O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão hermenêutica e filosófica sobre o significado da letra G na maçonaria, a qual tem vários sentidos, tais como conhecimento, geração, gênio, geometria, gravitação, verbo e fogo criador e Grandeza para o Venerável, conforme o irmão Antônio Nami (2013).

A letra G, entendida como conhecimento, vai ao encontro da filosofia e do simbolismo maçônico, o qual pressupõe amor ao saber, à investigação, à liberdade, ao debate produtivo e salutar, em oposição, à verdade absoluta, à ignorância, à tirania e ao medo. Esses vícios fazem com que o homem seja refém de preconceitos e apegado à valores mundanos que vão em direção contrária ao ideário maçônico, tais como exibicionismo, luxúria, libertinagem, vida fácil sem amor à família, à pátria, à educação e ao senso de justiça, solidariedade e responsabilidade social, o que leva o homem a sair da retidão moral e se perder nas trevas da ignorância.

Ainda nesse contexto, o maçom, à medida que vai adquirindo conhecimento sobre a ritualística maçônica, sempre deve estar predisposto a fazer novas reflexões, bem como ampliar a discussão sobre a hermenêutica da filosofia maçônica, sendo, nesse sentido, um eterno aprendiz, mesmo que esteja nos degraus superiores da escada de Jacó.

Com base nisso, pode-se fazer uma analogia com o mito da Caverna de Platão, metáfora que visa explicar os desafios e obstáculos que o homem tem de superar para sair da sua ignorância e buscar o mundo real, o qual se baseia na razão, em detrimento dos sentidos. Outro significado da letra G, também muito caro para o simbolismo maçônico, está relacionado à existência de um ser superior, onipotente, criador do céu e da terra, que tem várias denominações de acordo com os credos e a religião de cada obreiro, mas, na maçonaria, é identificado como Grande Arquiteto do Universo (G.A.D.U), o qual merece respeito por parte de todos os maçons.

Joaquim Gervásio de Figueiredo (2016), ao se referir à letra G, esboça que “no Rito Escocês Antigo e Aceito ela aparece no ritual do 2º grau (Companheiro), sendo que muitas vezes usa-se a referida letra, no meio da Estrela Flamígera, como símbolo de Deus, o ‘divino Geômetra’”.

Ainda nesse contexto, conforme o Irmão Rizzardo da Camino (2007), a letra G também pode ser compreendida como Geometria, que é a arte de medir. É fundamental que o companheiro maçônico saiba qual a sua medida, ou seja, os limites de sua finitude e de sua existência, sem os quais nada pode ser feito, sem uma medida adequada tanto da natureza exterior como interior.

Por fim, mais um significado da letra G está relacionado com a Grandeza do Venerável, isto é, o respeito que os irmãos devem ter com seu líder, o qual tem a missão de guiar os obreiros com harmonia, solidariedade, respeito e muita luz, para que se tenha um egrégora com muita energia, vibração e bons fluidos.

Referências:
CAMINO, R. da. Dicionário maçônico. 4. ed. São Paulo: Madras, 2007.
FIGUEIREDO, J. G. de. Dicionário de maçonaria: seus mistérios, ritos, filosofia, história. São Paulo: Pensamento, 2016.
NAMI, A. Maçonaria de A a Z: definições de termos maçônicos.
São Paulo: Madras, 2013.

About The Author

ARLS Luz e Fraternidade, nº 367 Oriente de Itaara • GORS/COMAB

Leave a Reply

Your email address will not be published.