A união faz a força, do fabulista egípcio Esopo… “… enfim, as romãs são símbolos equivalentes ao Feixe de Esopo; milhares de sementes contidas no mesmo fruto…” Viver em união: Um próspero fazendeiro, dono de muitas propriedades estava gravemente enfermo. Sua preocupação maior era com o clima de desarmonia que reinava entre seus quatro filhos. Com o objetivo de dar-lhes uma lição, ele mandou chamá-los para fazer uma revelação importante. Prontamente eles atenderam ao chamado do pai que lhes comunicou a seguinte decisão: • Como vocês sabem, não me resta muito tempo de vida e eu quero aproveitar para avisá-los que vou deixar todos os meus bens para apenas um de vocês. • Os filhos espantados se entreolharam e surpresos ouviram o restante que o pai tinha ainda para lhes dizer • Vocês estão vendo aquele feixe de gravetos ali atrás da porta? Aquele que conseguir partir o feixe ao meio apenas com as mãos, este será o meu herdeiro. Um a um teve a sua chance de tentar quebrar o feixe, mas nenhum deles, por mais esforço que fizesse, foi bem-sucedido nas tentativas. Indignados com o pai que lhes propusera uma tarefa impossível, começaram a reclamar. Foi quando o fazendeiro pediu o feixe e disse que ele mesmo iria quebrá-lo. Incrédulos, os filhos deram o feixe de gravetos para o pai que, deitado, foi retirando um a um dos gravetos do feixe e foi quebrando-os separadamente até não mais restar um único graveto inteiro. E depois concluiu: MORAL DO DIÁLOGO: Enquanto vocês estiverem unidos, nada poderá pôr em risco tudo que construí para vocês. Mas separadamente, vocês são tão frágeis quanto cada um desses gravetos. NOTA: Esta pequena história com o passar do tempo sofreu alterações e muitas variações. O leitor provavelmente, encontrará textos do “feixe de gravetos, ou de Esopo” com narrativas diferentes, mas, decalcada no mesmo simbolismo, no mesmo ensinamento moral de força e união. Ir∴ José Amâncio de Lima, M∴I∴ ANÚNCIO O GRUPO LUTOPAX é uma empresa brasileira fundada em 1989, atuando no ramo fúnebre e saúde. Com um plano assistencial que cobre os custos da familía associada nas horas mais difíceis por menos de um cafezinho por dia. Logo em 2003 o grupo lutopax lançava o campeão de vendas, o plano popular, com todos os benefícios e com o menor valor agragado chegando as classes menos favorecidas. O empreendimento vigoroso em seu sucesso ao longo dos anos aliado a experiência dos seus empreendedores, alicerçou a implantação de uma rede de lojas para desenvolvimento de projetos e comercialização de produtos voltados para o público de classe B, C e D, atualmente com mais de 96 mil vidas cobertas pelo plano LutoPax.