Antes de explorar detalhes divertidos, interessantes e esclarecedores deste grau, é preciso colocar esse trabalho fascinante em perspectiva histórica adequada, como um dos graus preparatórios que conduzem ao Sagrado Real Arco. Originalmente, o Grau do Arco Real fazia parte da Loja Azul e era apenas conferido àqueles que realmente presidiram como Mestre sobre sua Loja. Enquanto o sistema moderno de graus do Real Arco desenvolvido, e a fim de manter a tradição antiga de restringir o Real Arco para Past Masters, tornou-se necessário transformar em Past Masters “Virtuais” aqueles candidatos que não tinham realmente presidido uma loja. Assim, conferindo o Grau do Real Arco àqueles que não são Past Master pode ser considerado uma inovação.

Este grau visa claramente comunicar vigorosamente ao candidato os desafios encontrados ao presidir uma loja e a necessidade indispensável de ser devidamente preparado. O início do grau tenta afastar o candidato do seu equilíbrio começando por apresentar o candidato à loja, não por batidas ou anúncios, tampouco sinal, mas simplesmente caminhando e interrompendo uma discussão iniciada ao estar sentado – conduta altamente inapropriada. Em seguida, um irmão desafia o direito do Mestre de estar na condição de presidência dos trabalhos – situação ainda mais anormal [para aquele momento]. E em seguida, o Mestre se recusa a presidir os trabalhos, o que conduz à indagação e à eleição do candidato para a presidência.

O Mestre recém-eleito é então informado que é necessário que ele faça um solene juramento antes que ele possa ser instalado. Depois de assumindo essa obrigação, ele recebe o toque e a palavra deste grau, conhecimento do qual será necessário para obter admissão, mais tarde, em uma Loja de Mui Excelentes Mestres. O candidato é então convidado a dar seu consentimento a essas antigas tradições e regulamentos que são uma parte familiar da cerimônia de instalação. Ele é presenteado com a joia do Mestre, um chapéu, e uma advertência sobre o uso do malhete.

Seu primeiro desafio é realizar uma eleição dos outros oficiais, o que resulta em confusão. O objetivo deste exercício é ilustrar o uso adequado do malhete para manter o controle. A seguir, uma série de quatro procedimentos recomendações dar ao novo Mestre oportunidades para confusão e erro. Estes são habilmente planejados de tal maneira que sempre se opõe ao argumento que sustenta o Mestre, sendo provado que ele está errado, e possivelmente em perigo de violar sua obrigação.

Nesse grau, o mais fundamental dos princípios sobre os quais um Mestre rege e governa a Loja são claramente comunicadas para o candidato da maneira mais memorável. Ele é ensinado que deve primeiro aprender a obedecer antes que ele possa aprender a governar, e que ele deve aprender a governar a si mesmo antes de governar os outros. Essas lições são consideradas tão importantes e necessárias pela Grande Loja de Virginia, que nenhuma pessoa pode ser eleita Presidente de sua Loja na Virgínia, sem ter recebido este primeiro grau em uma Loja Provisória de Past Master Virtual, de Maçons do Real Arco, e tendo já recebido este grau, não são obrigados a repeti-lo em um Loja Provisória. Os rituais da Loja Provisória e da Loja Regular de Past Masters no Capítulo, diferem ligeiramente. E o título de Past Master no Capítulo, não possui as mesmas prerrogativas junto a Grande Loja.

A maioria dos chamados graus de “cadeira” em Maçonaria são reservados para aqueles que já presidiram. Neste caso, o grau é dado para preparar o candidato para outros árduos deveres e responsabilidades que são exigidos para [assumir] uma liderança. Tendo oportunidade para presidir como um Mestre (virtual) na presidência, o candidato é agora considerado digno de prosseguir com os outros graus preparatórios para o Sagrado Real Arco.

De acordo com John Dove em seu Royal Arch Textbook [Livro Didático do Real Arco], “Este é puramente um grau honorário, e suas cerimônias quando apropriadamente conduzidas impressionam muito o candidato sobre a seriedade [do ato], e ensina uma lição de desconfiança ao assumir as responsabilidades do ofício sem a devida preparação para o desempenho de suas funções”. Ele conclui com a admoestação da cerimônia de instalação de uma Loja Simbólica, “A honra, a utilidade e reputação de sua Loja dependerão materialmente da habilidade e assiduidade com a qual você gerencia os seus assuntos, enquanto a felicidade de seus membros, será geralmente promovida e proporcional ao zelo e habilidade com que você propagar os princípios genuínos da nossa instituição”.

O Maçom do Arco Real pode aplicar esse princípio em sua própria vida. Ou seja, sua própria honra, utilidade e reputação como membro da sociedade dependerão materialmente da habilidade e assiduidade com a qual ele gerencia os seus assuntos, enquanto a felicidade de sua família e amigos será geralmente promovida e proporcional ao zelo e habilidade com o qual ele aplica os princípios de nossa instituição para a condução de seus negócios no mundo.

Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social e Educação Donald L. McAndrews, Presidente

ANÚNCIO

O QUE É NECESSARIO PARA SE TORNAR UM FRANQUEADO LUTOPAX?

O empreendimento funerário e de planos assistenciais necessitam de dois tipos de licenças, pois não se pode vender planos assistenciais atrelados a funerária . Entenda que a LutoPax não comercializa planos de saúde, pois para isso é necessário ter um registro de operadora de plano de saúde(ANS).
O plano assistencial é outro tipo de modalidade na qual a nossa assessoria informa detalhadamente os melhores caminhos ao franqueado.

About The Author