PARA A MAÇONARIA O HOMEM DEVE SER LIVRE COM O DIREITO DE SEGUIR SUA RELIGIÃO E SUAS OPINIÕES.

A Ordem Maçônica é uma associação íntima de homens escolhidos, que honra e venera o G∴A∴D∴U∴, tendo como princípios básicos: a Igualdade, a Liberdade e a Fraternidade, seus deveres, portanto, estão nas boas ações, partilhando, sempre, os seus bens. Não havendo discriminação racial ou de classes.

Combatendo a ambição, o orgulho, o erro e os preconceitos, a ignorância, o fanatismo, a mentira e a superstição. É seu dever praticar o bem e a justiça. Para a Maçonaria o homem deve ser livre com o direito de seguir sua religião e suas opiniões. O seu devotamento é o da fé, para vencer os obstáculos, por isso não lhe cabe esperar ou querer recompensa. Ela repugna a ignorância por ser esta a mãe de todos os vícios e ser o contraditório do sábio. Os princípios que norteiam a construção do templo interior de cada Maçom estão relacionados aos atos e ações por ele praticados, no desbaste da pedra bruta e na busca da perfeição e da sabedoria. Diante desta afirmação é possível ressaltar as principais virtudes que são essenciais para atingir a plenitude de acordo com os ensinamentos do criador.

VIRTUDE
A palavra virtude vem do latim virtus, ou seja, a qualidade do homem é a soma da bagagem de vida que ele traz desde o seu berço materno. Para a Maçonaria, virtude tende a ser a disposição habitual de praticar o bem e a justiça, evitando o mal.

O estudo e a prática das virtudes confunde-se com a própria história humana. Filósofos, teólogos e outros elaboraram inúmeras classificações no decorrer dos séculos, muitos e muitos livros e pensamentos foram escritos.

O objetivo do presente Trabalho é discorrer sobre as principais virtudes que o Maçom deve praticar, e de forma alguma esgotar o tema, que é universal.

Uma mesma virtude às vezes aparece sob outra denominação ou variação, pois nada é estanque, e as virtudes não podem ser praticadas isoladamente. As virtudes interagem entre si.

Nas obras de arte clássicas e sacras, as palavras que designam as virtudes são em sua maioria formadas por palavras femininas, que são representadas por figuras de belas mulheres.

Dentre as inúmeras virtudes praticadas no nosso cotidiano destacamos a seguir as três principais estudadas na Maçonaria que são a base de nosso crescimento e aperfeiçoamento pessoal:
– a Sabedoria, a Força e a Beleza.
É possível montar muitas tríades com as virtudes derivadas destas três principais

Um bom exemplo de uma tríade praticada pela Maçonaria Anglo-saxônica é a seguinte:

Brotherly Love, Relief and Truth.
Traduzindo: Amor Fraternal, Alívio (Relevo e Socorro) e a Verdade.
Amor fraternal- Beleza. Alívio – Força. Verdade – Sabedoria.

SABEDORIA

A Sabedoria orienta o planejamento do trabalho dos Maçons.

A Verdade é a base da Sabedoria.

Na terceira e última viagem o Neófito passa pela prova do fogo, que simboliza aspiração, fervor e zelo, e nesta passagem fica simbolicamente limpo sem a nódoa do vício.

No Oriente do Templo, fica o Trono de Salomão, associado à sabedoria e ao Ven.’. Mestre, cuja Joia é o Esquadro.

Do Oriente se irradia a luz do conhecimento para iluminar a mente de todos os Obreiros ali reunidos.

Sabedoria é a inteligência em saber usar o conhecimento, mas é muito mais do que isto.

A Prudência, uma das virtudes cardeais, no sentido de uso mais antigo, era chamada “Prudentia”, considerada por muitos estudiosos a própria sabedoria.

A Prudência dos dias de hoje ganhou uma outra conotação.

A Sabedoria é saber usar o conhecimento à luz de todas as virtudes.

