEBEU NATAÇA SAGRADA FOI PURIFICADO PELA ÁGUA – MÃOS LIMPAS LIVRE E DE BONS COSTUMES – hoje é de acordo com o interesse “dele”. No livro de Dom Brown ele cita o juramento de um iniciado com propósitos que dizia: jurei SIM. Em palavras. Meu coração e meu cérebro diziam NÃO. Na verdade, estava iniciando um PERJURO.

Estamos assistindo a ataques a cristãos e a maçons. Perdeu-se a liberdade de expressão. A imprensa tem registrado a invasão de igrejas e templos maçônicos pelo mundo. Em Buenos Aires a sede da Maçonaria foi apedrejada, conforme noticiário. A maçonaria vez ou outra repudia, emite nota e cartas. A igreja se cala na maioria das vezes. As vezes por sermões isolados em suas paróquias. É proibido falar em nome de DEUS? Isto é crença! Livre arbítrio. A crença de um povo não pode ser controlada por Atos e Decretos. Muitos “religiosos” e pastores denominam o maçom de satânico ou de demônio com um único fim. Pensam de que as contribuições financeiras a ordem faltará para suas igrejas. Muitos governos, veladamente ou não recriminam o uso de drogas, que geram as maiores violências em todos os níveis. Danos a sociedade e a família. Exemplos ruins de outros países deveriam servir de alerta ao nosso Brasil. São ignorados pela maioria. No campo da educação temos os piores desempenhos. Temos diplomas de graduação, pós graduação e não temos cultura. No ranking mundial da educação estamos muito atrasados. O PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos – Prova Brasil 2017 (internet). O PISA é referência em avaliação educacional no mundo. Desenvolvido e coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que reúne 30 países, funciona como fórum de discussão das questões ligadas a desenvolvimento e aperfeiçoamento de políticas econômicas e sociais. Além dos países membros, outros muitos participam da organização como convidados, o que resulta no engajamento de quase uma centena de nações. Nesse cenário, os resultados aferidos pelo PISA no Brasil são comparados com os dos outros países, produzindo um ranking de: Português, 5º ano – 56%: É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano na rede pública de ensino. Dos 2.411.745 alunos, 1.355.248 demonstraram o aprendizado adequado.  Português, 9º ano – 34%: É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 9º ano na rede pública de ensino. Dos 2.158.378 alunos, 728.603 demonstraram o aprendizado adequado.

Matemática, 5º ano – 44%: É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 5º ano na rede pública de ensino. Dos 2.411.745 alunos, 1.064.398 demonstraram o aprendizado adequado. Matemática, 9º ano – 15%: É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 9º ano na rede pública de ensino. Dos 2.158.378 alunos, 334.568 demonstraram o aprendizado adequado. Onde estamos e para onde vamos? Precisamos de educação, de pessoas educadas. De ética; de princípios, de exemplos… como maçons e como cidadãos; Da oportunidade de desvio de dinheiro público.

A IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E SEUS GESTORES: Fazemos a oportunidade para desvios de dinheiro público. A maçonaria sempre procurou um lugar ao sol e dificilmente conseguiu. E quando consegue não sabe aproveitar, esquece de passar o filtro solar. De se proteger e de levar o nome da maçonaria para a lama. Recentemente tivemos maçons em destaque na mídia por não cumprirem seus juramentos maçônicos e respingam na Ordem, com danos à imagem de todos os maçons, independentes de grau ou de cargos. Todos são iniciados. Na esfera da administração estadual e municipal não tem sido diferente. Isto é ser cristão? Ser Maçom? Isto é aplicar conhecimentos de maçonaria? Desviar verbas merenda escolar, da saúde, do saneamento básico, tirar dos mais necessitados. Distribuir a riqueza para poucos e as migalhas para muitos. Como é esse maçom? Entidade denominada maçonaria no Brasil tem mais de 50. São regulares? São reconhecidas? Muitos de nós acompanhamos o trabalho e a trajetória de Lions Club e Rotary Club e hoje? MAÇONS fiquem atentos para onde caminhamos. Como fortalecer a ordem? BONS CANDIDATOS PARA PERPETUAR A ORDEM; PRATICAR A MAÇONARIA; PRATICAR O BEM; CUMPRIR OS PRECEITOS MAÇÔNICOS; SER UM CIDADÃO DE BEM; BOM PATRÃO E BOM EMPREGADO; BOM FILHO E BOM PAI DE FAMILIA. “Como é bom e agradável viver os irmãos em União.” Saúde, Paz e prosperidade.

Reedição de A Voz do Escriba
10 de Setembro de 2020 pág.10