Não importando o grau que a Loja Maçônica esteja reunida, teremos o Templo Maçônico sempre composto de três Tronos.

Relacionamos: o primeiro do Venerável Mestre, o segundo do Primeiro Vigilante e o terceiro do Segundo Vigilante.

Muitas das vezes estas informações geram confusões, até porque declaro ter aprendido como sendo Altares.

Entretanto na busca de elucidar tais dúvidas fui a campo pesquisar sobre o tema, ora proposto e, encontrei desconexão ao chamarmos de Altares.

Os verdadeiros Altares são:
∆ O “ARA”, onde é aberto o Livro Sagrado / da Lei.
∆ “Dos Perfumes”, onde é oferecido incenso

Eventos relatam que alguns irmãos os consideram sinônimos: “Altares e Tronos” o que dissinto.

Aprofundando os estudos e lendo as Sagradas Escrituras, encontramos inúmeras referências aos Altares e aos Tronos, sendo que os primeiros, sempre se referem aos sacrifícios.

∆ Sobre Altares encontramos os exemplos:
Gênesis (8 – 20) “Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo, e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar”.

Apocalipse (11– 1) “E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o Templo de Deus, e o Altar, e os que nele adoram”.

Sobre Tronos encontramos os exemplos:
Gênesis (41– 40) “O Faraó põe José Governador do Egito: Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo; somente no Trono serei maior que tu”.

Apocalipse (22 – 3) “Ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o Trono do Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão”.

Com foco nestas elucidações, constituo mencionar que: nos Tronos (sentam-se) os que têm autoridades, enquanto nos Altares (ninguém se sentam).

Portanto trazendo estas visões para os nossos Templos atuais: estabeleço que o Trono não se resume em uma “poltrona”, mas sim! no conjunto que têm o Venerável Mestre e os Vigilantes, composto de poltronas e mesas, que em geral tem a forma triangular.

Salientamos que não existe disposição obrigatória quanto ao formato da mesa, seja triangular ou retangular.

Importante saber que o Trono apresenta outra particularidade: a de que deve repousar sobre um estrado com as seguintes propriedades:

∆ Do Venerável Mestre, contém sete degraus
∆ Do Primeiro Vigilante, contém dois degraus
∆ Do Segundo Vigilante, contém um degrau

No entanto, às vezes não os vemos em nossos Templos Maçônicos com estas referências; devido à altura de sua parte interna, não permitir a construção de um “Sólio” tão alto.

Extraordinário é entender que os Tronos se completam com os objetos existentes sobre a mesa. Esclarecemos que as mudanças dos objetos sobre a mesa seguem as orientações do grau em que a Loja Maçônica esteja trabalhando.

NO ASPECTO ESOTÉRICO
O Trono significa o próprio homem posto em dignidade. Quando um maçom é eleito para um cargo em Loja, às vezes refuta a iniciativa de seus pares não dando conta de que, a ocupação de um cargo, significa uma elevação espiritual de grande magnitude.

Todos os Veneráveis Mestres e Vigilantes devem ter consciências de suas posições e têm as obrigações para consigo próprio de cumprirem com “Fidelidade”, as missões que lhes são proporcionadas, recebendo-as com alta distinção; aqueles que descuidarem, obviamente sofreram as consequências de suas condolências.

Dizem as Profecias: “O Trono de DEUS é o céu, e Jerusalém será seu Trono”.

∆ O Venerável Mestre representa o Sol em seu nascimento (ressurgimento diário). O Sol não morre, simplesmente, se põe, para na manhã seguinte retornar com sua luz e calor.

Por isto, está o Venerável Mestre retornando com a sua luz e calor espirituais, a cada vez que abre os trabalhos de uma Loja Maçônica.

“O Sol é fonte de luz de vida. O espetáculo do nascer do Sol ofusca o brilho da natureza, pela beleza e esplendor dos seus raios”.

∆ O Primeiro Vigilante representa o Sol na plenitude de sua trajetória; e o “Sol do Meio-Dia”, da verticalidade e da intensidade calorífica é a sabedoria, a ciência e a virtude.

Portanto assegura-se que sob a luz do Sol, pode-se trabalhar e que a vida continua provinda da primeira esperança da aurora e a segurança de continuidade.

“É o equilíbrio que está na balança / libra, a estabilização dos meios, o fiel de todo o trabalho”.

∆ O Segundo Vigilante representa, ainda, o mesmo Sol, porém em seu descenso para o ocaso, quando a sua luminosidade vai se atenuando, silencioso e obedecendo a um cronograma pré-estabelecido pela natureza. É a amenização do Calor que não abrasa, mas que dá refrigério.

Assim a Loja Maçônica será comandada pelos seus Tronos pelas três luzes ou os três sóis.

CONSLUSÃO
Conclamo aos irmãos que diante deste simples trabalho busquem horizontes na construção do conhecimento; também estimulá-los a intensos estudos ao tema do “Título”.

Ir∴ José Amâncio de Lima, M∴I∴

ANÚNCIO

POR QUE SE TORNAR UM FRANQUEADO LUTOPAX?

A LutoPax atua a mais de 29 anos no ramo, e juntamente com a funerária, implementou o sistema de vendas de plano assistencial, que conta com parcerias na área da saúde como médicos e clínicas particulares. Esse plano permite ao associado usufruir de serviços como consultas médicas com descontos que chegam em até 60%. Esse processo fez com que o negócio deixasse de ter uma visão de empresa funerária para se tornar uma grande gestora de parcerias que leva condição as classes, B, C, D e E, de usufruir um serviço de qualidade como consultas particulares com especialistas que só eram acessiveis para quem tinha plano de saúde completos ou ricos.

About The Author