Representada pela Coluna de arquitetura jônica, a mais simples e humilde das três Colunas, associada a Minerva.

A Humildade representada na Coluna lembra que temos que ter cuidado com as vaidades que chegam à sabedoria.

Por outro lado, no que tange às virtudes teologais, a fé está associada à sabedoria, ao fervor e ao zelo, despertados pela prova do fogo, e o sentido é acreditar na existência de um ser supremo, que é Deus, e estar consciente dessa união, pois todos os nossos trabalhos são feitos à Glória do G∴A∴D∴U∴

FORÇA

A Força executa e sustenta os trabalhos

Trabalhos porque o Maçom é um pedreiro, e a Loja é chamada de Oficina.

A Força é que coloca em prática tudo o que temos que fazer. É representada pela Coluna de arquitetura Dórica, que é a principal Coluna de sustentação dos Templos, associada a Hércules.

Simboliza a sustentação e a firmeza no direcionamento dos trabalhos e na execução da construção do nosso Templo Interior.

A Força faz agirmos firmemente, com tenacidade e constância, que através da vigilância e perseverança nos faz superar todos os obstáculos, não nos deixando abalar por qualquer dificuldade, provê segurança no desenrolar do processo de aprendizado maçônico.

O Nível que é a Joia do Irmão 1 0 Vigilante simboliza a Igualdade, e nos lembra que temos que medir o uso da força, no uso de nossos instrumentos.

A força tem que ser dirigida pela sabedoria, para não destruirmos o material, temos que aprender a desbastar a nossa Pedra Bruta com cuidado.

Com relação às virtudes cardeais está associada à fortaleza. Já nas virtudes teologais está relacionada à esperança.

BELEZA

A Beleza adorna e leva os trabalhos à perfeição.

à perfeição. É representada pela Coluna de arquitetura Coríntia, a mais bela das três Colunas, associada a Vênus e ao Irmão 2º Vigilante, cuja Joia é o Prumo.

A Beleza é o resultado do amor no trabalho que leva à espiritualidade, contrabalançando a força, que é voltada mais para o lado material.

Relacionada com o Amor fraternal e a beneficência e artes em geral.

Relacionada com o Amor fraternal e a beneficência e artes em geral.

PERSEVERANÇA É A FORÇA DE VONTADE DE TRABALHAR NA OBRA E DE NÃO DESISTIR QUANDO APARECEREM AS DIFICULDADE

Como dizem os doutores, o Amor é a maior das virtudes.

Na Obra de Deus a beleza está em todas as coisas.

A Justiça, uma das virtudes cardeais, está relacionada com a Beleza.

Com relação às virtudes teologais está associada com a Caridade.

Todo Maçom no curso de sua vida deve buscar a prática desta tríade de virtudes, quais sejam, a Sabedoria, a Força e a Beleza, que por si só tem uma grande amplitude e delas originam-se centenas de outras virtudes, que é um trabalho para toda a vida.

Neste estudo vamos nos ater somente às principais virtudes e a algumas de suas classificações mais importantes.

HUMILDADE

O aprendizado das virtudes começa quando o candidato é recolhido à Câmara de Reflexão, onde é levado a meditar sobre a humildade (húmus – recolhimento no interior da terra).

As frases contidas na Câmara preparam o candidato para poder receber a Luz, e depois aprender que todos somos iguais. E em Loja as distinções e cargos profanos não têm valor.

A prova da terra ensina a humildade.

Humildade não deve ser confundida com uma fraqueza ou pobreza, ser humilde é saber ouvir, é conhecer as suas limitações, condição básica para o aprendizado.

VIGIL NCIA E PERSEVERANÇA

Estas virtudes aparecem na Bandeirola que fica acima do Galo numa das alegorias que fazem parte da Câmara de Reflexão. O Galo simboliza a vigilância e a perseverança.

Ser Vigilante é estar sempre consciente, é ter força de vontade (Coluna da Força) no foco dos nossos pensamentos, limpando a mente das ideias indesejáveis, para com o amor (Coluna da Beleza) inspirarmos as nossas ações para encontrarmos a verdade (Sabedoria).

Segundo Shantideva, a perseverança é o entusiasmo pelo bem.

Perseverança é a força de vontade de trabalhar na obra e de não desistir quando aparecerem as dificuldades.

A prova do ar ensina a perseverança para vencer os obstáculos, e que temos que ter confiança (fé) em Deus e em nosso condutor.

ASCESE

A ascese micianca é a disciplina necessária para a conduta em Loja e no estudo maçônico.

É a forma adequada de se purificar, de se vestir, de se comportar, de se pensar, de se falar, de se empenhar na correta ritualística em Loja, e em outras atividades maçônicas e até profanas.

É o respeito pelas coisas sagradas, é a atitude iniciática (mental) de não profanar o nosso Templo (interior e exterior).

A execução correta da ritualística em Loja desenvolve as virtudes no Maçom.

A ritualística pode parecer repetitiva, insistente, mas é necessária.

A prática das virtudes é uma prática diária, nas quais muitas coisas se repetem, mas a repetição está somente nas aparências, pois só praticando é que podemos entender a simbologia.

TOLERÂNCIA

Uma das mais importantes virtudes que todo Maçom deve praticar. A Maçonaria é uma Ordem Fraternal que une os irmãos.

O Maçom tem que cultivar essa virtude e ser tolerante para com os defeitos de seus Irmãos.

Não se pode confundir tolerância com conivência com os erros.

Todos nós temos defeitos a corrigir.

Viver em fraternidade é ser tolerante, daí a importância do nosso principal lema, que constitui uma outra tríade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade (Sabedoria, Força e Beleza).

AMOR FRATERNAL

É a base fundamental do relacionamento maçônico entre irmãos.

Sendo tolerantes, começamos a praticar o amor fraternal em nossa obra para levantarmos Templos à Virtude, relevando os defeitos dos outros.

O Amor fraternal nos ensina a considerar toda humanidade como uma família, da qual a Maçonaria faz parte.

É servir a humanidade como nos lembra a simbologia da prova da água, quando da Iniciação, conduzindo o povo pelos caminhos da Liberdade e da Justiça.

É ajudar, é dar apoio e proteger um ao outro.

É também prestar socorro e praticar a caridade.

amor fraternal está associado à Coluna da Beleza.

Não temos mais palavras para expressar, exceto lembrar:
O Salmo 133 sintetiza muito bem o amor fraternal.

BENEFICÊNCIA

Uma das principais virtudes, que aparece nos princípios basilares da Maçonaria.

A beneficência nasce do amor fraternal.

A beneficência serve para ajudar o próximo, sempre de forma desinteressada, e dirigida pelo amor.

Toda Loja Maçônica deve praticar a beneficência. Por este motivo em Loja temos um Oficial que exerce o cargo da hospitalar, e em todas as Sessões Maçônicas é recolhido o óbolo.

A beneficência desperta o amor pelo próximo.

Sem amor não podemos fazer nada direito, somente a força de nada adianta.

TEOLOGAIS
As três virtudes Teologais Cristãs, a Fé, a Esperança e a Caridade.


É a adesão total do homem a um ideal, fidelidade em honrar seus compromissos, leva a aderir às verdades reveladas por DEUS, obtém suas graças num momento ímpar com o G∴A∴D∴U∴

ESPERANÇA
Leva o homem a aderir a DEUS enquanto fim supremo do homem, para obter a graça divina e a eterna união com o criador.

CARIDADE
Amor incondicional ao Ser Supremo e ao próximo, doar-se a um Irmão de coração e mente sem esperar benefícios em troca.

CARDEAIS
São assim chamadas porque estão relacionadas aos quatro pontos cardeais. As duas Borlas da Corda de 81 Nós que terminam de cada lado da porta ocidental de entrada, representam a Justiça e a Prudência.

PRUDÊNCIA
Sendo representada pelo Prumo, está relacionada à qualidade da pessoa que age com moderação e cautela, desenvolve o costume de avaliar os atos com antecedência a fim de mensurar seus efeitos e se os mesmos são válidos e trarão o bem comum.

FORTALEZA
Ou força, é a virtude da persistência, da perseverança, que sustenta e dá solidez, é a energia que promove a conduta para fundamentar a Moral e os Bons Costumes.

TEMPERANÇA
É a disciplina dos desejos e das paixões humanas; significa agir com moderação a fim de saciar as necessidades sem exagerar nos prazeres, e ter o equilíbrio e a exata medida entre a satisfação e o exagero.

JUSTIÇA
O instrumento que a representa é a Espada. É a virtude moral pela qual se atribui a cada indivíduo o que lhe compete. É conhecer as regras e as leis com o intuito de agir com plenitude e prudência, promover ações justas em prol do crescimento humano e não ao contrário.

LEVANTAR TEMPLOS À VIRTUDE
Levantar Templos à virtude significa desenvolver essas qualidades de forma rígida ao ponto de se agir sempre mediante seus princípios. Desenvolvimento esse que se consegue mediante o estudo, o conhecimento e a sabedoria. Para isso a prática do dia a dia, sempre corrigindo as faltas, sempre se refletindo sobre tudo que foi feito e o que se poderia fazer ou deixar de fazer, e o que precisa ser refeito, consegue-se assim transformar virtudes em hábitos. A confiança em DEUS e em nossos Irmãos, que sempre estão prontos a nos ajudar, na sintonia com as correntes de pensamentos positivos, e no desejo de sempre praticar o bem ajudando-nos a desenvolver essas habilidades.

VÍCIO
Em oposição às virtudes temos os vícios, do latim vitium que significa defeito que torna algo ou alguém inadequado a determinado fim, imperfeição, deformidade, tendência ao hábito prejudicial, disposição para o mal. A definição é muito clara, e essa tendência precisa ser mudada.

O homem vive na sociedade e como gregário que é depende inicialmente do seu próprio esforço. Dentro de nós existe um mundo repleto de desejos, paixões e tendências que reclamam por exteriorizar-se. Mas nós também dependemos do meio em que vivemos. Dentro da Ordem Maçônica temos a oportunidade de elevar às virtudes, pois nossa consciência repugna a maldade e tende para o bem.

No entendimento da Maçonaria Especulativa construir Templos não significa edificar obras materiais, mas sim construir o Templo interior de cada indivíduo, no desenvolvimento moral, intelectual e espiritual.

O Maçom no desenvolvimento das virtudes e na prática diária da bem-aventurança, quase não percebe, mas aos poucos ele vai colocando algemas e cavando masmorras aos vícios que dele faziam parte, formando-o um homem novo e liberto das amarras do mal.

CONCLUSÃO
Concluímos que a Maçonaria visa à mudança do homem em seu interior. O seu objetivo é que o homem evolua, saia do seu anonimato e desabroche para o conhecimento. Ela não exige do Maçom um comportamento uniforme e robotizado, como se simplesmente atendesse a comandos ou se o simples ingresso à Ordem fosse o bastante para identificá-la como um verdadeiro Obreiro. É através do Maçom que a Maçonaria aparece com suas mais nobres finalidades e por isso deve trabalhar e ter consciência do papel que desempenha em nossa nobre Instituição. E em fazendo isso estará contribuindo para a evolução não só dos Maçons de forma particular, como de toda a sociedade. O comportamento do homem normalmente reflete seu interior. O homem que deseja sinceramente evoluir em seu íntimo, deve fazê-lo mudando inicialmente a sua maneira de pensar. Deverá direcionar seus pensamentos para atitudes nobres. Só o verdadeiro Maçom poderá sentir e compreender que o templo de Deus é o interior de cada um de nós, o Templo Humano, que é edificado no coração e na mente do Maçom para a prática do bem, do amor fraternal e da beneficência.

Ilrm∴ Cleverson Rigoni, Edson Konjunski, Laertes Filipak e Paulo Michalzechen

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