Um projeto criado ao longo de anos de observação das Lojas Simbólicas e a formação dos Mestres Maçons Gobianos
A ARLS Semeadores de Luz nº 4301 concluiu o primeiro ciclo completo, vejam a matéria:

Finalizado o primeiro ciclo completo de formação maçônica damos início à nova caminhada

“A ARLS Semeadores de Luz – Nº 4301 concluiu o primeiro Ciclo Completo de Formação Maçônica em Loja Simbólica, foram dois anos de instrução nos três graus Aprendiz, Companheiro e Mestre com a finalidade de valorizar o estudo através dos Instrucionais Maçônicos escritos pelo Irmão Tito Alves de Campos e adotados pelo GOB-MT.

O Ciclo, também conhecido e divulgado como 12+6+6, no qual a Loja trabalha sem dispersão instrucional cada Grau simbólico de acordo com o período de formação maçônica, donde os 12 primeiros meses foram dedicados exclusivamente à instrução no Grau de Aprendiz, nos 06 meses subsequentes dedicados exclusivamente a instrução no Grau de Companheiro e na última etapa de 06 meses, da mesma forma, na instrução dos Mestres.

Deste modo a Turma de oito Aprendizes Maçom iniciada em 05/07/2014, foi elevada ao Grau de Companheiro em 10/07/2015 e exaltada em 23/01/2016, passando então a receberem a última parte do ciclo que culmina com as instruções no Grau de Mestre Maçom pelo período de seis meses, fase esta completada no dia 10/06/2016.

O método mostrou-se extremamente interessante e motivante, vez que, a Loja pode programar as instruções de cada período, conclamando, em sistema de rodizio, os Mestres mais antigos a servirem como facilitadores de cada tema, o que leva ao irmão convocado a preparar a instrução, estudando o texto do Instrucional, o qual é repassado a todos dialogadamente no tempo de estudo.

Tal formatação instrucional tem se mostrado de grande eficiência, em razão de que os irmãos facilitadores, na busca e pesquisa para repassar as instruções, trazem-nos, a cada tema, novos ensinamentos, de modo que cada assunto abordado sempre teremos algo de novo sobre ele, com aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e revisados, desta forma não havendo estagnação do tema.

Verificamos que a metodologia proposta faz com que o espírito iniciático e evolutivo do aprendizado maçônico sejam colocados em prática, pelos ensinamentos recebidos com mais profundidade a cada tempo de estudo e maior ainda se torna nossa satisfação na aquisição destes conhecimentos quando temos a presença de irmãos visitantes na participação de nossas discussões temáticas.

No dia 02 de julho próximo passado demos o primeiro passo para a retomada do Ciclo Completo de Formação Maçônica com a iniciação de 02 novos Aprendizes, a partir do dia 15/07/2016, estaremos reiniciando o ciclo de instruções do método 12+6+6 com a nossa primeira instrução do Manual de Aprendiz de autoria do irmão Tito Alves de Campos.
Portanto, gostaríamos de convidar aos Irmãos para visitar o nosso site – http://www.semeadoresdeluz.mvu.com.br – e conhecer nosso calendário de instrução e quem sabe nos fazer uma visita.

MARCOS ANTONIO RIBEIRO VENERÁVEL MESTRE”
“Um indivíduo sem informação não pode assumir responsabilidades. Um indivíduo que recebe informações não pode evitar assumir responsabilidades.” Carlzon, Jan (nascido em 25 de junho de 1941) é um sueco empresário. Ele é mais conhecido por ser Chief Executive Officer do Grupo SAS a partir de 1981.

Sobre o Autor

Grão Mestre Passado do GOB/MT Oriente de Cuiabá - MT

Deixar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado.